Post livre #10

Posts livres são vazios por definição: esta parte da página é só um “pedágio” para abrirmos os comentários e discutirmos quaisquer assuntos. Solte sua pauta, participe das outras discussões, é sempre muito legal e enriquecedor. O post fica aberto até domingo à noite.

A newsletter do Manual. Gratuita. Cancele quando quiser:

Quais edições extras deseja receber?


Siga no Bluesky, Mastodon e Telegram. Inscreva-se nas notificações push e no Feed RSS.

97 comentários

  1. Então pessoal, viram um gringo que adaptou The Last of Us pro formato de Websérie? A ideia do cara foi genial: não fazer um daqueles gameplays enjoativos de detonado, nem aquele formato “movie” como falam, que só colocam as CGs, ele conseguiu equilibrar os dois e ficar algo agradável de se assistir até pra quem não gosta de games!

    Pois então, tive a ideia de readaptar isso para o Brasil, digo… traduzir, primeiro contatei o criador (o Grant Voegtle) para ter autorização, autorização concedida, eu fui legendar o trailer com uns amigos meus e, a ideia cresceu exponencialmente a ponto de criar um canal próprio da equipe e tentar contato com outras produtoras de webséries para trazer isso pra cá.

    Quem quiser assistir o trailer no canal da turma (que demos o nome carinhoso de Tralharia), o link é este: https://www.youtube.com/watch?v=S6P1_P_10f4

    Já para quem quer ver a série, não importa se tá legendada não, o canal do Grant (o criador) é esse: https://www.youtube.com/user/GmoneyProductions29/videos

    Sim, é um post (ou melhor, comentário[?]) meio divulgação, mas estou realmente animado com essa empreitada toda, queria opinião de vocês também no que posso melhorar, tanto no canal, quanto nos vídeos.

    Ah, e obrigado gente, qualquer ajuda é bem vinda.

      1. Valeu pelo apoio Ghedin! A intenção é liberar o primeiro episódio até sábado que vem, mas, enquanto não rola, tô tentando contactar outras produtoras pra não ficar vazio de conteúdo durante a semana.

      2. Valeu pelo apoio Ghedin! A intenção é liberar o primeiro episódio até sábado que vem, mas, enquanto não rola, tô tentando contactar outras produtoras pra não ficar vazio de conteúdo durante a semana.

  2. ja postei isso aqui, e sei que é chato pedir ajuda de novo, estou quase recorrendo a um técnico, mas vai que alguem consiga resolver de uma forma mais simples meu problema, la vai:
    Estou com um problema que algumas imagens de alguns sites não carregam mais aqui, e isso acontece em todos navegadores, mesmo limpando eles nas ferramentas ou tendo limpado tudo com o Ccleaner, tambem ja desabilitei o AdBlock, e até tentei mudar o DSN, porem elas continuam sem carregar, alias, o computador do meu irmão é conectado ao meu roteador, e no dele as imagens carregam, não sei mais o que fazer, alguem tem idéia do que possa ser? (as imagens em preto são de um site de fotos que sempre abria aqui, a outra imagem é de um site de uma loja)

      1. obrigado Ghedin, acabei de fazer mas infelizmente continua a mesma coisa :/

    1. Vamos lá.

      Imagem que não carrega em um pc, mas carrega no outro, então já se descarta roteador. Vamos concentrar no seu PC.

      Já disse que tentou as seguintes coisas:

      -Desabilitar AdBlock (sem sucesso)
      – Passar CCleaner (Sem sucesso também)
      – Mudar DNS (sem sucesso idem).

      Desabilitar Ad-Block ajudaria a ver se não é o Ad-Block que foi programado errado para travar imagens.

      Passar CCleaner ajudaria a tirar temporários que podem fazer isso.

      Mudar DNS faria o navegador reconhecer os endereços certos de onde estão as imagens.

      Vamos pensar um pouco.

      Antes de tudo, se pergunte:
      – Já tentou com outros navegadores? (Firefox, Opera, IE, PaleMoon, Safari, etc?)
      – Já tentou de outra maneira, tipo rede TOR?
      – Já experimentou (só para avacalhar um pouco) usar uma LiveImage (sistema operacional que roda de CD ou PenDrive) de alguma distribuição Linux (Como Ubuntu, Mint ou até Android?
      – Já analisou para ver se não é adware instalado como PSafe, Baidu, Hao123, websearches, etc… (e com isso até o proxy foi redirecionado)? Isso você pode ver no Inciar > Painel de Controle > Opções da Internet > Conexões > Configurações Avançadas > Servidor Proxy (desabilite tudo).
      Ou visite http://www.bleepingcomputer.com e pegue alguns programas de limpeza, como AdwCleaner, Junkware removal Tool, Combofix e outros.
      – Tentou uma máquina virtual? :P

      Boa sorte aí :)

    1. Boa escolha de tema. É bem bonito e sem engasgos.
      Aliás, fui fuçar e há uns temas bem interessantes desenvolvidos pela equipe.

      1. Sim, não conhecia esse HTML5UP. Eu sempre fiz minhas páginas pessoais na unha, mas jamais alguma ficou tão profissional (porque… bem, não sou profissional :)

  3. Ola, te fiz uma pergunta no facebook no chat, quando puder me responde? Obrigada ;)

  4. Fiz um pedido de óculos da Lema21 usando o sistema de prove em casa. Hoje iniciou o processo de entrega. Se alguém tiver curiosidade, detalho como foi minha experiência.

  5. Vocês acompanham algum canal de tecnologia no Youtube ou Podcast (além do próprio MdU ou Tecnocast)?

      1. Olha o Diego ali! Conheci ele na Computex 2013, em Taiwan.

        Eu sigo o do The Verge, é minha referência em reviews em vídeo. Também assino Engadget, e os de algumas empresas (Apple, Microsoft, Google etc).

  6. Ghedin, encontrei no DX.com a MI Band da Xiaomi e lembrei daquele texto sobre o sono. Acabei comprando pra ver qual é, foram uns 20 dólares, 63 reais. Não te interessa testar? Ou a Misfit já dá conta?

  7. mas hein, o Edge chega ou não pra iOS e Android? para mim, parece um navegador bastante promissor, mas não teria coragem de voltar para o WP só por isso.

    1. Navegador só funciona depois de 1 mês de uso sem que eu me preocupe com nada. Se tenho que ficar arrumando coisas ou tendo dor de cabeça não vale a pena.

      Mas acho que o Edge vai sim ser muito bom, o último “rebranding” da M$ deu muito certo o Outlook, boa interface bom email, em minha opinião, mas não me acostumei à ele e voltei ao gmail.

  8. Final da história do 1156:

    (para quem não acompanhou: no último post livre falei da minha caçada em cima de uma placa mãe para processadores da primeira geração do Core iX – de socket 1156. No último episódio, tinha ido a loja onde consegui uma placa após bater perna na Santa ifigênia, e vi que o processador estava queimado… ou melhor, eu estava enganado)

    Admito que não sou um superespecialista ou técnico pleno. Por isso ainda falho em alguns diagnósticos. Em compensação, procuro sempre pesquisar quando chego em situações assim.

    Conversei com um amigo meu, mais experiente em hardware, e combinei de levar as peças para testar. No dia seguinte, levei a placa mãe nova, a antiga, o processador e a placa de vídeo.

    Resultado dos testes:

    – Core i5 750: ao que parece, não tem vídeo integrado ao processador (os outros Core i5 > i3 tem. i7 desta geração parece que não tem também). Por isso contribuiu na hora de errar no diagnóstico. Não me atentei a este detalhe, apesar de passar pela cabeça.

    – Placa mãe nova: Ok. :)

    – Placa mãe antiga: Bad :( (isso já sabia).

    – Placa de vídeo (Nvidia Geforce 310 512 MB): Bad – isso não me passou pela cabeça (estava sem placa mãe com PCI express para testes…)

    Nesta situação, eu que já pensava em gastos extremos com um processador, reduziu para o limite de 200 reais de gastos extras, já pensando na placa de vídeo.

    No dia seguinte, fui para a Santa Ifigênia com uma placa em mente (GeForce GT 220 – a placa é superior a GT 210, esta que foi base para a Geforce 310, que é apenas uma placa para OEM). Na Santa não achei a placa do jeito que eu queria. Mas eu tinha uma carta na manga: entrei em contato com um vendedor no OLX, e comprei uma placa por este meio. Fui até o vendedor, paguei, levei. E o computador agora está pronto e digito dele. :)

    Moral da história:

    – Se tem um equipamento muito antigo, analise se compensa uma manutenção. Tenha em mente que um ciclo de vida útil médio de um PC é de 5 anos. Claro que PCs potentes tem vida útil maior – 10 anos até. Porém, como tecnologias sempre mudam…

    – Pense e se prepare para o pior, mas tenha em mente que sempre pode ser melhor :)

    :)

    1. Que bom que tudo deu certo, dos males, o menor :)

      O maior problema da vida útil dos PCs é realmente a tecnologia e não a durabilidade das peças. Fazer um upgrade de tempos em tempos se tornou inviável pela mudança dos padrões. No máximo um SSD novo ou mais memória, porque qualquer coisa relacionada a placa mãe e processor vai ter que trocar os dois…

      1. Fui fazer o upgrade do computador de um primo “GAMER” aumentei a memória DDR3 para 8GB e fui por uma GPU nova, mas recomendei ele a pegar um PC novo sem memória, pois as placas que ele queria eram todas PCIe 3.0 e a MOBO dele só tinha suporte a PCIe 1.0 iria gastar uma nota em GPU para não utiliza-la em seu todo… Uma NewEgg faz falta por aqui.

    2. Usar intel hoje em dia está difícil, Soquetes novos sem retrocompatibilidade com a geração anterior tem me feito continuar a recomendar AMD para usos simples e alguns casos específicos. Outros a intel ainda se faz necessária, infelizmente.

      1. Mas dura bastante, não? Meu desktop tem um Core i5 Sandy Bridge (2ª geração) e ainda dá conta do recado. E lá se vão alguns anos. Quando ele não aguentar mais estará tão velho que compensará trocar tudo…

        1. O meu notebook é Sandy também mas ta firme também. E já judiei do bicho.

        2. O meu notebook é Sandy também mas ta firme também. E já judiei do bicho.

      2. Como comentei no post livre anterior, tenho uma suspeita: na era do 775, algumas placas que comportavam a última geração do Pentium 775, não comportavam o Core 2 Duo ou 2 Quad.

        Para evitar isso, acho que a Intel agora “avacalhou” e pensou”: melhor não repetir socket em cada nova geração (como diz o Henrique e o Nagano: booo), para isso forçando uma atualização total em caso de problemas.

        Quanto a AMD, não tenho acompanhado. Noto que a maioria dos equipamentos são Intel por ser “padrão de mercado”, e ofertado com maior força nos OEM. AMD só vejo mais Vision implantado em notes e All-in-Ones.

        Aí vai uma segunda coisa: pensando bem, no final os computadores desktop estão indo para um caminho que já era para ter seguido há um bom tempo: de “eletrônico de consumo”. E a manutenção hoje será mais voltada para quem entende de eletrônica do que de informática geral per si.

        Se bem que vejo também que a eletrônica meio que está no mesmo caminho da informática. Noto que hoje não se faz mais reparo em peças, mas troca-se inteira. Se uma placa-mãe de uma TV Smart pifar, em eletrônicas comuns, o eletrônico não vai reparar a placa (a não ser que seja um componente de fácil reparo – como resistores e transistores), mas sim vai troca-la inteira. Até porque as fabricantes não fornecem só o processador/chipset da placa mãe, apenas a placa inteira.

        1. Hoje em dia é mais barato e fácil trocar-se a placa inteira à tentar consertá-la. Para eletrônicos grandes. AMD tem vendido muito APUs para um público que quer jogar Minecraft, isso lá fora, já que sai mais barato e tem um rendimento satisfatório ao comparar a um CPU + GPU, mas as APUs da intel se saem muito bem em Notes.

          1. Depende. Há hoje alguns lugares na Santa Ifigênia que um conserto de MB de computador sai em torno de 100 reais. Uma placa nova é em torno de 200 para cima – fora o fato de placas “fora de mercado”, como foi meu caso.

            No caso de placas-mãe de TVs Smart, o problema é que não existe peça de reposição fácil de achar. Muitas vezes, as peças são usadas de TVs descartadas, por tela quebrada ou outros fatores.

            Quanto a APU, meu note é com uma das primeiras APUs. Uso ele há uns 4 anos e trabalha bem o bichinho :)

    3. Não me deixe com medo cara shsuhasahsauhsahs. O meu já tem mais de 5 anos e até hoje só troquei a fonte e a placa de vídeo.

      1. Pense no seguinte: caso dê pau na placa mãe, já pense que vai sofrer muito atrás dela. Se for só na placa mãe, o pior é ficar com o processador sem uso.

        Em compensação, por ser DDR 3 e ser hoje a memória mais comum, caso uma hora (toc-toc-toc) dê pau aí, troque por um kit placa-mãe + processador, desde que a placa mãe aceite DDR3 :)

        1. Já pensei nisso, mas não sabia q placa mãe com socket 1156 era tão difícil de achar. Se foi pra ti imagina pra mim que não moro em SP.

    1. Se o TimHortons viesse para cá, pensaria em cancelar meus planos de me mudar para o exterior

    2. To de olho no Café gelado. Ontem antes das 17h já tinham 200 pessoas na fila.

      1. eu ainda acho a ideia e o conceito todo lindo e maravilhoso, mas acho complicadíssimo de se concentrar. Principalmente em atividades analíticas.

        Trabalho aqui com 8 pessoas em um pequeno escritório e as vezes é punk.

        Ontem, por ex, tinham 3 CALLS ACONTECENDO AO MESMO TEMPO!!1111 a solução foi jogar o fone alto em cima pra conseguir me concentrar!

      2. eu ainda acho a ideia e o conceito todo lindo e maravilhoso, mas acho complicadíssimo de se concentrar. Principalmente em atividades analíticas.

        Trabalho aqui com 8 pessoas em um pequeno escritório e as vezes é punk.

        Ontem, por ex, tinham 3 CALLS ACONTECENDO AO MESMO TEMPO!!1111 a solução foi jogar o fone alto em cima pra conseguir me concentrar!

        1. Eu não sei se anos trabalhando em casa me fizeram mal, mas male má consigo fazer qualquer coisa em ambientes barulhentos. Às vezes vou na padaria trabalhar lá (para, você sabe, ver gente) e só o fone de ouvido salva…

          1. Eu sempre trabalhei em empresas pequenas (um e-commerce, uma agência de publicidade e agora uma startup de tecnologia pra anuncios do Facebook), além de 6 meses que fiquei só de freela em casa. E cara, a pior coisa é essa cultura de empresas menores e startup é que pra tentar integrar toda a equipe jogam todos em uma só sala juntos. É bacana conhecer novas pessoas, discutir ideias e os jobs. Mas a produtividade (ao menos comigo) vai pro saco.

            Tanto que as vezes só venho pro escritório a tarde e fico de casa fazendo algo mais analítico, pois sei que aqui não vai rolar.

    1. Que daora. Acho ótimo o conceito. Se funciona não sei. Trabalho num escritório, com cada um no seu canto bem a la The Office e putz, acho um pain in the ass. Sinto que toda minha criatividade se exauri

    2. Acho o conceito massa.
      Atualmente na minha disciplina de projeto arquitetônico, estamos lidando com a criação de uma edificação para fins autárquicos aqui em Brasília (né) e há muita discussão de como deve ser o layout interno.

      Sem planta, cortes ou outras fotografias, porém, fica difícil ter qualquer noção do espaço.

      http://www.archdaily.com/616604/mark-zuckerberg-praises-frank-gehry-he-s-very-efficient/ Pela foto aqui, há algumas salas fechadas (imagino que reuniões), mas com facilidade de ser mobile lá, imagino que a sala assuma outros usos quando necessário.

      E deixo essas dicas de leitura:

      http://www.economist.com/news/international/21637359-how-workers-ended-up-cubesand-how-they-could-break-free-inside-box

      http://www.ft.com/cms/s/0/3d107b28-bb54-11e4-b95c-00144feab7de.html#slide2

    3. Trabalhei e trabalho em empresas com modelos parecidos. Até existem divisórias, mas são de vidro e dá pra ver – e ouvir – o que os chefes falam. HAHAHAHA

      Os chefes “menores”, basta você encostar na mesa.
      Às vezes incomoda, mas já tô acostumado (redação cheia de jornalistas, sabe como é? HAHAHA

    4. Sei que o ser humano é um ser social, mas não acho viável produtivamente falando, sim em trabalhos em grupos é bom ter fácil acesso, mas não acho que isso no longo prazo é benéfico ao grupo de trabalho devido ao fator humano e suas relações complicadas e todos com suas particularidades. Um escritório interessante é o do Baidu no Brasil, onde eles tem pequenos cantos, a là cabines telefônicas americanas para um pouco de privacidade. Sei que todos em salas fechadas não é nada produtivo, mas acho um exagero a tomada do FEICE. Acho que é válido implementar para podermos estudarmos e aprendermos se vale a pena, e qual o tipo de escritório que isso é mais benéfico.

    5. Lendo um pouco mais sobre ideias de escritório, numa sede de uma multinacional se o agrupamento for feito por pessoas que trabalham numa mesma área, e tem relações fora do trabalho, elas acabam produzindo mais, no período de interação.

  9. Flickr, Flickr… o app para android está animal e o serviço web está muito bom. Espero que volte a ter mais relevância no geral.

    1. O problema do Flickr é que mesmo que ele fique bom, não tem um fim muito definido. O escopo é amplo: serve de portfólio, backup, stream de fotos a la Instagram… E qualquer coisa que façam hoje precisa contemplar todas essas aplicações.

      Apesar disso, gostei do Camera Roll e das novas opções de pesquisa e organização automática de fotos. Está promissor!

    2. Eu usava tantoooo o Flickr em 2009. Adorava!
      Valeu pela dica! Vou dar uma olhada.

  10. Recebi essa semana o cartão de crédito Nubank e olha… Que sensacional! Internacional, bandeira MasterCard Platinum, controle facílimo via app, sem anuidade ou tarifas de saque, nas operações não há burocracia alguma. Apesar da demora em conseguir um (demanda muito alta) eu recomendo e muito.

        1. hHAHAHAHAH mas ai ele pressupõe que as pessoas irão atrasar o pagamento, certo? Com isso na análise de crédito deles, é mais fácil pegar os devedores então

          1. Então, essa “análise” que eles fazem é bem bizarra no sentido de que eles não dão detalhes do que é, afinal, analisado: “Todos esses pedidos passam por uma análise interna cadastral e de crédito e como estamos no início da nossa operação, ainda estamos desenvolvendo e calibrando os nossos modelos de análise.”

            Sei de gente que recebeu um limite mais baixo do que o pedido, mas eu recebi o total (não sou caloteiro!!! haha). Enfim, não sei se é só nisso que o Nubank ganha, mas talvez compense pela operação enxuta que eles têm.

          2. É algo a se notar também em empresas de crédito, em um todo. Hoje tem crédito eletrônico a rodo e de diversos usos, principalmente no transporte público. Imagine os ganhos.

            Conversando com uma amiga que tinha um ponto de recarga de “bilhete eletrônico de transporte” (Bilhete Único – não sei o nome aí em Maringá), soube que o ganho dos representantes é extremamente baixo. Tipo 0,001 % de cada recarga… :

          3. É algo a se notar também em empresas de crédito, em um todo. Hoje tem crédito eletrônico a rodo e de diversos usos, principalmente no transporte público. Imagine os ganhos.

            Conversando com uma amiga que tinha um ponto de recarga de “bilhete eletrônico de transporte” (Bilhete Único – não sei o nome aí em Maringá), soube que o ganho dos representantes é extremamente baixo. Tipo 0,001 % de cada recarga… :

        2. Encontrei a reposta no próprio site:

          “Como o Nubank ganha dinheiro se não cobra tarifas?

          Ótima pergunta. Ganhamos dinheiro de duas maneiras:

          Quando o cliente realiza uma compra com o seu cartão, recebemos do estabelecimento um pequeno percentual desse valor;

          Quando o cliente opta por financiar parte do valor da sua fatura, recebemos juros sobre o valor que foi financiado.”

          https://www.nubank.com.br/perguntas/

      1. Acredito que sim, pesquisando vi que também seria via cobrança de juros em parcelamentos, conversão de moeda, entre outros. E como atuam quase 100% digitalmente não há muitos gastos, que permite uma certa folga.

      2. Ele não cobra a taxa normal do cartão?
        Até onde eu sei ele funciona como um cartão normal, só não tem anuidade. Essas taxas já são suficientes para fazer qualquer um rir fácil.

        1. Mas aí não é propriamente de milhagem, né. É mais pra conta dentro do serviço lá. E só tem coisa que não presta pra mim rs

    1. Já enviei várias vezes, mas sempre recusam. Tem um convite ai? Não custa tentar de novo hahahahhahah

  11. Galera, vocês usam esses buscadores de multiloja (Buscapé, Baixou.com, Zoom, etc) para automatizar a pesquisa de promoções de vocês?

      1. Eu uso também, mas já troquei umas 3 vezes de serviço. Não sei se é impressão, mas parece que no início o buscador é bastante eficiente em achar o preço mais baixo, mas com o tempo algumas lojas param de ser “pesquisáveis” ou impedem que o buscador compare os preços…

        Não sei se é apenas impressão minha. Uso pra buscar games geralmente. Mas isso já aconteceu quando usava o Bondfaro, daí saí pro Baixou.com e agora tô querendo achar um outro pois os resultados do Zoom tão meio estranhos.

    1. Uso o Buscapé porque as vezes consigo 10% de desconto cumulativo.
      Isso já me ajudou a comprar produtos com até mais de 50% de desconto em relação ao varejo.

    2. Eu uso uma extensão do Chrome, que sempre que coloco o produto ela me diz onde tem mais barato ou se é o menor preço. Mas não funciona em todas as lojas.. Além disso, fico garimpando nos fóruns de promoção.

  12. Comprei esse monitor do link ontem. Passei a semana pesquisando um monitor para o escritório de casa onde eventualmente jogaria um pouco no Xone e acabar com o problema Games X Novela. Não queria gastar muito e queria um FullHD e um tempo de resposta razoável. Alguém tem um desse ou outra opção melhor que essa mas na mesma faixa de preço?

    Segue o link: http://www.walmart.com.br/produto/Informatica/LED/LG/480047-monitor-led-23-lg-23mp65hq-com-painel-ips

    Obs.: Comprei por R$ 610,00, agora ele está mais caro.

      1. Imagino que por ser IPS, deva ser no mínimo bom.
        Comprei um Monitor TV Samsung (diferente do link acima) e a imagem dele é ok, e ruim comparada ao do meu notebook.

      2. Ainda não chegou… Vi alguns vídeos na internet e pelo fato de ser ips parece de boa imagem. Os monitores TV Samsung sumiram da internet… =(

      3. Essa LG também não tem DVI mas como só vou usar no notebook e Xone com o HDMI (ambos não tem o DVI) para mim não faz tanta diferença. Esse da Samsung é lindo. Ela comprou aqui no Brasil?

      4. Sobre a imagem, provavelmente é boa sim. O da Philips que eu comprei tem as mesmas características e tem uma qualidade ótima.
        Ele tem recursos especiais para controle automático de brilho e contraste, conforme a iluminação do ambiente, o que ajuda bastante quando usado à noite.

    1. Comprei recentemente um modelo da Philips com exatamente as mesmas características. Painel IPS, 23″, “sem borda”, etc, etc. Paguei R$530,00, só não lembro agora em qual loja.

      Pelo que parece, esse LG é praticamente igual, então tu fez um ótimo negócio!

      1. Cara, tenho em mente um setup pro homeoffice aqui de CASA, desculpe a redundância, esse monitor tem mesmo uma borda fina para ser utilizado em conjunto, e possui perfuração para suporte traseiro?

        1. Perfuração para suporte: confere.
          Borda: não é fino como consta nas imagens, mas é bem mais fino que a média.

          Edit: esse é o modelo da Philips que eu comprei. Esse da LG não sei te dizer.

          Segue uma foto para demonstrar:

    1. e será que eles vão levar em consideração uma simples ilegalidade jurídica? Duvido. Eu acredito que eles já fazem isso desde muito tempo, só querem formalizar. Se os SIMcards estavam sendo espionados, imagine os roteadores.

      1. A Gemalto, fabricante dos SIM cards supostamente comprometidos, negou essa história: http://www.gemalto.com/press/Pages/Gemalto-presents-the-findings-of-its-investigations-into-the-alleged-hacking-of-SIM-card-encryption-keys.aspx

        Eu não entendo muito bem o sistema jurídico americano, mas “appeal court” parece, pelo que extraí do texto, uma instância intermediária. O futuro da NSA está nas mãos do Congresso e, caso ele vote pela sua continuidade, aí sim a Suprema Corte (última instância) intervirá: “If Congress revamps the NSA program, then courts may need to review what it does. And if Congress reauthorizes Section 215, there could be further litigation that may ultimately require the Supreme Court’s attention.”

      2. Nos Estados Unidos tem um problema sério. Eles tem respaldo jurídico para isso. O Ato Patriótico pode ser interpretado para que o a NSA fez em solo americano seja legal. Usando o argumento de proteção nacional e prevenção de desastres e atentados. O que eles fizeram fora dos US é ilegal.