Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Limpeza de teclados – sugestão de um fácil de limpar?

Tomei a liberdade de pegar a foto do próprio Ghedin, daqui do Manual do Usuário mesmo (https://manualdousuario.net/limpar-teclado-computador/) pra ilustrar o post. Espero que não tenha problema!

Como é a facilidade de limpeza dos teclados de vocês? Depois de ter gasto um bom tempo limpando o meu (que possui um nicho para cada tecla, o que dificultou bastante meu trabalho), estou procurando um teclado simples (pode ser mecânico, mas sem muita firula e que não custe um rim), sem fio e que seja fácil de limpar.

Me deparei com o Logitech MX Mechanical, que parece ser bem prático para remover a poeira, mas 900 reais tá bem fora do orçamento pra mim.

também vi o Kuromori, da Pcyes, e esse tá bem mais em conta, porém esse é com fio e não é o teclado ‘completo’ (salvo engano, ele é 60 por cento do tamanho de um comum).

Enfim, vocês tem sugestões de marcas e modelos de teclados que usam no dia a dia?

17 comentários

17 comentários

  1. recomendo cuidado

    ao fazer a limpeza no meu teclado anterior a tecla Windows parou de funcionar 😁

    depois de alguns dias tentando contornar, remapeei a tecla Caps Lock para Windows e resolveu, mas perdi a neura de limpar teclados 😁

    ps. no Windows, o aplicativo SharpKeys na Microsoft Store faz remapeamento de teclas

    1. É um teclado de membrana né? Acho que todos eles tem o risco de acontecer isso, inclusive o teclado do meu notebook já parou de funcionar algumas teclas (por algum motivo, justamente a combinação Shift e T, e Shift e mais, e Shift e Del. Vai entender…

      1. teclado mecânico de boa qualidade
        teclado de notebook é comum dar problema mesmo

        1. Até que durou bastante, 8 anos desde que foi comprado, nunca tinha dado problema…

  2. A maioria (todos?) dos teclados mecânicos é igual ao meu, com teclas destacáveis/substituíveis, o que facilita muito a limpeza.

    (Nessa foto horrível aí fazia uns três anos que não removia todas as teclas para uma boa limpeza; não recomendo demorar tanto.)

    1. Sim sim, eu imagino (nunca usei um teclado mecânico pessoalmente) que seja a mesma facilidade (ou mais) de tirar a tecla de um teclado tradicional, de membrana. O que eu queria era um que fosse mais ‘aberto’ pra retirar a sujeira com mais facilidade. O seu da imagem, por exemplo, eu não conseguiria varrer a poeira para os lados, mas no Logitech MX Mechanical e Fortrek Cruiser Dark Grey (que sugeriram nos comentários), isso seria possível.

  3. De teclado, não recomendo nenhum dos que tenho: G413 e G915 TKL, ambos da Logitech. O primeiro tem um layout bacana, teclas com perfil alto, mas elas parecem casca de ovo. Quebraram e peguei o outro, na garantia, mas sem ABNT2 e suas teclas tem “jogo” (se você passa o dedo swm teclar, percebe isso e se sacudir o teclado, parece um chocalho).

    De limpeza, recomendo usar um pincel macio, com pelos longos e um aspirador / jateador portátil (uso um antigo, chamado Mastersux). Para finalizar, passe cotonete emebebido em álcool isopropílico (ou Limpa Telas da Rodabrill que tem praticamente a mesma composição), passando-o principalmente entre as fileiras de teclas. Periodicidade: 1 vez por semana.

    Demontar ou tirar teclas para limpar, recomendo evitar o quanto puder, pois se o teclado não for muito resistente o custo do desgaste não compensa o preciosismo da limpeza (e, fazendo a limpeza semanal supracitada, não acumulará muita sujeira). Espero ter ajudado.

    1. No meu caso, o teclado já estava num estado bem crítico, não dava pra simplesmente tirar a sujeira com um pincel, meio que estava ‘impregnado’. Fiz da forma como você falou, usando álcool isopropílico, mas precisei usar uma chave de fenda com pedaços de algodão ao invés de cotonete, pois nem ele cabia no espaço entre as teclas. Se você ver uma imagem do teclado (https://www.mercadolivre.com.br/kit-de-teclado-e-mouse-lenovo-4x30l79888-de-cor-preto/p/MLB25265381), verá que ele tem um ‘espaço’ entre as teclas, e os nichos ficam exatamente embaixo das teclas. Por isso precisei tirar as teclas.

      1. Sei como é, quando acumula, não tem jeito, precisa desmontar mesmo. É bem parecido com o Dell KM632 (que veio junto com meu PC). Nunca tirei as teclas, pois fiquei com medo de danificar a membrana. Como você as tirou?

        Em tempo: você especificou “sem fio”, mas diante da menor oferta de teclados bons e com valor mais em conta, acho que vale a pena dar uma olhada no Fortrek Cruiser Dark Grey. Não testei, mas recebi o relato positivo de um amigo que o comprou recentemente.

        https://www.fortrek.com.br/teclado-gamer-mecanico-rgb-cruiser-dark-grey-fortrek

        No quesito facilidade de limpeza, me pareceu excelente. Talvez necessite apenas de um apoio para punho, por conta da altura das teclas (não sei se você gosta apenas de perfil baixo). Na Amazon, no momento em que escrevo, está R$ 143,00. Achei bem em conta (paguei R$ 300,00 no G413 da Logitech que tive problemas).

        1. Essas do teclado da Lenovo são do tipo mais tradicionais mesmo, a diferença é que elas não são tão altas quanto em um teclado convencional — porém essas do teclado da Dell parecem realmente baixas. Para retirar elas, usei a ponta de metal um estilete (não a lâmina em si). Foi bem fácil até, acho que poderia ter usado qualquer objeto pontudo.

          Esse da Fortrek que você falou tem um ótimo custo-benefício para um teclado mecânico, e é exatamente como eu procurava. Preferiria um sem fio, mas como teclado não é algo que se movimenta tanto quanto um mouse, acredito que não será ruim. Com certeza é uma opção que vou considerar, muito obrigado!

    1. Não resolveria, acredite. Eu precisaria tirar todas as teclas do mesmo jeito.

  4. Depende muito da sujeira. Se for resto de comida, café, ou qualquer coisa desse gênero, vai ser ruim de limpar independente do teclado. Se for sujeira seca, como poeira, pelos/cabelos, e etc, algo que pode facilitar é uma lata de ar comprimido. Vi no ML a partir de 20 reais, e vai agilizar bastante.

    Agora, tirar gordura de teclas não tem jeito: não importa qual teclado, vai ter que limpar uma por uma e vai demorar mesmo. Nesse caso a única forma é comprar teclados com menos teclas =D

    1. Então, eu tava vendo alguns modelos de teclado (mecânicos principalmente) e eles parecem ser mais fáceis de limpar, as teclas parecem ser mais distantes umas das outras, e no exemplo que eu usei, o Logitech MX (foto dele aqui: https://www.amazon.com.br/dp/B0B2V9WTS2), ele parece ser mais ‘aberto’ embaixo das teclas, facilitando na hora de varrer a sujeira (pó e pelos). Por isso estava procurando opiniões sobre esse tipo de teclado pra confirmar.

  5. Se não se importar com layout americano, os teclados chineses no Aliexpress são muito bons. Comprei um Ziyoulang k68, 68%, sem fio, a pilha (o que considero mais vantajoso que bateria interna) por 110 Reais e acho mais confortável, especialmente o som, que o Hyperx full com fio que paguei 250 Reais.

    1. Esse parece ser um ótimo custo-benefício, vou procurar por um 100% no mesmo estilo. Valeu!

  6. Não li mas é pincel comum de pintar vendido em qualquet matcon