Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Por onde começar a aprender programação?

Finalmente consegui reservar algumas horas da minha semana e queria dedicá-las a aprender algo novo. Escolhi programação – e Phyton, muito provavelmente, tendo em conta os bons elogios à comunidade.

O negócio é que não sei bem por onde começar, e os cursos me parecem extremamente chatos, com todo aquele ar de cursinho pra vestibular ou concurso, memes forçados, gente gritando, enfim kk

A ideia não é que isso seja minha carreira, fonte de renda, nada disso. É só uma atividade que gostaria de aprender. Atualmente, tenho pegado um assunto ali e outro aqui com lives no Youtube, mas me falta algum caminho.

Lembro que publicaram um roteiro aqui uma vez, que tinha exatamente essa sugestão de um caminho por onde ir, com recomendações de conteúdo e tudo. Aquilo seria meu sonho. Infelizmente, perdi o link.

21 comentários

21 comentários

  1. Rapaz, dá uma olhada em https://osprogramadores.com/

    Tem artigos básicos ou bem avançados, podcast, grupo no Telegram com programadores iniciantes e veteranos, dicas de cursos, livros, jogos ou documentação pra cada linguagem, e um projeto open-source (https://github.com/OsProgramadores/portalestagio.git) pra você praticar o que tá aprendendo e melhorar o portfólio.

    Tudo é gratuito, inclusive a consultoria dentro do grupo com os mais experientes.

  2. Eu vejo vídeos do YouTube e posts de sites e fóruns que contenham aquilo que seja de meu interesse de estudos; mas às vezes adquirir um livro na internet é até mais vantajoso porque você tem a informação literalmente “à mão” na hora que quiser.

  3. Já que você escolheu Python, recomendo o e-book free Think Python que é um tutorial já consolidado na comunidade. Tem uma versão dele impressa em Português na Amazon por um valor bem em conta.

  4. No Coursera tem dois cursos da USP de introdução a python que gostei bastante, fiz em 2019. A parte prática era bem legal, tinha uns exercícios que você podia usar um teste automático que lhe ajudava a corrigir e perceber os erros. Dá pra fazer gratuitamente sem direito a certificado.
    Também na linha da programação criativa tem um curso do Alexandre Villares no Domestika, que dá pra encontrar num preço bom quando tem promoção no site: https://www.domestika.org/pt/courses/4307-design-com-python-programacao-para-um-contexto-visual

    1. Valeu, Bruno!
      Sobre cursos de 2019, o ano de produção gera algum tipo de defasagem em relação aos mais recentes, ou as mudanças não são tão importantes nesse período?

      1. Não são tão importantes. Comentei o ano que fiz porque não sei se eles atualizaram e alteraram alguma coisa na estrutura do curso, mas revi aqui o site e acho que não. O link é esse aqui (https://www.coursera.org/learn/ciencia-computacao-python-conceitos). Se curtir, tem a parte 2 depois.
        Mas comentando sobre defasagem, é possível encontrar algum problema do tipo em qualquer curso. Às vezes você instala uma versão mais atual da que está sendo utilizada no curso e pode não conseguir reproduzir alguma etapa, mas nada muito sério. Qualquer pesquisa rápida no Google resolve.

    2. Eu tbm fiz esses dois da USP na Coursera uns anos atrás e gostei bastante

  5. Vou fazer propor um caminho menos convencional. Eu trabalho (também) com desenvolvimento criativo/interativo e uma das melhores ferramentas que existem pra isso é o TouchDesigner (https://derivative.ca). Ele segue o paradigma de programação visual mas tem suporte a scripting Python. O legal é que os resultados são imediatos então é muito empolgante aprender a programar com ele e ver os resultados em tempo real.
    Se te interessar a gente aprofunda a conversa.

    1. Você pode dar uma pesquisada no YouTube para ter uma ideia do que é feito com ele. Tem uma versão gratuita que limita a resolução de saída em 720p por display, mas não atrapalha em nada o aprendizado.

    2. Me interessa sim! Vou conferir o site. Me parece que ele pode funcionar bem em conjunto com os roadmaps sugeridos abaixo e com um aprendizado mais independente dos cursos, estou certo?

      1. A partir do momento que você usar os “operadores” (é assim que eles chamam os nós na interface) DAT, que permitem colocar scripts, tudo é possível.

          1. É muito legal você arrastar um cubo, p.ex, arrastar um script que vai manipular o formato desse objeto e ver a saída na hora. Muito mais maneiro que ficar dando print(“Hello World”) num editor de texto.

  6. Se material em inglês estiver valendo, gosto bastante dos roadmaps deste site, sendo este o de Python: https://roadmap.sh/python
    Cada quadradinho do percurso tem links para diversos recursos didáticos e de documentação.
    Em tese ele diz pra você fazer o “Backend roadmap till Language Selection”, que seria simplesmente aprender como a internet funciona. Entretanto, não considero isso obrigatório, até porque Python pode ser usado pra diversos fins que não envolvem a internet.

    1. Obrigado! Acho que inclusive era esse o site que sugeriram há um tempo atrás. Com certeza vai ajudar muito!

  7. Hoje em dia tem uma infinidade de lugares em que você pode aprender. Eu nunca vi os vídeos que você está se referindo, mas normalmente essas lives que a galera promete te ensinar a programar em x dias é só pra no final te vender mais cursos e tem um clima meio descontraído demais pro meu gosto mesmo.

    O curso que consistentemente formou mais gente no Brasil é o do Fábio Masaroni, o Python para Zumbis https://www.youtube.com/channel/UCripRddD4BnaMcU833ExuwA eu aprendi com o CodeCademy em 2016, mas hoje o site deu uma decaída bem grande. Se você não quer aprender só a programar, mas princípios de ciências de computação em geral, esse curso da usp no coursera é bem bom https://www.coursera.org/learn/ciencia-computacao-python-conceitos?

    Se você fala inglês, os conteúdos que eu mais gosto são o Automate the Boring Stuff with Python https://automatetheboringstuff.com/ que tem versão 100% escrito e tem vídeo também. O equivalente ao intro de ciência de computação, tem esse excelente CS50 da Harvard https://pll.harvard.edu/course/cs50-introduction-computer-science

    De cursos pagos eu gosto muito dos da Alura. Eu comprei alguns no udemy e essas outras plataformas tempos atrás, mas nenhum me foi realmente útil, os da Alura são bem bons, com boa metodologia além de que tem uma INFINIDADE de cursos que você pode fazer além dos de python, já que é um sistema de assinatura que cê tem acesso a todos os cursos. E eles também tem o Techguide que é uma ferramenta pra ajudar as pessoas a o que estudar pra ser profissional da área, sei que não é o seu caso, mas talvez te ajude. https://techguide.sh/pt-BR/path/python/

    Se você acha a abordagem de assistir aulas ruim, tem vários materiais escritos (como o automate boring stuff), mas talvez o que seja útil pra você seja o que a galera tem chamado hoje em dia de “aprendizado baseado em projetos”, não vou linkar nenhum aqui porque se você procurar no google tem uma série de listas diferentes. Comece por algo simples como um rolador de dados, simulador de cara e coroa e depois vá ampliando. Ou você pode entrar em sites de desafios como o Hacker Rank https://www.hackerrank.com/ ou o meu favorito que é mais ‘roots’ que é o Project Euler https://projecteuler.net/ forum de problemas matemáticos/computacionais que já existe há mais de 20 anos. Inclusive é muito incrível olhar nos foruns respostas de 20 anos atrás de como as pessoas ainda usavam código em assembly pra resolver problemas e coisas assim.

    1. Rafael, valeu demais! Acho que meu inglês funciona bem até o Automate the Boring Stuff, mas, talvez, as aulas em vídeo já sejam um problema. Vou conferir todo o conteúdo com cuidado e escolher um caminho para tomar. Muitíssimo obrigado!

    2. Corroborando a sugestão do Python para Zumbis. Indico há anos, inclusive para meus alunos no INSPER.

      Eu só aprendi a programar de verdade depois do curso do mestre Masanori.