Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

#TerSoftware: Previsão do tempo instancia.org

O #TerSoftware é uma iniciativa do @usuario@instancia.org no fediverso. Toda terça-feira, indicamos apps a partir de um tema sugerido por alguém da comunidade. (Aí eu trago ele aqui para o Manual, fazendo essa ~ponte.)

Nesta semana, o tema é… previsão do tempo:

Tem lugares onde não dá pra pisar na rua sem olhar a previsão, e pra esses casos há uma farta variedade de apps. Bonitinhos, engraçadinhos, sérios, completos ou básicos, serviços online, o que estamos usando pra adivinhar o futuro climático próximo?

16 comentários

16 comentários

  1. Estava procurando algum app com notificações parametrizadas. Por exemplo: se está previsto geada, granizo ou temperaturas acima de tantos graus, ele me notifica. Mas não achei nada do tipo, não gratuito pelo menos.

  2. Conforme as sugestões, testei aqui o Windy e o WeaWow, sendo este o que mais se destacou aqui, por pouca coisa, para mim pelo quesito widget. Eu não recorro muito ao app em si, mas faço questão de um bom widget e ambos são muito bons nas opções apresentadas.

    Usava o app de clima do Samsung. simples e competente, nas queria mexer mesmo rs.

  3. Previsão do tempo eu uso o WeaWow. Interface bem bonita, não tem anúncios (tem uma versão Premium que libera mais recursos), e de certa me lembra um pouco o app de tempo que tinha pro Windows Phone e usava muito ele (sdds do Windows Phone) Também tem widgets e tu pode personalizar as informações que vão ser exibidas nele.

    1. Eu tbm uso este no meu modesto e velho Samsung (s20fe), estou gostando bastante, tem imagens bonitas de fundo (deve ser colaborativo, quase social media).

  4. Recentemente descobri o Breezy Weather, um aplicativo para Android que é software livre e me deixou muito contente. Design ótimo, boas fontes de dados, fácil de consultar previsão para mais de um local.

  5. O ventinho (a.k.a. Windy) é o mais completo. A sua versão gratuita tem muita informação disponível. Ele é tão bom que tem meteorologista que usa ele pra fazer previsões no YouTube heheh

    1. Se não me engano, já vi o pessoal do “Bom Dia Rio Grande” usar esse app na previsão do tempo

  6. Eu uso a versão nativa da Samsung, funciona e ta mais bonita na OneUI 8.

    Mas eu realmente queria a versão do aplicativo Tempo do Pixel, acho o visual bem mais bacana, mas é exclusivo.

  7. Acho que sou a pessoa mais “boring” (ou normal) nesse quesito, porque uso o aplicativo [Tempo](https://apps.apple.com/br/app/tempo/id1069513131
    Tempo), o nativo do iOS. E não por indiferença, é que acho ele muito bom: exibe os principais dados logo de cara e de um jeito fácil de ler, mas tem muitos recursos avançados. Bônus: sem anúncios publicitários (até quando? Não sei 🥲)

    1. Eu também uso, mas é por preguiça mesmo. Não sei se ele tem dados defasados ou imprecisos de onde moro, mas às vezes ele erra quanto às chuvas. Já tomei chuva repentina algumas vezes nos últimos anos porque aparecia “nublado”, mas nada sobre precipitação nas próximas horas. Deixei de confiar nesse ponto e simplesmente olho pro céu ou levo guarda-chuva sempre em épocas assim.

      1. É um mal inerente a essa ~arte. Afinal, é uma *previsão* do tempo, hehehe. Eu também já tomei chuva confiando no que o app disse. E talvez o erro esteja em nós (e em como os apps e o telejornalismo) apresenta as previsões. “Vai chover em Curitiba hoje” é uma generalização muito doida; Curitiba é enorme, então é mais provável que chova em partes da cidade e em outras, não. Entendo que o percentual da probabilidade de precipitação exibido nos apps já considere essas diferenças internas da região analisada. O problema é reduzir a pergunta “vai chover?” a um número. “Há 57% de chances de chover hoje” responde outra pergunta.