5 comentários

      1. Tem pontos óbvios, talvez o mais obvio: se eu estou sendo monitorado ao trabalhar 4 horas eu produzo mais.
        Quando vira o normal, isso mantém?

        Imagina um mundo onde recentemente isso foi feito em grande escala, onde teve uma pandemia e home office.
        Olha o resultado:

        Segundo o LinkedIn Economic Graph, se em fevereiro de 2022, no Brasil, 40% das vagas anunciadas na plataforma mencionavam a possibilidade de trabalhar remotamente, esse percentual caiu a 25% um ano depois.

        No mundo, a mesma tendência também é percebida. A proporção de vagas para trabalho remoto no Brasil está à frente de países como Estados Unidos (12,21%), Índia (21,91%), Espanha (16,63%) e Reino Unido (10,62%), de acordo com dados de fevereiro de 2023.

        Mas espera!
        “Os resultados que estão aparecendo é que {a semana de trabalho de 4 dias} o home office é mais produtiva para a empresa e mais saudável para o empregado.”
        Não era????

        Acho incrível: a maior produtividade de 4 horas é vista porque trabalhando menos as pessoas estão mais animadas, produzem mais, aproveitam a vida, e isso faz sentido!
        36 horas é trabalhar menos. O mesmo não se aplica?

        Justamente, a roda dos outros é bem redonda. Porque exatamente iriamos pegar a roda nova, se a redonda a anos existe e não pegamos? Porque é modinha? Porque é uma coisa nova e na teoria é lindo portanto vamos todos nisso?
        Ou porque, como assalariados, nós que gostamos e esquecemos o detalhe acima? Simplesmente somos outro mercado, outra realidade, outro país.

        1. Mas nada impede de empresas se adaptarem. E fato, 4 dias na semana não seria para qualquer empresa, isso é fato.

          Aqui no Brasil, até rodaram uma pequisa global, como pode ler nessa matéria: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/10/02/semana-de-quatro-dias-de-trabalho-no-brasil-mais-de-20-empresas-e-instituicoes-participam-da-pesquisa.ghtml

          Sobre o home office, também vejo que são casos e casos. Na empresa que estou atualmente, já tínhamos a cultura de home office 3 dias na semana, com a pandemia, a empresa se tornou 100% remota, trazendo o benefícios de custos, mas também foi perceptível que não deixamos de entregar as demandas.