Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Uma lava-louças para o Ghedin

Quem leu a newsletter pessoal do Ghedin reparou que ele está precisando investir numa máquina de lavar louças.

Aqui em casa tenho há 8 anos uma Electrolux LV08B, de oito serviços, que atende muito bem um casal. Nunca tive outra. Acho que vale muito o investimento, principalmente por ser um eletrodoméstico caro e que requer uma instalação chata.

Como é a experiencia de vocês?

17 comentários

17 comentários

  1. Eu tenho uma Midea de 14 serviços.
    Uso há 1 ano, todos os dias. É difícil não recomendar.

    São poucas coisas que eu não lavo nela, pois tem muito espaço, mas só as vezes que consigo colocar a minha panela de pressão de 4,5L nela.

    Sobre sabão, eu gosto do Unik, compro na faixa de 35 reais o pacote de 1kg. Mas atualmente estou com o da Finish em pó que peguei por um preço bom no Prime Day da Amazon, acho que ficou nessa faixa de 35/kg também (a embalagem era de 2kg). Já usei tabletes da marca do Sam’s Club e da Finish, mas preferi o em pó, ainda mais por poder jogar um pouco para a pré lavagem, que ajuda muito no resultado final. Uso 95% das vezes o modo eco, que é mais longo, mas como sempre faço o ciclo à noite para ter a louça limpa para o outro dia, não faz diferença o tempo a mais e a lavagem é muito boa.

    Líquido secante eu acabo variando, lembro ter usado o da Finish, CIF e uma outra marca menos famosa que me foge o nome agora.

    Como já falaram, tem que saber organizar e pegar “as manhas” de cada modelo. Na minha, por exemplo, tem uma parte que eu dei uma leve apertada no metal que segura pratos para que as tampas de potes plástico fiquem presas ali.

    Outra coisa que eu sei que não preciso, mas eu faço, é tirar restos grandes de alimentos ou até mesmo pequenos (pense em arroz+feijão). Acho mais fácil limpar o ralo da pia do que o filtro da LL.

  2. Todas as lava louças de 8 serviços atuais (exceto a Brastemp, que é um projeto da década de 80, que lava mal e que só recebe facelifts constantes) são iguais na mecânica, uma vez que são whitelabels chinesas. Mudam apenas acabamento e ciclos de lavagem (algumas não tem função de pré lavagem, por exemplo). No caso da Electrolux, ela é a única que possui isolamento acústico. Logo, a operação dela é muito silenciosa (pra quem mora em apartamento com cozinha americana, essa é a escolha). Vc basicamente só escuta a máquina quando a bomba está drenando água. O acabamento também é mais bonito (a nova de 8 serviços, com ciclo de 50 minutos está lindona).
    A minha é uma versão antiga, que tem porta com vidro, o que permite ver os jatos de água circulando. É uma mão na roda porque se alguma vasilha se movimenta e bloqueia a hélice vc consegue ver. Acho que comprei em 2014 ou 2015.
    Surgiram novos modelos (inclusive de 6 serviços, que estavam sumidos há um tempo) de uma marca chinesa chamada HQ, mas custei a receber o manual de instrução, pois não disponibilizavam no site para consulta. Mesmo assim não consegui saber se possui isolamento acústico. Pelo preço, não deve ter.

  3. Eu não recomendo Electrolux porque ela estraga por um defeito de projeto, elas têm vício oculto e uma renca de gente gasta uns 800-1000 reais pra arrumar.
    O conserto da minha foi bancado pela empresa, veio depois de 3 anos de uso (aqui somos um casal então nem é tão demandada assim).

    Distorcendoo propósito, se puderem me falar qual o bom custo benefício de sabão e secante, agradeço. Eu uso Vanish ou Carrefour (quando acho).

    1. Maria, sua mensagem sobre Electrolux me deixou preocupado. A minha está indo para o segundo ano e até o momento funcionando muito bem, sem nenhuma queixa.

      Sobre o sabão, testei vários e achei o sabão em pó da Ypê um excelente custo benefício. Não é caro, tem potes de 1kg e já vem com secante na fórmula. O cheiro é bom e a louça fica praticamente seca.

    2. Qual é o defeito de projeto? Também tenho uma Electrolux, e gostaria de saber, já pra me preparar para no futuro, saber o que fazer.

  4. Tenho uma lava louças 10 serviços da Electrolux há uns 3 anos mais ou menos (talvez até mais). Inclusive, já vinha acompanhando aqui as discussões sobre lava louças desde essa época. Não quero chover no molhado aqui, já falaram os pontos positivos, então vou relatar alguns pontos “negativos” que raramente alguém cita.

    Eu gosto de comparar a lava-louças com uma máquina de lavar roupas: em ambos os casos ela vai te poupar um bom trabalho, mas não vai te evitar TODO o trabalho. Por exemplo, você ainda vai precisar se preocupar em organizar os itens dentro do equipamento (isso é importante, pois dependendo da disposição dos itens, a lavagem não é feita corretamente), além de ter que guardar a louça antes de poder usá-la novamente. Isso pode parecer óbvio, mas às vezes a alcunha de equipamento “milagroso” acaba relevando esse pequeno detalhe.

    Outra coisa, assim como na lavadora de roupas, você não vai querer colocar todo e qualquer tipo de item na lava-louças. Utensílios e panelas de alumínio irão ficar foscos e manchados. Tenho evitado panelas e frigideiras anti-aderentes, pois além do fundo das minhas serem de alumínio, tenho percebido que a lava-louças prejudicou a durabilidade do teflon (não sei se isso acontece para todos os tipos de marcas e modelos).

    A lava-louças limpa muito bem pratos e panelas sujos de gordura e outros alimentos, mas tem uma coisa que ela não limpa bem: copos sujos com alguns tipos de suco mais “espessos”, como acerola, manga e maracujá, principalmente quando eles estão mais secos. Eu realmente não entendo o motivo de isso acontecer, não me parece algo que a lava-louças não daria conta, e a circulação de água é constante durante todo o processo de lavagem. Mesmo assim, toda vez tenho que lavar esses copos à mão, pois sempre sobra alguma sujeira.

    Por último, e não menos importante, é necessário considerar o custo do detergente da lava-louças (Finish e afins), que é um pouco elevado, em comparação a um detergente comum. Muito se fala que o eletrodoméstico economiza água e gasta pouca energia, mas definitivamente não compensa o preço do detergente em pó.

    Tendo tudo isso em mente, a lava-louças é sim um bom equipamento. Infelizmente ainda é um eletrodoméstico um tanto quanto “elitizado”, e isso impede sua popularização e redução do preço. Se eu fosse comprar uma hoje em dia, eu consideraria com carinho aquela portátil da Praxis, que custa pouco menos de 1000 reais (teria potencial pra ser ainda mais barata, na minha opinião). Mas claro, isso pensando no meu uso e demanda atuais.

    1. Esses copos ou qualquer coisa que seque igual é melhor deixar com água na pia, depois de um enxague rápido pra tirar o excesso, até a hora de ligar a máquina.
      Alumínio, antiaderentes, madeira, vidros e louças decorados e alguns plásticos não vão mesmo, vai estragar. É sempre legal ver se no objeto está escrito que é ok pra lava-louça.

      1. Então, sobre a sujeira de sucos nos copos, eu já pensei em fazer isso e até deu certo uma vez. Também observei que, quando os copos sujos ainda não estão secos, a máquina faz um trabalho melhor em limpá-los. Mas, pra ser sincero, uma das vantagens da lava-louças é justamente tacar as louças lá dentro e deixar ela fazer todo o trabalho de lavagem. Se eu preciso deixar a louça de molho fora da máquina, meio que não tá cumprindo o objetivo, na minha opinião. Aí é melhor lavar na mão mesmo.

  5. Tenho uma Brastemp de 14 serviços, que tem atendido bem a demanda minha família. Sou eu e minha esposa mais 6 filhos. Logo temos muito louça a ser lavada, sempre compro o sabão da Finish em pó. Nunca testei de outra marca.

  6. Olha, costumo dizer que foi o melhor e mais caro eletrodoméstico que já comprei até hoje. Somos 5 aqui em casa, então a nossa máquina trabalha por volta de 3 ou 4 cargas por dia.
    Aqui optamos pela Brastemp BLF14AB. é uma máquina grande, de 14 serviços que permite lavar até panelas. Funciona muito bem, desde que a louça não esteja com muitos restos de alimentos que possam entupir os dutos (como arroz ou peles de feijão). Felizmente, o atendimento do seguro residencial desentupiu sem maiores problemas. No mais tem sido só felicidade e acho que no quesito importância, é o eletrodoméstico mais fundamental da casa junto com a lava-roupas.

  7. Mudou minha vida! Ok, nem tanto, mas é um conforto tal qual aspirador e micro-ondas. Coisas naturais da vida moderna. heheh

    Guia de compra: todas são super parecidas, diferenças/qualidades normalmente pífias.

    É um eletrodoméstico MUITO rudimentar; uma caixa de lata, bomba pra circular água, bomba pra drenar água, placa eletrônica que controla os ciclos e abre a porta do sabão e acabou.

    Digo isso pois na dúvida entre poucos modelos e muita diferença de preço, não é difícil que a mais cara não valha muito a pena. Podem mudar funções de conforto, mas a qualidade da lavagem deve ser a mesma.

    E quanto maior, melhor. Menos trabalho pra organizar, mais possibilidade de colocar panelas junto.

    Reforço que não teime em lavar alumínio; esse é o pior de todos.

    1. Eu discordo: tem uma diferença grande em relação ao aproveitamento de espaço. Minha irmã tem uma Brastemp de 8 serviços que os pratos são colocados do fundo para a frente. A minha, da Midea, é no outro sentido, os pratos são colocados da esquerda para a direita. Nesse modo o espaço é muito melhro aproveitado, cabe outra fileira de pratos menores (de sobremesa, por ex) e a prateleira superior cabe muitos copos e canecas. Parece até que o número de serviços é diferente. Então, particularmente, eu prefiro esse modelo. Vi várias marcas com interior EXATAMENTE igual a esse da Midea (Electrolux, Philco, etc), mudando apenas alguns detalhes no painel eletrônico. Até investiguei se não vinham da mesma fábrica (não achei informações sobre isso), mas suspeito que o desenho industrial foi revendido, não é possível.

      1. Quanto ao tamanho, concordo: meça seu espaço e compre a com mais serviços que caiba lá.

  8. Trabalhando de casa 3x semana com apenas 1 hora de almoço e uma filha de 2 anos que requer muita atenção ao chegar da escola, optamos por uma lava louças Electrolux LL08S ano passado e até o momento está sendo um ótimo investimento para otimizar nosso precisoso tempo.

    Infelizmente por conta de espaço teve que ser de 8 serviços, senão seria uma de 12 ou 14 serviços. Agora uso o tempo da academia e o trajeto nos 2 dias de trabalho presencial para ouvir podcast.

    A máquina lava direitinho, sabão em pó da marca Ype não é caro, só plástico que sai um pouco molhado mas nada de demais. Itens grandes, de madeira ou de alumínio ainda temos que lavar na pia, ainda sim economiza bastante tempo e água.

    1. Também gostei muito do sabão Ypê, dispensando secante. Compro potes de 1kg na Amazon quando cai o preço (monitorado com Keepa).

      Além de plástico, antiaderente também não seca direito mesmo.

      1. Minhas antiaderentes foram sendo meio que lixadas pelo sabão até ficarem tão finas que rasgaram. O sabão é bem abrasivo, então o ideal é ter tudo de inox e/ou vidro. O resto das coisas, infelizmente, é melhor lavar na mão.

        De resto também dispenso o líquido secante. Só abro a máquina logo depois que termina, ainda quente e deixo o calor ajudar a secar com ela aberta.

  9. Também comprei uma lava louças da eletrolux e é maravilhoso, mas se Ghedin comprar uma ele vai ter que arrumar outro lugar para ouvir podcast/radio.