Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Lavar o celular em água corrente com bucha e sabão

Aos possuidores de aparelhos IOS ou Android, com proteção mínima IP68:

Vocês têm a boa prática de periodicamente lavar o celular em água corrente com bucha e sabão?

11 comentários

11 comentários

  1. Higienizo os meus smartphone e tablet usando um pano em microfibra com álcool isopropílico. É o bastante.

  2. Não uso bucha, mas coloco embaixo da torneira e passo um sabãozinho com a própria mão.

  3. Quando tá muito sujo eu faço isso kkkkkkk, mas só água e um pouco da espuma do sabão pra tirar a oleosidade. Faço isso com meu S9 com a tela trincada e com o S23+. Duvido que isso faça algum “mal”.

  4. Agradeço os comentários. Parece que o sabão e o álcool isopropílico não são recomendados, conforme li e reproduzo de trecho do manual do S24 Ultra. Mas creio que sejam recomendações corretas, mas exageradas.
    Meu aparelho atual não tem proteção IP68, mas mesmo assim eu o limpo com papel higiênico bem molhado, e quando está sujo mesmo, borrifo álcool comum e depois seco com o papel higiênico. Sei que não é correto, mas nunca tive problemas. Meu relógio Amazift GTR 4 o manual recomenda não tomar banho quente com ele, e quando vejo já estou tomando.

    Veja o que diz o manual do S24 Ultra, um dos meus candidatos a próximo aparelho:

    “Manter a resistência à água e à poeira
    Seu dispositivo é resistente à água e à poeira e atende aos seguintes padrões internacionais.
    • Certificação de classificação de resistência à água IP68: de acordo com os requisitos do padrão IEC 60529, ele foi testado em 15-35 °C, 86-106 kPa, 1,5 m de água doce por 30 minutos sem movimento.
    Você deve seguir as diretrizes para manter a resistência à água e à poeira do seu dispositivo.
    • Não exponha o dispositivo à água da piscina ou água do mar.
    • Se o dispositivo for exposto a água suja ou outros líquidos, como água com sabão, óleo, perfume, protetor solar, limpador de mãos, produtos químicos como cosméticos ou líquidos que incluam álcool, limpe o dispositivo com água doce que não corra, limpe-o com um pano macio e limpo e seque-o completamente antes de usar para manter a resistência à água.
    • Não exponha o dispositivo à água em movimento com força. Um aumento repentino na pressão da água pode exceder o nível garantido de resistência à água.
    • Em locais como sauna ou sala de vapor, o desempenho de resistência à água pode ser danificado devido a mudanças repentinas na temperatura.
    • Se o dispositivo for submetido a um choque externo ou for danificado, sua resistência à água pode diminuir.
    Se o dispositivo for exposto à água ou poluentes, siga as diretrizes:
    • Limpe o dispositivo com um pano macio e limpo e seque-o bem.
    • Se o microfone ou alto-falante não estiver completamente seco, o som pode não ficar claro durante uma chamada.
    • A tela e outros recursos podem não funcionar corretamente se o dispositivo for usado na água.
    • Não conecte o carregador ou quaisquer acessórios até que o dispositivo esteja completamente seco.
    O dispositivo pode ser danificado se um acessório ou carregador for conectado quando o conector multifuncional ainda não estiver seco.
    A resistência à água e à poeira do seu dispositivo Samsung Galaxy não é permanente e pode diminuir com o tempo devido ao desgaste normal.”

  5. “Lavar o celular em água corrente com bucha e sabão” foi o maior humor involuntário que vejo em um tempo hahahaha, ri muito achando que era alguma piada, ai entrei aqui e vi que era um interesse genuíno em saber sobre celulares com proteção a agua. Ainda assim, tive boas risadas.

  6. Não, mas desde o apocalipse, religiosamente toda vez que chego em casa passo um pano úmido no celular e relogio e chave do carro com aquelas soluções de limpar telas (um sabão light).

  7. Nunca me ocorreu lavar o celular. Passo apenas um pano com álcool isopropílico.

  8. Acho que o sabão pode acabar removendo a camada oleofóbica da tela, não?

  9. Acho que sabão pode prejudicar, eu limpo com lenços de limpeza de lente de óculos.

  10. Sem bucha. Com a mão e sabonete ou detergente, bastante água correndo em cima.