Tutorial de como usar o gravador de voz do celular

Gravar áudio com o smartphone: você está fazendo errado.

Uma das características definidoras do smartphone é ser convergente. Isso significa que, sozinho, ele é capaz de substituir um punhado de outros produtos — câmera, bloco de notas, agenda de contatos, player de MP3 e muito mais. Uma das primeiras funções que o smartphone incorporou foi a de gravador de voz. Mesmo tendo-a há tanto tempo e sendo das mais simples de se usar, ainda hoje ela não foi totalmente dominada pelos usuários. Felizmente, o Manual do Usuário existe e ensinará, hoje, como fazer certo.

Assistindo ao telejornal, reparei que muitos colegas jornalistas, ao gravarem as declarações dos nossos nobres representantes em Brasília, fazem isso da maneira errada. “Segurar errado” virou chacota com o antennagate do iPhone 4, mas nesse caso faz (mais) sentido. Usar o gravador do smartphone corretamente consiste em segurar o dispositivo da maneira correta.

Repetirei a imagem que abre o post aqui, agora destacando os celulares que aparecem na cena:

iPhones destacados em entrevista com deputado.

As jornalistas apontam a parte de cima dos iPhones em direção à boca do deputado. Isso grava o áudio? Grava sim, mas não na melhor qualidade porque aumenta a distância e impõe obstáculos entre a fonte emissora do som e o microfone responsável por capturá-lo.

No caso do smartphone da Apple, desde o iPhone 5 (2012) ele incorpora três microfones em sua construção:

Os três microfones do iPhone.

Eles são acionados dependendo do contexto. Numa gravação de vídeo, por exemplo, o microfone traseiro, posicionado ao lado da câmera, entra em ação. Já numa vídeo chamada pelo FaceTime, é o microfone receptor/frontal que é ativado O microfone inferior, ou principal, localizado na parte inferior do aparelho, entra em ação nas ligações e, você adivinhou, no uso do gravador de voz1.

A documentação da Apple indica que o microfone inferior é o usado no app Gravador:

Para testar o microfone principal, que fica na parte inferior do iPhone, abra o Gravador e toque no ícone de gravação. Depois, fale no microfone e toque no ícone de reprodução para ouvir a gravação. Você deve ouvir sua voz nitidamente.

Em outras palavras, o app Gravador recorre a esse microfone inferior para funcionar, o que significa que é ele que deve ser apontado à fonte emissora do áudio. Como sabemos, o som é resultado de vibrações do meio (ar, no caso) numa determinada frequência, então a audição e captura se beneficiam da proximidade à fonte. É tranquilo ouvir alguém que esteja conversando contigo a menos de um metro, mas bem difícil ouvir alguém que esteja a um quilômetro falando na mesma altura. O princípio vale para microfones.

De forma bem didática, isto aqui é errado:

iPhone segurado da forma errada para gravar voz.

Isto, certo:

iPhone segurado da forma certa para gravar voz.

Para não restar dúvidas, fiz um teste bem simples: abri o app Gravador e soprei em cima do microfone frontal e, em seguida, no microfone inferior/principal. Ouça (baixe o volume antes de dar play!):

Em seguida, coloquei um barulho de cafeteria ao fundo e falei ao celular, primeiro com ele posicionado como os da imagem lá de cima, ou seja, com a parte de cima apontada para a minha boca, e depois ao contrário, como é o indicado. Ouça:

Repare que, além da minha voz ficar mais alta e definida no segundo teste, segurado do modo certo o iPhone ainda dá uma amenizada bem perceptível no ruído de fundo.

Então, amigo jornalista, quando for gravar as declarações usando o smartphone, faça um favor a si mesmo e segure-o na posição correta. De nada!

  1. Nessas situações os demais microfones também atuam, mas a fim de ajudar no cancelamento de ruídos externos.

Acompanhe

Newsletter (toda sexta, grátis):

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

39 comentários

  1. ah, esqueci do detalhe: se for um gravador, eu preciso que ele grave em arquivo audível porque vou enviar a gravação pra outra pessoa. Nem sei se gravadores fazem isso… :(

  2. eu não uso celular, mas vou precisar de algum dispositivo para gravar uma aula de 40 minutos, e talvez seja um celular. Me diga se o celular smartphone faz isso, ou se tem algum gravador portátil melhor, porque eu receio que 40 minutos seja muito para um celular.
    Obrigada!

  3. Eu aonda fiquei com uma dúvida. O aplicativo que vem no sansung j7 grava alguns segundos e para. Eu queria saber se existe alguma configuração à ser alterada para que eu possa gravar por 1h, ou devo trocar de app.

  4. Vcs acham que todo mundo usa essa coisa chamada iphone? pq naõ se

    referiram a nenhuma outra marca de aparelho? é matéria paga pela apple?

  5. O tema é bastante interessante, porém achei errado só ter o iphone como exemplo, alguns celulares tem outras funções no app do gravador de voz e permite usar mais de um microfone do aparelho.
    No meu galaxy alpha por exemplo, tem 4 modos diferentes e 2 deles usam microfones diferentes, o modo de conversação usa o microfone superior e também o inferior e o modo de entrevista, usa o microfone superior por exemplo.

  6. Curioso é que o Android tem o Gravador, mas o aplicativo fica oculto, dependendo do aparelho (no antigo Nexus, Android 5 era assim). Daí tinha que baixar um app gravador (o melhor é um da Sony).
    O gravador nativo da Xiaomi (que tenho agora) também é bom.

      1. Estou gostando do hardware, de início estranhei a posição dos botões voltar e tarefa (invertidos, estilo Samsung) e a interface Miui (já joguei um Nova Launcher e melhora). Mas em geral o aparelho é rápido, tela bonita e a câmera é boa. Bateria normal (já pensei em comprar uma para reserva, já que é removível)

        Negativo: ainda está no 4.4.4 (usava o modo multiusuário no Nexus, agora espero ansioso a anunciada atualização que está saindo… mas Android 5, nem é o 6) e a gravação de vídeo gera faixa de áudio estéreo com um lado surdo (não testei em outro app senão o nativo).

        Fora isso, para quem não gosta de aparelho grandão, mas quer especificações decentes (e não quer Windows), vale muito a pena (o redmi pro).

        1. Para mim, o deal breaker é a câmera. Hoje, grande parte da razão de eu ter um iPhone 6 são as fotos e videos dele, que acho sensacionais. Quando você falou que a câmera é boa, me animou bastante. Não gosto de phablet e, se alinha do próximo iPhone de 4″ for boa e tiver futuro, é para mim um candidato na próxima atualização…

          1. A câmera é boa para o cotidiano e para a faixa de preço dele, mas realmente não sei avaliar o quanto comparada às dos high-end (certamente é bem melhor que a terrível câmera do Nexus 4 que tinha).

            Talvez o melhor seja procurar amostras de fotos em reviews e ver na loja da Vivo (acho que vendem só o Redmi 2, mas a câmera é igual a do Redmi Pro)

          2. A câmera é boa para o cotidiano e para a faixa de preço dele, mas realmente não sei avaliar o quanto comparada às dos high-end (certamente é bem melhor que a terrível câmera do Nexus 4 que tinha).

            Talvez o melhor seja procurar amostras de fotos em reviews e ver na loja da Vivo (acho que vendem só o Redmi 2, mas a câmera é igual a do Redmi Pro)

          3. Eu não tive uma experiência muito boa com a câmera do Redmi 2. Achei bem fraca, mesmo quando comparada à de outros intermediários (Moto G de 3ª geração, os vários Zenfone, G4 Beat)…

          4. eu tenho um nexus 4. a câmera do n95 era bem melhor. qualquer coisa é melhor que aquela câmera podre dele.

    1. Olá n sei se vc ainda vai receber essa msg mas gostaria de saber uma coisa. Meu celular da xiaomi n consegui gravar videos e áudio externo perfeito toda vez o áudio sai com barulho estranho oq fazer

  7. Acredito que nesse caso estamos falando exclusivamente de iPhone. Nos casos em que smartphones com Android são utilizados, os gravadores padrão implementados pelos fabricantes oferecem uma péssima experiência se tratando de qualidade.
    Alguns modelos nem possuem tal aplicativo,o que acaba exigindo do usuário a instalação de um app terceiro.
    Eu particularmente uso um app da Sony, que é bem simples e grava com qualidade em ambos os microfones já que o motorola que uso nao vem de fábrica com gravador de áudio instalado.

  8. Acho a discussão importante, mas tendo em vista a falta de cuidado desses profissionais e o aparato não ideal para uso profissional, fico pensando se os que usam os smartphones para esse tipo de registro não são em maioria repórteres da mídia impressa, que apenas gravam para poder transcrever e escrever matérias posteriormente…

    Se for este o caso, obviamente que uma captação de áudio com mais qualidade pode ajudar, mas no final não faz tanta diferença.

    1. Mas mesmo quando é para “uso próprio” ter a melhor qualidade é desejável, já que facilita a compreensão/transcrição do áudio. Especialmente em ambientes tumultuados, como deve ser o Congresso, quanto mais limpo estiver o áudio, melhor.

      1. Sim, é claro. Concordo com isso. Só não acho que seja de grande valia. É uma melhoria, ajuda, mas no final das contas, pro uso que esses repórteres provavelmente fazem do áudio, não faz tanta diferença.

        Além disso, aposto que eles não ficam com o celular desbloqueado e o app aberto. Pensa na situação: aparece um congressista, todo mundo sai correndo, cercam o cara e ele começa a falar. O repórter tem que estar gravando desde o começo. Se ele tiver que desbloquear a tela, abrir o app, clicar no ícone de gravação, segurar o celular com duas mãos para poder gira-lo e oferecer o lado certo com o microfone, ele pode perder tempo e palavras preciosos. Se ele tiver só que clicar no ícone de gravação e estender o braço, fica mais fácil, e sem problemas que o áudio ficará ruim, pois ele vai servir para o que se propõe.

        Óbvio que, se esse áudio for reproduzido em alguma outra mídia, como rádio por exemplo, o cenário muda. Mas acho que não é o cenário mais comum.

  9. Um modo fácil de argumentar: qual a posição que você deixa o smartphone numa ligação? Então, por que gravar pelo lado onde encosta sua orelha?

  10. Sempre essas cenas e sempre reparei nesse erro básico. O que mais me espantou na imagem acima, no entanto, foi a Globo não ter pixelado o logo da Apple!

    1. Nem a Globo , nem os outros canais “embaçam” essas coisas nas reportagens assim como essa da foto. Diferentemente dos programas em geral, onde todo é encoberto e tals(óbvio).

  11. Sempre essas cenas e sempre reparei nesse erro básico. O que mais me espantou na imagem acima, no entanto, foi a Globo não ter pixelado o logo da Apple!

  12. Considerando que a questão principal é “como registrar um áudio na melhor definição/qualidade possível”, essa dica também serve para quem pensa em produzir um podcast. Como, pelo que já andei pesquisando por ai, geralmente o microfone inferior é o delegado na função de gravar a voz – e por testes que já fiz. Com isso em mente – e como também abordado no texto -, testar qual a melhor distância entre você e o microfone inferior é a chave para o melhor gravar de sua voz – num ponto em que você consiga se ouvir na melhor definição possível – evitando principalmente estourar o som gravado.

    No fim, gravar na distância correta do microfone em um ambiente preferencialmente silencioso, usar o perfil do ambiente pra retirá-lo e depois converter pra stereo – as vezes isso nem é necessário caso o microfone inferior assim consiga gravar – já mostra o excelente resultado!

    1. Serve sim, mas para podcast o ideal é ter um microfone decente, não o do próprio celular. Talvez até funcione e o áudio saia limpo, mas um microfone dedicado dá mais margem para tratamento/pós-edição e, no geral, têm qualidade superior.

    2. Serve sim, mas para podcast o ideal é ter um microfone decente, não o do próprio celular. Talvez até funcione e o áudio saia limpo, mas um microfone dedicado dá mais margem para tratamento/pós-edição e, no geral, têm qualidade superior.

      1. Sim sim. Porém, para quem está começando e não tem muitas condições de ver um microfone, gravar pelo microfone inferior é uma saída quando bem feito. Enfim: citei para situações de baixo ou baixíssimo custo. :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!