Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

O Brasil não odeia ciência, mas adora ~liberais conservadores

A polêmica da vez, se é que isso é polêmica/frase pronta é que o Sérgio Sacani (0 Serjão dos Foguetes) resolveu tirar a máscara e falar, como muitos, abobrinhas sobre campos que ele não faz a menor ideia de como funcionam.

O resumo do Polígono (Núcleo Jornalismo) é a melhor coisa que podemos ler sobre isso:

Revoltou
O divulgador científico Sergio Sacani, do canal Ciência Sem Fim e do Space Today, publicou um xuíte revoltado, reclamando de um post do governo que teria retratado uma astronauta russa, a primeira mulher a ir ao espaço, como uma mulher negra. “Só que não era nada disso: a publicação foi ilustrada assim porque o texto fazia referência à pretensão da Nasa de enviar a primeira mulher negra à Lua.” Gerou tanta polêmica que o post foi arquivado e a Agência Espacial Brasileira teve que publicar esclarecimentos.

Ódio à ciência
O Sacani disse que o governo “odiava” a ciência. E muita gente nos comentários foi racista (embora alguns sensatos comentassem o óbvio). Outros divulgadores e cientistas apontaram os problemas na fala do youtuber. E lembraram da proximidade do Sacani com pessoas que espalham a desinformação e que inclusive já propagaram conteúdo racista na internet.

Que diferença faz?
A física Ana Clara de Paula Moreira, que é uma jovem negra, foi lá comentar na maior boa vontade o post do Sacani. E recebeu como resposta vários ataques e uns comentários bem desatualizados, tipo “que diferença faz para o método científico a cor da pessoa?” Meu amigo, FAZ MUITA. Não sei nem por onde começar… Então vou só deixar aqui a dica da temporada do Ciência Suja sobre colonialismo na ciência, que ajudei a produzir. Vale dizer que outras divulgadoras também têm sido atacadas pelo fandom.

editei os links pra serem mais clicáveis, colocando-os em mais de uma palavra; o Nexo costuma linkar apenas uma palavra, o que não é bom para acessibilidade.


TL;DR: não dê trela à liberal.

9 comentários

9 comentários

  1. Olha, a gente tem no Brasil pelo menos dois “renomados” infectologistas que dizem que vacina contra covid não presta, e o caminho é sim entupir o paciente de ivermectina, cloroquina e antibiótico.
    O CFM contraria diretrizes internacionais sobre o aborto e a gente tem que viver a vergonha de ter a OMS e a Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (Figo) dizendo o óbvio: isso é anticiência e obscurantismo.
    Façam um trabalho de formiguinha. Quem sabe um dia…?

    1. CFM é um negócio criminoso, não sei como aquilo existe

      aliás, me lembro de um caso “anedótico”

      na época da campanha mais braba contra o programa Mais Médicos e os médicos cubanos descobriram que o presidente do CFM (ou algum outro médico destas entidades corporativas, não me lembro dos detalhes) tinha 2 filhos que se formaram médicos em Cuba …

      1. Nunca me explicaram de forma racional qual foi o problema do Mais Médicos. Era sempre uma sucessão de platitudes e senso-comum de ZapZap.

    2. A classe médica brasileira não é formada por pessoas sérias, pelo menos a imensa maiora delas. A classe cientifica “hard” (engenharias, matemática, física e computação) também não é exatamente capaz do ponto de vista cientifico. E eu acho que isso tem relação com os feudos que estão formados dentro dessas áreas (mais o direito). Saúde e exatas são, em grande parte, cursos custosos (de preparação, de dedicação e de estudos anteriores) que acabam criando essa estratificação social com as classes A/B nas melhores universidades e frequentando estes cursos. O que simplesmente propaga uma série de ideias liberais e conservadoras por todo o espectro profissional destes locais. Temos pontos fora da curva, sempre, mas é 1:100000.

      E ainda, se tem um governo que se precupou minimamente com ciência na história do Brasil foi o Lula I, II e agora o III. E o Dilma I até 2013.

      1. o paradoxo para mim é que a maioria dos médicos com quem me consulto são pessoas bem preparadas, atenciosas, etc … talvez porque meu convênio médico (da empresa, claro) seja bom

        uma outra coisa que costumo fazer é pesquisar os nomes dos médicos na internet
        às vezes a gente tem boas surpresas

        (estou numa idade em que faço muitas consultas e exames 😁)