A Natália Silva, da ótima Radinho, escreveu sobre um texto de uma outra newsletter, a Offline Crush, que compara usar a internet só para acessar redes sociais a andar num shopping. Diz o post original: “If your entire internet life happens inside TikTok, Instagram, YouTube, Reddit, or Twitter, you’re simply mall-walking, and malls are fine: predictable, climate-controlled, food courts and chain stores on every corner, but don’t mistake the mall for the city”.
Não sei se essa é uma anologia muito batida, mas gostei muito de diferenciar o shopping e a cidade. A Natália escreve: “eu espero que a radinho seja uma lojinha que, apesar de ficar meio longe do shopping e fora de mão, você continue a visitar”. É isso. Vamos criar, manter e visitar lojinhas.
8 comentários
Essa newsletter é muito boa, a radinho. Se alguém tiver intimidade, vale esse feedback para ela sobre o substack não ser examente uma loja de rua. De forma afetuosa, é claro!
Instagram e TikTok viraram a nova TV.
É muito facil ficar ali por horas, apesar do conteudo de baixa qualidade piorando a cada dia.
Eu obliterei as redes sociais… Ok, mantenho uma conta do Instagram logada aqui, por que alguns lugares usam Instagram como vitrine e é só isso que aparece no google.
Analogia muito boa. Moro numa cidade do interior onde tem bastante comida boa e quase todas estão fora de shopping ou do centro da cidade.
Não sei se shopping e cidade, mas shopping e lojas de rua.
Aí o substack pode ser uma galeria bem cheia de frescuras.
gostei muito da analogia.
uma pena que o substack esteja querendo criar um “parque de foodtrucks” com as newsletters
e ainda acho o reddit e uma parte do youtube como aquelas velhas galerias com umas lojas vc não encontra num shopping
Ahh, eu vim dizer isso, que o Substack é uma “loja de lojinhas” dentro do shopping. Seguindo na analogia, se alguém quiser decorar sua lojinha dentro do Substack de uma maneira não aprovada pelo Substack, não consegue. (E o Substack é bem restritivo; parece uma grande rede de micro-franquias.)
ô saudade da internet antes do facebook em que para era navegar era necessário DECIDIR o que queria acessar. Navegar passivamente é ver o mesmo conteúdo (ads?) todos os dias. Todos os dias são iguais. É uma morte lenta e dolorosa.
Isso ai!!!