Olá a todos.
Como se diz no basquete, estamos quase no final do “primeiro quarto” do século XXI. (E pensar que o ano 2000 já é passado distante, ao mesmo tempo que, um dia, simbolizou o futuro)
Esses dias estava conversando com um colega de trabalho sobre o quanto ficamos reféns das big techs (principalmente do Facebook), e esse meu colega falou que “o Facebook foi o maior ‘pega-ratão’ desse século”
Se parar pra pensar, começou como uma ferramenta que poderia ter sido uma grande evolução e não precisarmos mais de outras coisas consideradas arcaicas (e-mail, SMS, ligação) e que realmente era a favor da humanidade em geral, pra hoje se tornar um empecilho em vários aspectos e aprisionar (literalmente) meio mundo em seus serviços. E azar o seu se tu não gostou, vai ter que usar sim ou sim.
Foi uma traíragem tremenda, igual fez o ex-marido da Iza. Mas essa parte fica pro pessoal das fofocas.
Mas fiquei pensando nessa fala do meu colega e podemos trazer essa discussão pra cá. Pra vocês, quais foram os maiores “pega-ratões” do século XXI até esse momento, tanto no BR como no mundo? E não precisa ser só de tecnologia, pode ser outras áreas tambem. Esporte, Música, Cultura, Política (esse último vai ter bastante concorrente), entre outros.
13 comentários
No Brasil, acho que o atraso do desenvolvimento das telecomunicações, e a venda de muitas estatais com grande potenciais tecnológicos. O processo lerdo da construção de trens e metros em são Paulo. A inclusão digital no país que ainda sofre com as diferenças e afeta ainda uma boa parte da população. Tudo que tem relação tecnológica e o governo. Pq parece que essas duas palavras não podem ir juntos numa mesma frase.
Seria o programa remessa conforme o pega-ratão de 2023/2024?
Elizabeth Holmes e a Theranos, mas ainda estou por ver Elon Musk caindo brutalmente.
E por aqui Bel Pesce se destacou como uma fraude.
Eike Batista: No final dos anos 2000 até início dos 2010, todo mundo queria ser igual a ele, aí estourou as maracutaias que ele fazia e quebrou.
7 X 1: Esse nem precisaria de explicação. Todo mundo achava que o BR ganharia o hexa em casa e acontece o “Mineiratzen” (em referência ao Maracanazo de 1950)
Nossa só consigo pensar nos streamings que surgiram como a salvação e virara a tv a cabo 2.0 e muito pior.
O que é um “pega-ratão”?
“Pega-ratão” é uma gíria gaúcha que significa pegadinha, pega bobo ou engana trouxa. Como superlativo, “pega-ratão” também pode referir-se a uma armadilha mais engenhosa que não é revelada nem antes nem depois.
Ou seja, acha que vai ser uma coisa e no fim, acaba sendo outra.
O lema “Don’t Be Evil”.
Se bem que esse slogan era usado de forma interna no Google, não chegou a ser um slogan oficial da empresa.
Mas que envelheceu mal, envelheceu
Não era interno não, foi colocado várias vezes nos relatórios de resultados do Google.
Pra mim, de certa forma, no meio musical, o “fim” das gravadoras. Achava que as coisas iam melhorar no quesito qualidade, mas pioraram e MUITO. Foi trocado o jabá das gravadoras pelo jabá turbinado por lavagem de dinheiro do tráfico e do agronegócio.
E agora ao invés do jabá das gravadoras, os cantores que estão começando tem que “agradar o algoritmo” pra ganhar alguma coisa (é não é muita coisa)
Na real as coisas só melhoraram pras gravadoras. Agora elas nem precisam mais investir em marketing, o próprio artista passou a ter que arcar com isso…. Aí acabou por limitar muito o acesso aos que não tem grana pra investir.
Então estamos na melhor era pra aprender, produzir e compartilhar música, mas o mercado tornou-se ainda mais segmentado.