Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

potências de dez youtube.com

nos recentes links do dia apareceram sites em que é possível ir deslizando por diferentes objetos em diferentes escalas e tamanhos — de partículas microscópicas a planetas e galáxias até o próprio universo inteiro.

esses sites são sempre muito agradáveis, mas queria trazer aqui o experimento audiovisual que, se não foi o pioneiro em explorar esta ideia, talvez tenha sido aquele que primeiro popularizou a proposta.

trata-se do curta-metragem potências de dez, do casal charles e ray eames, produzido em 1977 numa encomenda da IBM, salvo engano para ser exibido em uma exposição.

os eames estão entre os arquitetos e designers mais conhecidos dos eua no século 20 e entre edifícios e peças de mobília eles também se dedicaram a este tipo de experimento audiovisual.