Na minha saga de me afastar cada vez mais do Google no dia a dia, estou agora no dilema de um buscador.
Estava usando o DuckDuckGo até pouco tempo atrás quando me deparei com o Kagi, buscador “premium” que já vi mencionado aqui no Órbita algumas vezes. Me cadastrei para a conta teste com direito a 100 buscas, e fiquei satisfeito com os resultados.
Mas na hora de dar o salto de fé e assinar a conta starter (cerca de 5 dolares mensais) eu não consigo soltar a carta. Acontece que sinto alguma coisa muito esquisita em pagar pra usar um buscador. Acredito que anos e anos desse tipo de serviço sendo oferecido de graça mexe com a cabeça do indivíduo. Mesmo continente mental de pagar por serviços de e-mail, também não consigo ainda.
Mesmo sabendo de toda a história de que “quando você não paga, o produto é você”, ainda tenho essa dificuldade.
Alguém mais sofre desse mesmo dilema? E, temos usuários pagantes do Kagi por aqui? Realmente vale a assinatura?
9 comentários
Estou usando o Kagi pago há quase dois anos e recomendo, pra mim vale a pena sim.
Temos que lembrar que “buscadores” são originários dos antigos “crawlers”, servidores que “raspam” a informação e dão tais resultados. Tinham sites que eram mais “manuais”, dando respostas mais humanas ao invés de raspadas e automatizadas. Cadê era um dos melhores, diga-se; depois engolido pelo Google. Yahoo era alguma coisa assim também.
Pagar por um buscador é que nem comprar uma “Página Amarela” (para quem é mais jovem, era um antigo livro grande com folhas amarelas que era basicamente um catálogo de telefones, sejam eles comerciais ou pessoais, e que também servia de propaganda de serviços). O serviço do Google basicamente era um misto de “página amarela” com “barsa”. Só que eles viram que tentar ganhar dinheiro com a atenção era mais prático do que vender, senão desde o começo tinha algo neste tipo (e talvez será que não estaríamos indo nestas ondas de “hypes tecnológicos”?
Tenho usado o Mullvad Leta. É basicamente um proxy entre vc e o Google ou Brave.
https://leta.mullvad.net/
Eu também criei uma conta no Kagi pra testar, e até o momento eu acho que só não vale a pena mesmo. Diria que o DuckDuckGo consegue entregar resultados bons o bastante na maioria das vezes, enquanto o Kagi entrega resultados um pouco melhores na mesma proporção. Mas não me inspira muito pagar mensalidade por resultados “um pouco melhores”.
Sobre o modelo de negócios, enquanto o DDG não estiver traçando um perfil meu pra vender mais anúncios, acho que é um modelo justo. (Não que eu esteja vendo os anúncios do DDG de qualquer forma.)
Nunca usei, que vantagens ele apresenta em relação ao duckduckgo? Resultados mais relevantes?
eu parei de usar buscador e pago o perplexity pro.
pra mim substitui tudo que eu fazia num buscador.
Estou satisfeito com o DDG.
O único comentário que posso fazer é que estou absolutamente no mesmo barco no que tange pagar por estes serviços. Duro!
Aproveitando o tópico, uma dúvida que tenho é se a web ainda tem tanto conteúdo bom que o Google opta por ocultar. Se sim, falha grave do Google; se não, acho que não adianta muito um buscador melhor — o conteúdo é o mesmo para todos eles, afinal.
Em tempo, nunca usei o Kagi. Gosto do DuckDuckGo e vez ou outra recorro ao Google.