É só isso, notei como minha utilização da internet se baseia no “twitter”, instagram e casualmente acesso o orbita aqui. Gostaria de expandir meus horizontes e saber de vocês.
13 comentáriosBluesky, Mastodon, Telegram e RSS
Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS
É só isso, notei como minha utilização da internet se baseia no “twitter”, instagram e casualmente acesso o orbita aqui. Gostaria de expandir meus horizontes e saber de vocês.
13 comentários
Reddit
Telegram
Newsletters variadas
Reddit é um universo à parte. Dá pra ficar só lá se o modelo te agradar.
Tem o Hacker News (https://news.ycombinator.com/) também. Gosto bastante do formato, mas geralmente acompanho mais a newsletter.
Quando o menor homem do mundo cortou acesso das APIs fiz um detox forçado do ambiente (usava o Tweetbot). Estou fadigado do ambiente de redes sociais, entro às vezes, mas fico 5 minutos no máximo.
Acho que o caminho é acabar criando uma curadoria própria.
Às vezes, quando quero “descobrir” tendências ou coisas novas, dou uma olhada na categoria Popular do Pinboard (https://pinboard.in/popular/).
newsletter do manual hehe
Não sei se conta como “fora das bigtechs”, mas participo de alguns grupos interessantes no Telegram e Discord. Como o de apoiadores do MdU.
Faz um tempo que quero participar mais do Lemmy e descobri recentemente o https://tildes.net/ que tenta ser uma alternativa anti-VC e anti-Ads, financiada por doações dos usuários.
Fora isso, tento ler blogs interessantes por RSS, algumas páginas hospedadas no https://neocities.org/ também.
Como você gerencia o seu RSS?
Hoje em dia está bem complicado em gerenciar isso, após o fim do serviço de RSS da Google.
Vou aproveitar para fazer um jabá aqui: a assinatura do Manual dá direito a uma conta vitalícia na nossa instância do Miniflux, um gerenciador de feeds moderno, levinho e bem simpático.
Desde que o Google Reader fechou, eu assinei o NewsBlur que é o que achei mais parecido, mas com umas funcionalidades melhores ainda que o original. Porém, como o Ghedin falou abaixo, assinar o Manual tá sendo um melhor negócio 😉
Quais os grupos no Telegram e Discord?
Vários relacionados com meus interesses. Além do grupo do Manual do Usuário no Telegram, tem vários de quadrinhos. No Discord tem o Gaming Alexandria, The Outer Web, etc. Alguns de podcasts que eu escuto também.
Gosto bastante de fóruns de discussão. Skyscrapper para belíssimas fotos de cidades e discussões enriquecedoras sobre novos (e antigos) edifícios e arquiteturas, Outerspace para games, TabNews para tecnologia, Math is Fun para assuntos relacionados às ciências exatas.
Tenho aproveitado MUITO o OpenCourseWare do MIT para estudos em Matemática e Física avançada.
Mastodon tentei, porém não gostei (tem gente à esquerda demais lá pro meu gosto, é o Parler da esquerda) e pretendo inclusive excluir a conta, então em termos de redes sociais ainda fico bem atrelado às big techs.
Para notícias: Nexo Jornal e o Meio são uma boa maneira de ler análises além dos grandes jornais e noticiosos. A revista Gama também conta com uma boa newsletter.
E desejo assinar o “PC do Usuário” deste Portal, mas gostaria de entender melhor a proposta. É um agregador contendo vários link’s salvos?
PC do Manual é um conjunto de coisas legais hospedadas pelo MdU. No momento tem o linkding, que é um “favoritos na nuvem” tipo o Pinboard ou o falecido del.icio.us. E tem também o miniflux que é um leitor de RSS.
Já teve uma instância do Nitter também, um front-end alternativo pro Twitter, mas esse meio que morreu.
Hoje o Mastodon tá um lugarzinho bem legal pra passar um tempo.
Tem também o Hacker News, que é sensa demais.
Mais alguns:
– Polygon
– Arkade
– Jovem Nerd
– Brasil de Fato
– Grumpy Gamer (blog do criador de Monkey Island)
O desafio é encontrar afinidades, nas grandes redes sociais é relativamente fácil, a qualidade é que fica bem abaixo das expectativas.
A coisa fica mais fácil por assunto, por exemplo, cinema. Não deve ser difícil encontrar um fórum sobre cinema, sacou?