Antigamente o sonho de consumo de um nerd, na área de áudio, era uma placa de som da “Creative Labs”. Depois isto foi mudando, e o brasileiro conheceu o “som premium” e seus gadgets. Denon, Oppo (com seus players de DVD e Receivers), Harman, Bose, B&W…
Pois bem, o setor parece estar diminuindo, ainda mais com essas últimas aquisições como relata o blog do excelente jornalista Orlando Barrozo. Aliás, vale acompanhá-lo hein!
O que acham? Aparelhos de Som/gadgets disto hoje são commodity? Todos os players serão de fabricantes de Smartphones num futuro próximo?
2 comentários
Como assim: são commodity? Algum dia não foram?
Vc precisa lembrar que estão vindo da China novas marcas com excelente qualidade, a consolidação de marcas menores em grupos maiores é, em última instância, uma forma de auto defesa.
Pra mim e creio que pra maioria das pessoas o que mais importa hoje é a conversa do fone com o ecossistema, e marcas que não possuem um ecossistema (leia-se todas menos Apple e Samsung) acabam tendo menos vantagens independente da qualidade do produto.
No meu exemplo: há 2 meses eu precisava de um fone de ouvido e tinha pouco mais de mil reais para investir. Uso todo o ecossistema Apple, praticamente fiquei entre os AirPods Pro 2 e o Beats Solo 4, no meu caso acabei indo para o Beats por ter mais de 50 horas de bateria e ainda poder usar como P2 passivo caso elas acabem, enquanto os AirPods duram só 6 horas e não daria pra ficar um dia todo trabalhando com eles.
O fone conversa com o iOS, com o Mac e com o Watch de maneira fenomenal, o próprio iPhone faz a leitura do seu ouvido pra ter o audio espacial personalizado, não preciso de um app para ficar checando atualizações nem para ficar ativando os recursos do fone, tudo já está embutido nos sistemas que eu uso.
Fora também a direção que a Apple agora está indo com a linha dos AirPods, transformando eles em um aparelho auditivo, já fazendo teste no próprio device e adaptando o som em toda a parte do sistema e em todos os apps automaticamente de acordo com a sua perda, se fosse um fone de terceiros essa integração não poderia ocorrer dessa forma tão natural.
Fones de outras marcas vão ficar nichadas à galera do hobbie audiófilo.