semanas atrás eu havia iniciado aqui no órbita um tópico sobre os primeiros computadores dos usuários — e como eu esperava, a lembrança desses aparelhos tinha em maior ou menor grau um papel importante na vida das pessoas.
escrevi neste texto um pouco da minha relação pessoal com computadores: acredito que eu faça parte da primeira geração no brasil que passou de fato a utilizar computadores de forma sistemática e cotidiana — e acho que isso tem um impacto significativo. (claro, já havia computadores no brasil desde o fim dos anos 70, mas acho que foi nos anos 1990 que a coisa realmente explodiu, mesmo que a massificação só viesse a acontecer nos anos lula).
mas, enfim, é menos sobre essa mudança geracional e mais sobre minhas lembranças com essas máquinas
e para quem prefere substack (spoiler: não prefira!): https://arquiteturaemnotas.substack.com/p/memoria-digital-e-o-papel-do-computador
3 comentários
Belas ilustras!
Uma coisa que eu estava reparando nos últimos tempos.
Alguns anos atrás, quando se falava de internet e quando se fazia nostalgia de tempos anteriores, o pessoal falava:
“Mas eram outros tempos, a internet não existia ainda”
E agora estamos vendo muita gente fazer esse mesmo tipo de nostalgia, mas com um adendo no diálogo:
“Mas eram outros tempos, a internet não existia ainda DA FORMA COMO É HOJE”
Belo relato com ótimos desenhos. Lembrei das histórias da geração do meu pai quando falavam de seus carros (o que o pai emprestava, o primeiro, o maior quando filhos nasceram etc). Quais serão os objetos no futuro com essa mesma capacidade de criar vínculo do indivíduo com uma determinada época é uma questão interessante. Ou não serão objetos (redes sociais, IAs)?