Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

#TerSoftware: Leitura/livros digitais instancia.org

O #TerSoftware é uma iniciativa do @usuario@instancia.org no fediverso. Toda terça-feira, indicamos apps a partir de um tema sugerido por alguém da comunidade. (Aí eu trago ele aqui para o Manual, fazendo essa ~ponte.)

Nesta semana, o tema é… leitura/livros digitais:

Que apps temos usado para ler, organizar e-books e fazer anotações?

7 comentários

7 comentários

  1. Para organizar livros, uso o Calibre. A ferramenta de download de notíciaa dele é essencial. Configurei alguns jornais e baixo outras revistas disponíveis na ferramenta. É uma mão na roda.
    Para leitura, varia. No Kindle, uso o Koreader.
    No Android, alterno entre o Moon+ Reader e o @Voice Aloud.
    Reader. Esse último é por conta do recurso de conversão de texto em fala, que serve como se fosse um audiolivro. Uso para ouvir notícias e alguns livros mais técnicos.
    Ainda na leitura, uso alguns leitores de PDF porque utilizo muito anotações nesses arquivos. No Android utilizo o Xodo. Computador, eu utilizo o Foxit Reader (Windows) ou então o Okular (Linux e Windows).
    Para anotações, eu uso o obsidian e também um app que fiz em python para extrair anotações de arquivos PDF.

  2. Eu me tornei amigo da Anna há uns 3 anos pelo menos, e desde então essa “menina” me empresta de tudo, ela não para de ganhar livros novos!!

    Mas também vou aproveitar pra falar sobre o Bookfusion, que atualmente é o meu leitor de e-books favorito. Ele tem uma camada free limitada, mas pago R$ 68,90 por ano e uso muito. Adoro, não apenas porque ele sincroniza entre vários dispositivos, mas também porque está disponível na web, iOS e Android, suporta múltiplos formatos e permite o compartilhamento familiar com até mais duas pessoas. Divido meus empréstimos da Anna com meu pai assim, e lemos os dois, felizes.

    E já que estou falando em leitura, estou usando o Hardcover como alternativa ao Goodreads, para registrar leituras, avanço, citações e comentários. É de graça e acho a interface bem polida e funcional.

    Recentemente, também descobri o Screvi, um sucessor espiritual do que o Reawise deveria ter se tornado (e não se tornou). Estou usando pra concentrar todos os meus highlights, revisá-los e combiná-los, e estou adorando. O app está em pleno desenvolvimento, acabou de ganhar um leitor de artigos próprio, tipo Omnivore e está com uma promoção por tempo limitado de compra lifetime, que eu confesso que aproveitei. O dev se chama Pedro, e é de Portugal. Muito aberto a feedbacks. Fica a dica pra quem acha (como eu) que o Readwise está caro demais e entregando de menos.

    Acho que é só 😉

  3. Calibre para gerenciar os livros. Costumo ler no kindle, mas também deixo tudo numa pasta sincronizada com o celular e tablet pelo NAS (Qnap).
    No celular e tablet (ambos android) uso o ReadEra para ler. Já aparece tudo automaticamente lá pela pasta sincronizada.
    Prefiro ler no kindle mesmo, mas em momentos de espera em que estou sem ele, acabo abrindo o celular. Uso o tablet quando é pdf, ou conteúdo com muitas imagens.
    Os livros ~empresto pela ~ biblioteca-z, de vez em quando compro pela Amazon mesmo, ou site do autor se for possível. Também tem muita coisa (mais antiga) no archive.org.

  4. Não dá pra falar de e-books e não citar o Calibre. Utilizo muito para gerenciar minha biblioteca, corrigir os metadados, fazer algumas alterações e conversões de arquivos.

    Para baixar os livros utilizo o Anna’s Archive, de preferência buscando os livros editados pelo ePubLibre, Jerry eBooks, Eremita, Old Man, Exilado. Também gosto dos livros em domínio público editados pelo Roy Glashan, Faded Page, Standard Ebooks e pelos usuários do MobileRead.

    Já o dispositivo de leitura é um Kobo Clara Colour. Antes, utilizava o KOReader num Kindle com jailbreak.

  5. Ultimamente como nativo em Android, uso muito o Moon Reader. Tem muita funcionalidade e a sua proposta é justa (tem assinatura para remover os ads, contudo, você pode ver um ad longo para tirar as propagandas por 48 horas).

    Mas estou gostando de ver o aplicativo nativo de leitura da Apple.

    1. Moon Reader é um dos aplicativos de leitura mais completos para Android. Já usava ele lá por 2014 e era um dos melhores da época, sendo pioneiro em recursos que até hoje faltam em alguns aplicativos.
      Extremamente customizável, com suporte a odps, sintetizador de voz etc.
      11 anos depois, ele continua sendo um dos melhores do mercado