Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

iOS/MacOS 26, uma catástrofe?

Já estou na Apple há tempo suficiente para não instalar uma versão com grandes mudanças logo de cara.
Mas mesmo assim fui ver os reddits do iOS e macOS.
Tá um clima de terra arrasada.
Inúmeros tópicos criados todos os dias apontando inúmeras inconsistências.
Diria que a reclamação está pior do que na época do iOS 7.
No mais, aguardarei até as versões 26.1

21 comentários

21 comentários

  1. Uso o ecossistema da Apple no âmbito pessoal e profissional. iPhone 15 Pro, iPad Air M1, Macbook Pro M3 (empresa) e Macbook Pro M4 (pessoal).

    iOS 26 tá excelente. As animações mais rápidas fizeram toda a diferença. A funcionalidade anti-spam para chamadas de números desconhecidos também.

    Também gostei do iPadOS 26, principalmente porque agora o ponteiro do mouse realmente é um ponteiro do mouse (e não aquela bolinha horrível).

    Já sobre o MacOS 26… tá difícil. Há um problema de uso excessivo de GPU em aplicações Electron (como Slack, Discord, VSCode e outros) e outro problema de uso excessivo de CPU (relacionado ao auto-complete a nível do OS). Recomendo esperar as próximas atualizações até que isso seja resolvido em definitivo.

    1. Como fez essa anti-spam pra chamadas? Aqui eu recebo um monte, e o pior é que sumiu a opção de bloquear determinado número (lá em Telefone, (i), etc)

  2. Eu tenho sentimentos mistos em relação ao iOS 26, mas nenhum sendo uma critica tão forte; gost0 do novo design dos apps, mas a única coisa que realmente incomoda é que os contornos reflexivos na homescreen são extremamente bregas. Dizem que a inspiração foi o visionOS, mas faltou um bocado da sobriedade dele num geral

    Talvez eu me arrependa, mas não vou voltar pro iOS 18 (fiz uma instalação limpa do 26 e não queria ter que formatar de novo agora); meu iPad tem só 3GB de RAM, então talvez seja uma boa ideia não atualizar também

  3. Pra ver o lado positivo: o ios 26 me fez aprender como é o downgrade no iphone, o que me fez rever alguns apps e arquivos esquecidos ocupando armazenamento hahahahh

    Achei o sistema feio e distante da proposta que procuro de um celular discreto que me faça distrair menos com tela.

  4. No AMA que o The Verge fez no dia da publicação das reviews dos iPhones 17, perguntei sobre a experiência do OS nesses modelos. Dois dos revisores responderam que não notaram problemas, o que até é esperado, mas não era assim tão garantido considerando os betas.

    Aqui no andar de baixo, tenho sofrido bastante com os bugs, principalmente da nova experiência de janelas do iPad OS. No iOS, há um bug no brilho automático que altera a luminosidade da tela pro nível máximo abruptamente e tem me enlouquecido.
    Na parte cosmética, acho que a maior queixa são mesmo as animações fade em botões, que são uma distração e parecem meio mal feitas, pelo menos no meu velho iPhone 12 Pro.
    Eu desabilitei a transparência nas opções de acessibilidade, o que deixa algumas partes do sistema ainda mais feias, mas pelo menos consigo achar os botões com facilidade.
    Recomendei a todos que conheço que aguardem a versão 26.1 antes de atualizar.

  5. Sou usuário da Apple desde 2016 mais ou menos. Atualizei no iPhone 13 e no iPad Pro 2018. No Mac, vou aguardar pois é instrumento de trabalho.

    Achei um pouco bugado no iPad, principalmente a gestão de janelas, quando há mais de um app na tela. Sinto muita falta do Slide Over. No iPhone, não encontrei problemas. Mas há inconsistências (o teclado em um app é diferente do teclado em outro app, por exemplo). Achei o design muito, muito feio. Além de feio, parece que foi projetado com pressa. As antigas versões do iOS e iPadOS eram muito mais polidas (além de mais bonitas). O excesso de animações me incomoda muito também (por exemplo, ao deslizar um e-mail para arquivar ou jogar na lixeira, os ícones para as ações de deletar ou arquivar surgem com uma animação).

    1. A questão do teclado não é uma inconsistência em si, o sistema só libera a interface nova se o app estiver com a SDK 26 (que será obrigatória pros devs só em abril); até lá, depende da boa vontade da galera em atualizar os apps

      Únicos apps mainstream que vi até agora foram o Instagram e o Google Chrome

    2. No iPhone, você notou algum lag na tela de desbloqueio (quando o FaceID não funciona e mostra o teclado para digitar a senha de acesso)? Se sim, consegui melhorar isso de alguma forma?

  6. Instalei nos dois Macs (Air M2 e Mini M4) e no iPhone (15P).

    Excetuando um pequeno lag ao usar o preview (barra de espaço para visualizar rapidamente um arquivo no Mac), não notei nenhum problema.

    No iPhone tudo normal.

    Acho que abrir reddit depois de atualização de sistema e encontrar problemas catastróficos é o natural. Só reclama quem teve problema, quem não teve segue a vida normalmente.

  7. No meu IPhone [13] de testes, decidi instalar o iOS tão logo que saiu, para testar como ficaria os sites no Novo Safari, e estou achando ok, mas muito brega. Eles abusaram demais dos efeitos do vidro. É vidro na notificação, vidro no botão, vidro no relógio, vidro em tudo qualquer lugar. Isso é chato. Se a Apple nos desse a opção de voltar a interface anterior, seria interessante.

    Dito isso, desde as primeiras screenshots do MacOS 26, não gostei. Border Radius das janelas não são padronizadas e são exageradas, dependendo do que é a tela. Rídiculo. Além disso, o excesso de vidro, que me irrita (pois fico mais tempo no computador do que no celular). Muito antes de sair a data da versão final, decidi que vou esperar as versões seguintes do MacOS, para ver se atualizo.

    Mas uma coisa é óbvia, parece que todo mundo está apostando no brega. Samsung que o diga.

  8. uma coisa que anos nessa indústria vital me ensinou é nunca baixar as primeiras versões de sistemas novos.
    felizmente não tenho fomo mais e consigo esperar anos por uma “novidade”. antes eu até instalava betas…
    no fim, é só um celular, é só um computador. se o sistema atual dele faz o que eu espero dele, não vejo motivos pra mudar (menos ainda pra algo feio e ruim de ler).

  9. A comunidade do iPad está em luto pelo fim do Slide Over.
    Eu não usava muito, mas já senti falta. Também porque os gestos para dividir a tela está mais trabalhoso (parece ser mais fácil dividir a tela com um mouse, o que não faz sentido para um tablet)

  10. Até agora estou achando o iOS e o watchOS 26 okay. Entretanto, o macOS não estou gostando tanto. Estou achando os apps nativos muito estranhos, a sidebar não combina com o restante do app. Parece que os botões estão maiores. No Safari, parece que o “click” do botão de fechar a aba está desalinhado com o ícone do “x”, já aconteceu diversas vezes deu clicar para fechar e na realidade ele selecionar a aba do lado.

  11. Menos ruim do que eu esperava, mas muito aquém do iOS 18/macOS 15… Alguns já fizeram a comparação com aquelas antigas skins bregas que imitavam o Mac no Windows, e é essa a sensação que tenho. Tem algumas boas sacadas e partes bonitas, mas no geral o Liquid Glass é um projeto gráfico menos coeso, menos pensado, pior que os estilos substituídos.

    Mas mesmo assim fui ver os reddits do iOS e macOS.

    Acho que essa galera que frequenta fóruns especializados no Reddit não é muito parâmetro. É uma minoria barulhenta. (Em geral, eu me incluo nela, heheh)

    1. Acho que aí cabe a questão do amadurecimento do visual como um todo, iOS 7 e iOS 18 tem as mesmas propriedades de design, mas tiveram 12 anos de amadurecimento (incluindo mudanças um pouco mais radicais no iOS 11)

      Acho que ainda levam mais um ou dois anos pra estabelecer de fato um padrão geral

  12. Aparentemente eu sou o ponto fora da curva. Atualizei para o iOS 26 e a experiência no geral está sendo bastante agradável e positiva. O efeito de vidro me agradou bastante também.

  13. Tá feia a coisa Milton!
    Enfim, tem tanta coisa errada que já tive de vontade de vir aqui contar mas deu preguiça.
    Ícones com aparência torta por conta dos efeitos visuais, reprodução de som parando sem motivo aparente, teclado tem horas que parece que tá com uma skin nas teclas, coisas sobrepostas que percebe-se que não era pra ser assim de jeito nenhum, além de que pra várias coisas o número de cliques aumentou.
    Uma que me irrita muito, mas que já era do iOS: ao adiar um e-mail e definir um horário pra ser lembrado, não é possível apenas digitar a hora. É preciso rodar aquela “roda virtual” até chegar na hora e minuto desejado. Enfim, o sentimento é de torcida pra que voltem atrás.

    *Nem vou mencionar o desgaste que foi a atualização limpa com a imagem dos sistemas. No iPhone, cogitei ir até uma loja porque tava preso no modo DFU há 12 horas.

    1. Uma que me irrita muito, mas que já era do iOS: ao adiar um e-mail e definir um horário pra ser lembrado, não é possível apenas digitar a hora.

      Dá para digitar a hora no iOS. É só tocar na hora selecionada na roda que o teclado numérico aparece.

      1. Puxa, não sabia. Obrigado!
        Ainda assim, ao testar agora, vi que o teclado está ficando por cima do campo de texto onde estão os números, de modo que ao digitar, não se vê o que está sendo escrito. Fiz um print, por onde consigo enviar a imagem aqui?

      1. Sempre que sai uma nova versão do sistema, prefiro fazer instalação limpa: imagem do sistema e processo via cabo. Em anos, nunca tive problema.
        Na noite de segunda tentei o procedimento e, logo no início apareceu um dos famosos erros da página de suporte. Tem o 7, o 90 e vários outros. A cada tentativa surgia um diferente. Comecei por volta das 19h e desisti às 23h. Fiquei sem telefone, com o eSIM hibernado, sem nenhum contato.
        Na terça tentei uma vez, e em dez minutos tava feito.
        Aí resolvi repetir a saga no iPad só pra testar a paciência e ver se o problema era só no iPhone ou nos sistemas. Aconteceu igual. O processo travava no meio e dava erro. Mas dessa vez desliguei, reiniciei em DFU e funcionou, depois de umas 5 tentativas.