
Os mais antigos neste mundinho de smartphones vão lembrar da primeira aparição do Android, em um protótipo que parecia um clone dos Blackberries que dominavam o mercado de smartphones dos EUA (ou dos Nokia E, já que Blackberries não eram tão populares fora dos EUA), com uma interface de usuário que parecia um Blackberry. O protótipo era feito pela HTC (era a época que a HTC dominava o mercado de smartphones pra quem não queria Symbian ou Blackberry) e tinha o nome de “Sooner”.
O Android Police fez um hands-on com “Sooner” em 2020, e tirou prints e tudo da versão do Android no aparelho (htc-29386.0.9.0.0, 29 de agosto de 2007). Outros acharam uma boa ideia extrair a ROM e preservar.
A ROM está disponível para baixar no Internet Archive; provavelmente, até pela natureza técnica do mercado de smartphones (smartphones são bem mais “fechados” que os computadores, afinal), não vai ter muito interesse para o leitor médio desta newsletter, ou do utilizador médio de smartphones, ou da maioria das pessoas. No entanto, se você se preocupa com a preservação de artefatos culturais — e sistemas operacionais são artefatos culturais — é um dia de alegria; você pode baixar a ROM de Sooner e ver como o Android começou a ser Android.
Pinguins Móveis é uma newsletter semanal documentando e analisando a marcha do Linux por todos os cantos da eletrônica de consumo — e, portanto, das nossas vidas. Inscreva-se aqui.
Google investia e Steve Ballmer desdenhava do iPhone… O resultado a gente vê hoje.
como sempre, preservação digital é um assunto fascinante pelos desafios de interface entre a conservação de software e hardware
é muito legal preservar a ROM em um arquivo, mas também é legal pensar em como um museu deveria lidar com o aparelho como um artefato com aquela ROM específica
Existem algumas iniciativas para preservar aparelhos.
Uma que vi tempos atrás é o Mobile Phone Museum -https://www.mobilephonemuseum.com/ que pelo website possui um catálogo de mais de 2400 modelos. E aceitam doações…
Muito interessante.
Visto hoje, parece um projeto de case para RaspPi feito em uma impressora 3D