Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Organização da vida pessoal (agenda + notas + tarefas) sem uso de celular

Recentemente, criei um tópico que narrava minha experiência sem celular.

Evidentemente, isso traz algumas re-configurações de vida.

Por exemplo, no campo profissional, tenho calendário do google, e-mail, sistema CRM com agendador de tarefas e reuniões etc.

No campo pessoal, sempre usei o Google Workspace pra me organizar (Calendar, Keep, Google Tarefas, Gmail etc.)

Mas, como fazer essas coisas sem celular? Como organizar pensamentos, compromissos, anotações sem celular?

O PC quebra um galho, mas e quando estamos na rua ou sem acesso a ele?

Você tem alguma experiência ou sugestão que poderia compartilhar?

11 comentários

11 comentários

  1. Oi Fernando! Também não uso o celular para essas tarefas. Uso relógio e anoto também num caderno pequeno (em geral que eu mesma confeccionei) o que preciso fazer na rua. Já em casa é o bom e velho bloco de anotações (real e virtual), canetinhas e marcadores bem coloridos pra frisar o que não posso esquecer. Como valorizo a pegada ecológica, eu uso muito papel de rascunho, só compro se não tem jeito mesmo. Boa sorte em sua jornada sem celular!

  2. Primeiramente, todo apoio à sua iniciativa. Na pior das hipóteses, basta voltar a usar o dito cujo :-)

    GTD

    Método GTD, do David Allen. Mesmo que seja de forma parcial.

    O principal: um “Tickler”, que pode ser implementando com 2 pastas sanfonadas (com 31 e 12 divisórias, para dias do mês e meses do ano. A partir disso, basta criar o hábito de checar o dia corrente ao acordar (e sempre deixar compromissos / tarefas importantes nas vésperas). A ideia é focar sempre nas ações atuais (sabendo que as futuras estão organizadas e não serão esquecidas).

    Em casa: use o próprio documento ou objeto físico como referência (se for algo pequeno que caiba no Tickler). Para o restante, recomendo um bloco de papel como aqueles Filicube, preferencialmente de uma cor diferente da branca para dar constraste. Ao fazer anotação, sempre anote a data no canto direito superior, por exemplo. Adicionalmente, você pode usar uma caixa de corespendência / escaninho com nome “Caixa de Entrada” / “Inbox” para deixar as demandas ou ideias que teve (é a “Captura” do GTD).

    Na rua: (mini) caneta e papel (moleskine ou caderneta com espiral baratinha, se possível com papel quadriculado). Importante sempre escrever a data da anotação para referência. Se usar mochila ou algo assim, deixe uma pasta vazia com o nome “Caixa de Entrada” ou “Inbox” para colocar o que você “capturou” na rua.

    Todo.txt format

    Se quiser criar um padrão de anotações que pode facilmente ser transposto para PC, recomendo fortemente a leitura do todo.txt format (está em inglês, infelizmente).

    Ele é bem conciso e, ao mesmo tempo, agrega MUITA informação, como: prioridade, datas, contextos (@Casa, @Rua @etc.) e até projetos (com a nomenclatura iniciada pelo sinal +, ex: +NomeDoProjeto). Abaixo, uma figura que mostra um exemplo bem ilustrativo com a explicação de cada campo.

    PS: para quem ainda usa smartphone, recomendo o Markor, excelente editor de texto para Android, que conta com uma função para gerenciar o arquivo “todo.txt” supracitado de forma mais automatizada.

    1. Puxa, bacana! Primeira vez que eu ouvi o GTD foi no blog Efetividade.net, no começo dos anos 2000. Deu saudade agora.

  3. Não uso nada de eletrônico para me organizar. Tenho uma agenda de 365 dias com 1 dia pra cada página, anoto os compromissos, reuniões, tarefas do trabalho e demandas pessoais da casa.

    Tenho um outro caderninho, um bem pequeno, onde anoto pensamentos, ideias e separo por data e temas no topo, eventualmente eu vou procurar oq pensei e preciso do contexto pra entender kkkkk.

    Tem 1 ano q comprei um GalaxyWatch pra reduzir o uso do celular e só ver oq realmente é importante. Funcionou mto bem, as notificações são bem filtradas e eu nunca mais perdi nenhuma ligação, já q deixo o celular só no silencioso.

    Celular eu uso só para manter contatos, GPS, Uber e instagram/twitter pq trabalho com isso e realmente não posso me ausentar completamente.

  4. Tento organizar um caderno de viagens offline, mas é bem complicado. Já umas 3-4 vezes pensei “poderia mexer nisso mas o caderno está longe”.

  5. faz tudo no computador, quando estiver em casa
    na rua, ninguém vai conseguir falar com você mesmo

    se estiver em uma reunião, na rua, aí é o caderninho mesmo …

    (na rua eu uso o celular basicamente para Uber, só…)

  6. Antes da pandemia eu não tinha smartphone. Usava um celular que só recebia/fazia chamadas e mandava mensagem de texto. O resto ia tudo para uma caderneta tipo moleskine – e só.

    Cada vez mais eu penso em largar meu Galaxy e voltar pro meu Nokia 6230 (aka Caquinho)

  7. Acho que o seu parâmetro deve ser a vida pré-celulares onipresentes. Caderninho de papel, rolodex, relógio de pulso… nesse momento, talvez seja uma boa reavaliar a decisão de livrar-se do celular. É muito salutar agir ativamente para não ser afetado pelos vícios e ruindades da tecnologia, mas não é algo 8 ou 80; tem coisas boas, que facilitam a vida sem nos prejudicar.

    1. É como o Rodrigo falou aqui, não pode ser nem 8 nem 80. Tento diminuir a dependência do celular quando estou na rua de várias maneiras.
      Por exemplo, eu carrego comigo um caderninho de notas pequeno, estilo moleskine, para anotar o que vier a mente, como ideias, desenhos, etc, quando estou na rua ou no trabalho. Voltei a usar relógio de pulso para não pegar o celular o tempo todo para ver as horas (sem ser smart). É bom porque quando eu abro a tela e vejo que tem mensagem, acabo desbloqueando e aí é uma perdição abrir outras coisas.
      Mas o celular está comigo, porque posso precisar tirar uma foto para registrar algo importante ou mandar uma mensagem ou procurar algo no e-mail.
      E quando estou em casa, normalmente eu deixo o celular em uma estante alta, ou dentro de uma caixa, para que ele fique fora da vista.