Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Notebook ou Desktop?

Olá, amigos do MdU! Nesse período de black fraude estou pensando em comprar um novo notebook para substituir meu sofrido Lenovo IdeaPad 320 com mais de 10 anos de uso. Curso Ciência da computação e meu principal uso no momento é educacional. Estava olhando no site da Lenovo o ThinkPad E14 Gen 6, com:

– Ryzen 5 7535U
– 8gb de RAM,
– Gráficos integrados
– 250gb de SSD
– Adicional de uma mochila.

Tudo saindo a quase 5k se for parcelando.

Os usuários de thinkpad poderiam me orientar se esse é um bom modelo? (sempre ouço bons comentários sobre os thinkpad) Ou talvez seria melhor montar um desktop?

30 comentários

30 comentários

  1. Se não precisa de mobilidade, realmente é de se considerar montar um desktop, saiu um vídeo recente no Adrenaline indicando as specs para montar um PC Gamer com orçamentos de 2K até 10k.
    E indo um pouco na contramão da sua pergunta sobre Thinkpad… Por esse valor não te anima um Macbook Air? Pelo mesmo valor vai levar uma máquina seminova que pode durar um bom tempo também, na Shopee é possível encontrar valores próximos dos 5k.

  2. Amo meu ThinkerPad T480 e recomendo pra todo mundo que quer um tank de guerra. Comprei recondicionado no Mercado Livre por 1.8K e está me atendendo muito bem, mas se quiser jogar, melhor comprar um apropriado.

  3. Só recomendaria um notebook se você realmente precisa de mobilidade.
    Um amigo investiu mais de 10 mil num notebook por que precisava de um bom PC para trabalhar com GIS em viagem…. Claro que como é trabalho ele se paga rápido. Recentemente compraram uma câmera Lidar por 80 mil reais.

  4. Vou discordar no quesito de quem disse ser mais barato laptop, especialmente pq tem muita nuance aí.
    Dá pra montar PC desktop (com monitor, mouse e teclado inclusos) de qualquer valor que irá bater a performance de qualquer laptop de mesmo valor. Com mais performance, mais vida útil. Com mais vida útil, menor o custo/ano por assim dizer. Sem falar na possiblidade de upgrade ou troca de componentes defeituosos mais barato.
    Com 5k vc monta desktop com uma GPU de entrada, CPU intermediária (que será ainda sim muito melhor que desse laptop) e bom monitor. Se não precisar de GPU, dá pra melhorar muito monitor e CPU.
    Já tem um laptop cansado, mas precisa de mobilidade e performance? Usa Linux e Tailscale pra acessar o desktop em casa de qualquer lugar através do laptop.
    Laptop só faz sentido para quem precisa de mobilidade ou tem sérias restrições de espaço.

    1. Com 5k você monta um puta Pc… Tô com um kit aqui, Ryzen 85000g que saiu 2300, só não peguei monitor. E a possibilidade de upgrade deixa ele com uma longevidade muito alta.

    2. Eu respeitosamente divirjo. Ressalvada a necessidade de poder computacional. Laptops para mim se mostraram mais vantajoso por questão de
      1) Possibilidade de mobilidade: Ainda que uso ele como um desktop, em nosso escritório no período de recesso por ficar um tempo maior fechado, eu desconecto os cabos de monitor e levo todos notes para casa reduzindo risco de prejuízo em eventual roubo; E mesmo no escritório ainda que usados como desktop tem a possibilidade de em um atendimento poder levar o computador para outro lugar;
      2) Menor custo energético
      3) Resiliência a quedas ou faltas de luz (por já ter bateria) dispensando aquisição de nobreak
      Para mim a única questão é a necessidade de adicionar sempre um monitor e um kit Teclado/Mouse.

  5. Vai de ThinkPad e seja feliz. Tenho dois aqui e não troco por nada.

    1. Quais os modelos? Usa eles com Windows ou Linux? Sempre ouvi falar muito bem do funcionamento deles com Linux (meu sistema atual) além da robustez…

      1. Tenho um E14 Ryzen 5 (16 GB/1 TB SSD) e um L14 i5 da 11ª Geração (64 GB / 2 TB SSD), ambos com 14′, FH e rondando Debian com GNOME. Posso dizer que funcionam maravilhosamente bem. Quanto a instalação da distribuição, foi bastante tranquilo e não foi necessário intervenção mais técnica. Ambos são muito bem construídos e sinceramente, aguentam bem o tranco por aqui. O E14 só tem um pequeno problema, veio com 8 GB de RAM soldado na placa e mais um slot livre. Comprei usado e é a máquina que levo na mochila quando viajo ou presto alguma consultoria. Apesar de ter apenas 16 GB de RAM, tenho muitas VMs nele e se mostrou bastante robusto. Já o L14, comprei novo e turbinei com mais memória e disco pra aguentar minhas VMs e laboratórios. Em resumo, entregam bem mais do que eu imaginava em termos de performance.

  6. não faz sentido ter desktop hoje em dia se vc não é gamer ou profissional que dependa de vga.
    o que se tornou padrão hoje em dia é comprar notebook e usar como desktop.
    é mais barato, mais simples, tem mais garantia e menos cabos e, de brinde, vc ainda ganha mobilidade e beleza no setup.

  7. Eu falo sempre em sala de aula que você deve ter um notebook se você realmente precisa da mobilidade. Do contrário, é gasto desnecessário de dinheiro.

    Quanto aos Thinkpads, tenho dois. Um eu adquiri novo em 2021, paguei 5k, passou por manutenção preventiva em 2024 e está lá, firme e forte. Uso pra trabalho (sou professor). Logo que comprei, aumentei a memória e coloquei um 2o SSD M.2.

    O outro eu comprei usado, é um modelo de 2015… É menor e mais leve do que o primeiro. Tirando a bateria interna que está ruim, atende muito bem quando preciso de um notebook pequeno pra viagem.

    Para mim, os Thinkpads são os melhores notebooks que eu já tive. São muito caros, mas eu acho que compensam.

    1. Todo mundo fala muito bem dos Thinkpads, apesar de preferir os desktops estou considerando um notebook, pois mal paro em casa, por enquanto seria bom ter um pouco mais de mobilidade. Qual o modelo dos seus nots?

    2. Fui pesquisar pelo seu nome, você é o Ricardo do Retrópolis, antigo Retrocomputaria!!! (adorava esse nome)

      Comecei a usar Linux após assistir o seu curso no canal do Curso em vídeo! Gostei tanto que ainda assinei o Estudonauta para ver o curso completo (até comprei um livro que você indicou), e estou usando Linux desde então! E sou apaixonado!!!

      Já acompanhei o podcast quando tinha tempo para viver rsrsrs. Que honra ter você por aqui!

  8. Thinkpad novo é realmente muito caro, mas você consegue achar Thinkpads usados ou recondicionados por um bom preço.

    Foi assim que comprei o meu L390 em 2024. Mesmo sendo um modelo lançado em 2019/20, ele ainda tem um bom desempenho, mesmo para os dias de hoje.

    1. Endosso essa recomendação também. Diferentemente do que acontece com os demais laptops, os ThinkPads costumam ter peças de reposição (baterias, telas etc) mesmo para modelos um pouco mais antigos — justamente porque são voltados pra venda a empresas, que requerem durabilidade e facilidade de manutenção. Se você precisa mesmo de mobilidade, um Thinkpad usado é uma boa.

  9. O Marcelo Soares no Blusky mandou um link para um notebook da Asus com uma configuração bem interessante: Ryzen 7, 16 GB de RAM e 1TB de SSD – https://www.amazon.com.br/dp/B0F85JXXZJ

    Mas tipo assim, como já dito, vai da regra – se precisa de espaço, menos gasto de energia e vai levar o equipamento pra lá cá, vai de notebook. Perde em capacidade de manutenção mas ganha em economia de energia e mobilidade.

    Como tu estuda ciências da computação, seria interessante você mesmo montar um desktop para si. Mesmo que vá comprar um novo notebook, pode considerar ir comprando seja montando aos poucos ou até de uma vez, um desktop usado e barato para não só ir se aprimorando com a computação como também já pegando macete de como fazer o melhor sistema para ti.

    Computadores da série Core i de 3 gen até acho que 5 gen estão ficando barato aos poucos. Creio que as de 8 gen em diante vão ficar caros um pouco devido a questão do Windows 11 – vai ter alguma procura por estes modelos. Um i7 de 3 gen já vi por uns 400 reais em média, mas com pouca memória e sem SSD.

    Ryzen / AMD é legal pela longa modularidade, mas sinceramente não tenho tanta experiência na marca. Ao que noto, é bom montar desktops com tudo batendo certinho para não dar problema futuro no caso desta marca. A maior vantagem pelo que sei é que se caso tu vai para o time Linux, drivers AMD se dão bem melhor com este OS.

    Divirta-se e boas escolhas!

    1. Já montei um pc para a namorada (após muita pesquisa rsrs), deu tudo certo apesar de não ter certeza se fiz com o melhor custo benefício… O lance com o desktop é o espaço mesmo e a preferência pela mobilidade. Mas vou acabar montando um em algum momento (vou largar a preguiça e começar a pesquisar as peças rsrs). Como sou do Linux, uma coisa mais modesta me atenderia e sairia bem mais barato que esse ThinkPad. Obrigado pelas sugestões :)

      1. Fico feliz que a sugestão lhe atendeu!

        Da questão de montar para si, custo-benefício penso assim:

        – Se tem orçamento e conseguiu montar um PC, tá valendo
        – Se pagou a mais por algo que depois viu algo mais barato, só pense se ao menos teve garantia. Considero um fator chave se pagar caro significa ter pago algo que o vendedor deu garantia.
        – Se tudo que tu fez lhe atendeu, já se pagou. O resto é sussa.

        Da questão do desktop, talvez mirar um sistema mini-atx ou conseguir um mini-pc com processador mais atual (10 gen ou superior) pode também ser o melhor dos dois mundos. Ganha mobilidade e economia de energia com possibilidade maior de upgrades. Mas enfim, aí é contigo. Como tu já montou um pc, provavelmente tira de letra montar outros para si.

        Também tem que ver suas necessidades de processamento:

        – Creio que o Ryzen que te indiquei dá e sobra (ESPERO!) para por exemplo trabalhos que requerem bastante processamento. Equivalente é o i7 mobile (Acho que pelo que pesquisei era o de 12 gen), e acho que só pecaria pq o i7 não tem processador de vídeo tão bom quanto o Radeon.

        – O equivalente no desktop seria montar um Ryzen 7 AM4 ou i7 de gerações mais recentes. Dá para brincar com i7 de 4gen ou maior pois mais threads, diga-se.

        – Se tiver pouca grana e precisa de processamento, e também quer se arriscar um pouco, pode tentar pegar um “kit Xeon” (placa chinesa + memória compatível + processador antigo Xeon). Ajudei um conhecido a montar um e aparentemente já faz uns meses que ele vem trabalhando com o mesmo + placa de vídeo, acho que a 3060 ou maior. Xeon é conhecido por comer energia, mas tem MUITAS THREADS. Se vai trabalhar com algo de processamento, talvez seja um caminho a considerar. E creio que sai na faixa de 1 mil o kit.

        Eita, falei demais. Não precisa ir confiar em tudo que falei, pesquisa bem e divirta-se!

        1. Obrigado pelas dicas!!!

          Quando for montar meu desktop vou considerar os kits xeon! :)

  10. Sou do time notebook aqui, já uso faz um bom tempo que não tenho desktop. Adicionando aqui mais uma perspectiva da questão da mobilidade, que não se trata apenas de poder levar o computador a qualquer lugar. Um notebook vai ocupar menos espaço que um desktop na mesa (a não ser que seja aqueles mini-PCs), você terá menos cabos espalhados, e caso queira deixar fixo na mesa, pode sempre conectar um monitor, um teclado e um mouse. Além da bateria, que permite usar o equipamento por um período, caso falte energia.

    Claro que tenho em mente as desvantagens, como a menor possibilidade de upgrade e de reparo, além da diferença de preço, mas pela mobilidade e pelas questões de praticidade que citei, pra mim vale a pena.

    Agora, sobre o modelo específico que você citou, me parece um pouco caro, considerando que tem apenas 8 GB de memória e que não tem placa de vídeo. Na Kabum está por 4 mil à vista ou 4,5k dividido no cartão. Tem alguns modelos Dell Inspiron 14 com 512 GB de armazenamento e 16 GB de RAM na mesma faixa de preço (ou até mais baratos). Tipo esse aqui: https://www.dell.com/pt-br/shop/cty/pdp/spd/inspiron-14-7440-2-in-1-laptop/brpi2hbto7440hdlnw?tfcid=31768715. Talvez seja uma boa ideia ver outras marcas e esperar até a Black Friday por preços melhores.

    1. Muito obrigado pela dica!
      Realmente não parece ter um bom custo-benefício considerando outras opções

  11. Caso opte pelo notebook e não se importe de comprar um usado, estou vendendo um E14 Gen 4, com configurações quase iguais, só que da geração 4 (Ryzen 5 5500U) e 16gb de RAM, com mais ou menos 1 ano de pouco uso, pela metade desse novo.

  12. O Augusto já fez um bom comentário, mas vou deixar aqui também minha opinião. Precisa de mobilidade? Se a resposta é sim, acabou a discussão, vai para o notebook. Agora qual escolher, dai vem as questões, hoje para mim só existem duas marcas de qualidade e durabilidade, Lenovo e Dell, você já tem um Lenovo e conhece bem, se optar por um Thinkpad, estará adquirindo o melhor que a Lenovo tem a oferecer. Agora se deseja navegar por outros mares, Dell é a melhor opção, se comparado ao Thinkpad você terá que escolher o modelo Dell Pro (Antigo Vostro), sairá praticamente o mesmo valor do Thinkpad.

    Por curiosidade fui dar uma olhada no site deles e realmente esta num preço ótimo https://www.dell.com/pt-br/shop/notebooks-dell/notebook-dell-pro-16/spd/dell-pro-pc16255-laptop

    Atualmente meu laptop é um Dell, mas humilde que este, porém me atende muito bem, e como optei por usar Linux nele, esta com desempenho melhor do que usando Windows.

    1. “só existem duas marcas de qualidade e durabilidade, Lenovo e Dell” – pois eu tive problemas tanto com a Dell, quanto com a Lenovo. Na Dell deu problema na carcaça e na tela, tive que mandar consertar e mesmo assim não durou muito tempo depois disso (aos trancos e barrancos, durou 7 anos, mas não lembro quanto tempo durou antes de começarem os problemas). Fora que era um problema crônico do modelo, descobri depois. Daí mudei pra Lenovo e com três anos de uso também deu problema na tela, precisei trocar, e mesmo assim vira e mexe desliga sozinho.

  13. Em termos de hardware, durabilidade e manutenção, desktop é sempre melhor que notebook, exceto você tenha necessidade ou preferência pela portabilidade.

    Exemplo super básico: acabei de trocar o teclado do notebook que temos em casa, um ótimo Dell Vostro, mas foi um inferno na terra. Um componente tosco, que fica exposto e “sofre” um bocado com o uso. Começou a falhar algumas teclas sem motivo coerente e simplesmente não foi feito para ser substituído. Digo, é necessário substituir a base inferior completa (apoio de mãos com teclado embutido), mas é difícil de encontrar para comprar e custa muito mais caro que só o teclado.

    Então pense com bastante frieza sobre a sua real necessidade. Se um desktop lhe atender, com certeza é melhor. Fora que com 5K acho que você monta um computador muito mais potente, ou gasta menos agora e faz melhorias aos poucos (como começar com o vídeo integrado e colocar uma placa de vídeo em momento futuro).

    Mas entendo perfeitamente que é uma realidade em que o notebook pode ser necessário por portabilidade ou simplesmente por coisas como não ficar preso a uma mesa específica de um cômodo específico da casa.

    1. Sobre a questão do teclado, isso vai variar bem de modelo para modelo. Também tive esse mesmo problema do teclado (curiosamente, um Dell também) e no meu caso, foi quase um “desconectar e trocar”. Mas entendo que isso não é universal, tem modelos que vai ser mais fácil trocar uma memória, HD ou mesmo bateria, tem modelos que isso vai ser impossível, por estar literalmente soldado na placa.