Volte ao seu ritmo com a Insider. 10% a 20% off com o cupom MANUALDOUSUARIO.

Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Instalei o Immich, e agora?

Seguindo as dicas do post Software de gerenciamento de fotos e vídeos, instalei o Immich para testar e foi tudo muito bem e até rápido, já que o Docker, hoje em dia, está muito fácil de usar (não uso o Docker, mas já tentei aprender há uns anos).
Estou surpreso com a facilidade de uso do Immich e empolgado para explorar configurações que não estejam tão à vista.

A princípio ele vai ficar rodando no meu notebook, que não fica 24h em funcionamento. Instalei o app no Android para usar quando tiver na rede local, mas penso que seria interessante ter um mínimo de independência e usar fora da rede, mesmo que isso envolvesse deixar o notebook ligado 24h.

Quem aqui tem dicas do que pode ser feito para melhorar a experiência?

Deixe um comentário

Por favor, leia as regras antes de comentar.

4 comentários

  1. eu coloquei um hd externo como fonte externa de dados e é bem legar ver as lembranças diárias

  2. O jeito mais fácil e seguro de expor sua instância do Immich na internet é usando um túnel da Cloudflare.

    É meio chatinho de entender, mas depois que pega o jeito, fica fácil. O túnel coloca a Cloudflare entre o seu servidor doméstico e a internet, ocultando seu IP e segurando a bronca das tentativas de ataque aleatórias que acontecem o tempo todo. Tem vários vídeos no YouTube explicando (ou tentando). Note que os mais antigos mostram caminhos diferentes do que funciona hoje, após atualizações no lado da Cloudflare que facilitaram a criação e gerenciamento dos túneis.

    Recomendo instalar o cloudflared em um contêiner no Docker. Este é o docker-compose que uso.

    A env TUNNEL_TOKEN será gerada pela Cloudflare, no painel mesmo, quando você criar o conector.

    Todo esse rolê de túneis fica na raiz da sua conta (naquela tela de seleção do domínio), em Zero Trust, Redes, Conectores. Ali você cria e pega o token e, depois, para acrescentar subdomínios (dá para ter vários no mesmo conector), vai no item Rotas de aplicativos publicadas.

    Ah, esqueci de dizer no início, mas esse arranjo pressupõe que você tenha um domínio na web.

    1. Eu posso estar enganado, mas acho que o TailScale consegue fazer tudo isso de um jeito mais amigável e sem depender de um domínio próprio. Depende da instalação de aplicativos em cada plataforma de acesso pra acessar a VPN, mas acho que eles cobrem várias delas. Aqui eu uso o TailScale pra acessar o Immich e outras coisas, como Jellyfin e Radarr…