Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Firefox em total declínio: Como a Mozilla arruinou o navegador na última década youtube.com

Um ótimo vídeo do Diolinux sobre como a fundação Mozilla mudou nos últimos anos e como isso impacta no projeto Firefox.

67 comentários

67 comentários

  1. O vídeo tem toda aquela estética de canais de empreendedorismo metidos a sabichão, mas que são rasos como um pires, e análise de mercado feita em mesa de botequim.

    Claro que a Mozilla tem sua parcela de culpa em ter torrado dinheiro em projetos fracassados como o Firefox OS, e outras decisões executivas duvidosas. Mas dizer que a culpa do declínio do navegador é por causa do ativismo político da Fundação é puro discurso liberalóide.

    Como já comentaram abaixo, as big techs gastam milhões em práticas anticompetitivas para impulsionarem seus navegadores, além de que já foi provado que o Google sabota propositalmente o Firefox em sites como o YouTube e outros do seu ecossistema.

    É uma verdadeira briga de Davi contra vários Golias, mas a “culpa” é toda da Mozilla por defender seus ideais e brigar contra o controle das grandes corporações sobre a Internet.

    1. Hoje a gente fala mal do Firefox OS, mas se tivesse dado certo a conversa seria outra.
      A Mozilla fez certo, poderia ter acertado mas não deu certo, assim como o google wave, kinect, amazon fire, apple vision…

      1. Eu não duvido disso, o problema foi o timing da coisa.

        Se o Firefox OS tivesse sido lançado em 2008/2009 talvez tivesse dado certo. Gastaram tempo e dinheiro em um momento que o Android e o iOS já estavam consolidados (2013) e a Microsoft, mesmo queimando bilhões, não conseguia fazer o Windows Phone ser popular.

        Não tinha como essa empreitada dá certo e muita gente avisou sobre isso, na época.

        1. Quando a MS lançou o xbox muita gente também achou que não ia rolar e rolou, penso ser mais um problema de abordagem do que produto.
          A Valve demorou anos e vários fracassos até acertar o ponto do Steam OS, se tivessem desistido no segundo fracasso hoje não existiria o Steam Deck.
          Aguas do passado não movem o moinho 🤷🏾

      2. Pois é… Às vezes a coisa é mais sobre quanto de lenha tem pra queimar. A Mozilla tem muito menos.

        Mas havia um ou outro indício de que o timming tava descompassado, além do que havia também um problema com a produção do hardware que viria com o OS instalado

        1. Só quero dizer que hoje é fácil para nós dizer o que estava errado, mas na época era uma tentativa válida.

    2. Eu torci muito pelo Firefox OS. Não entendo até hj essa dependência por aplicativos, sendo que 99% de tudo funciona muito bem na web. Talvez se na época os PWA já estivessem por ai, a coisa seria diferente. É só ver o que o KaiOS consegue fazer, com muito pouco.
      Ah lógico, escrevendo isso aqui do meu Firefox 122.01, no Linux Mint LMDE 5.

  2. Não cliquei no vídeo, mas vi aqui no Manual que o CEO da Mozilla mudou e, a partir de agora, o foco voltará para o Firefox.

  3. Eu uso diversos navegadores desde sempre comparando-os no uso diário. Apesar de saber que os testes apontam maior velocidade do Chrome/Derivados para mim nunca foi um fator substancial a substituir o Firefox. Talvez porque para o uso que eu faço não seja relevante. Quando eu vi o vídeo me senti um pouco incomodado. Mas não consigo apontar que está de todo errado. Há uma Fundação Mozilla e uma Corporação Mozilla, esta última tem sim caráter empresarial sendo que o seu principal produto é o Firefox. Sinceramente não me aprofundei em saber se os valores levantados pela Corporação são repassados para a Fundação, ou se cabe a fundação gerir todo o caixa e decidir quanto vai para a Corporação. Mas, penso que, SE o caixa tiver forte ligação/dependência/origem no Firefox, e ainda assim se direcionar uma fração ínfima para o desenvolvimento desse produto, o resultado pode ser bem ruim. Fiquei surpreso – até porque não via com tanta ênfase – o foco dos comentários recaírem mais sobre a pessoa/autor do que sobre os argumentos feitos por esta.

    1. Tem razão os comentários aqui foram críticas a postura do cara sobre ficar em cima do muro e gerar um publico problemático mais ligado ao empresariado, não acho errado a leitura delas, fazer uma leitura empresarial de um projeto sobre deixar a internet mais aberta é algo contraditório.
      Sobre boa parte dos fundos do Firefox se dedicarem ao Navegador, acho o argumento mais valido do vídeo. Sinceramente patético por parte da fundação gastar uma dinheiro considerável com publicidade, o Firefox claramente tem problemas de Design e funcionalidades não polidas a anos. Por outro lado o dinheiro de publicidade é na infelizmente o que mais faz outros navegadores como o Chrome serem os mais usados, com o adendo de fazerem lobby e estratégias monopolistas para serem os únicos navegadores usados em suas devidas plataformas (Android -> Chrome, Apple -> Safari, Windows -> Edge). Minha critica ao conteúdo do vídeo seria ignorar esses pontos e firmar apenas nas criticas a organização, como se a decadência do Firefox fosse exclusivamente de suas decisões e não decorrentes de estratégias monopolistas da concorrência. Na minha opinião ele não comentou essas coisas porque porque não acha relevante pra questão, e eu discordo veementemente dele.

  4. Dio é Google Frendly(usa tudo keep+drive etc e tal)
    Eu parei de ver faz um tempo.
    Tem muito canal bom de Linux na gringa (como sempre) com outras abordagens e até no Brasil.
    As vezes eu não quero saber qual kernel ou benchmark eu só quero saber como foi a usabilidade de um app ou distro pelo Youtuber

    1. Dizem que o Ghedin cobra 20 reais de quem fala sobre bons conteúdos, mas não deixa o link👀

    2. Certo mas fora tuas considerações sobre a pessoa dele conseguiu identificar algum contraponto aos argumentos que ele apontou?

      1. A pessoa é inseparável da sua opinião.
        Não existe um DioLinux no éter, ele é a soma do que ele acredita e do que ele defende. As tecnicalidades nascem antes da ideologia que permia a opinião dele. Não tem como, assim, analisar a opinião dele de forma isolada da pessoa, as duas coisas são uma só e influenciam-se mutuamente.

        E isso vale pra todos nós.

        1. meio off

          isso aí me lembra uma coisa que o Marco Aurélio Mello (ex do STF) disse: nos julgamentos, ele tinha sua “convicção”, depois ia atrás dos argumentos “técnicos” para embasá-la

          (pode ter sido o Gilmar também, mas acho que foi o Marco Aurélio, que era mais cara de pau)

        2. Eu discordo. Em um debate o que deve ser avaliados são os argumentos/proposições. Eles devem ser o objeto para que o debate seja “objetivo”. Análises e críticas/ataques pessoais são há muito tempo reconhecidos como falácias (ad hominem) no caso.
          Portanto, é sim completamente possível e mesmo desejável, que as análises/críticas em relação ao que se discorde tenha como objeto o argumento e não a pessoa do interlocutor.

    1. O algoritmo é implacável Man, já dá até para notar quando um canal fica sucateado por postar direto

  5. Coincidência: tentei dar mais uma chance pro Firefox. Instalei na semana passada. Como está bom! Leve, bonito, funcional. Mas… Sempre tem uma “mas”… Aqui no meu notebook ele simplesmente devora a bateria (é impressionante!) … É, acho que não vai ser desta vez (de novo!)…

    1. Kkkkkk consumi semanas do Órbita tentando resolver isso. Comigo, percebi que o gasto acontecia principalmente durante os streamings, que comecei a executar no Edge.

      1. Aqui, mesmo sem streaming, infelizmente. É na navegação pura e simples, banco, email, serviços, essas coisas, o que deixa a coisa ainda mais insustentável…

  6. Eu não vi o vídeo (não costumo comentar sem acessar as informações antes), mas, após a leitura dos comentários desta postagem, fiquei com vontade de apenas dizer que é muito difícil competir com um navegador (o Chromium) que tem duas das maiores empresas de tecnologia do mundo o desenvolvendo – o Google e a Microsoft. Eu gosto do Firefox e o utilizo como meu software padrão de navegação.

    1. Pois é, uma disputa ingrata.
      Caso o Firefox sucumba, iremos ver o que acontece no iOS, todos os navegares obrigados a usar o motor do safári.

  7. Firefox é o ultimo bastião contra os clones do Chromium.
    Uso o navegador tanto no macbook quanto no meu Android, e diferente do amigo que comentou aí em baixo eu acho o melhor navegador para o mobile, consigo usar as minhas extensões favoritas (Privacy Badger, ClearURLs, uBlock, I still don’t care about cookies).

    Vida longa a raposa de fogo.

    1. Uma dúvida sincera: é realmente necessário usar uma extensão como a Privacy Badger no Firefox? Se configurá-lo para o modo restrito já não dispensaria esse tipo de extensão? Eu tento usar o menor número de extensão para evitar fingerprint. Não leve a mal, é algo que eu realmente gostaria de saber.

  8. Não troco o firefox por nada. É uma resistência mínima que posso praticar, e também gosto das extensões, de conteineres.

    Só fico triste de o firefox ser um completo lixo no android. principalmente ficar fazendo “reload” das páginas quando vc troca de aplicativo. é profundamente irritante. por isso no android eu uso o brave.

    1. Eu acho o melhor navegador para o mobile, consigo usar as minhas extensões favoritas (Privacy Badger, ClearURLs, uBlock, I still don’t care about cookies).

      1. Você nunca reparou ou não te incomoda que ele fique recarregando as páginas? em momentos de preencher campos de senha é triste demais. ou não acontece isso contigo?

        no reddit os relatos são inumeros, não importa a quantidade de RAM do aparelho (o meu tem 8gb) e a Mozila sabe, já foi notificada, mas não faz nada.

        1. Pra te falar a verdade não acontece comigo. Geralmente uso para ler uma página por vez, acabo e fecho, e muitas vezes abro junto com o Feedly para entrar na matéria especifica.
          E sobre o ponto da senha, funciona normal.

        2. Thiago, isso não acontece comigo também e também tenho 8GB de RAM. Tem como você mandar o link de onde foi feito a reclamação pra gente poder entender qual o padrão desse problema, por favor?

          1. https://github.com/mozilla-mobile/fenix/issues/12731

            nessa página tem alguma coisa.

            acho que tem os códigos de bugs que foram informados.

            infelizmente pra mim é impossível usar.

            uso um xiaomi poco f3 com 8gb RAM. desconfio que o Android dele seja extremamente bugado, mas tem gente com celulares de outras fabricantes tb.

        3. Xará, eu usei o Firefox e atualmente uso o Fennec (que é o Firefox em si, mas sem a telemetria da Mozilla) no Android e nunca observei esse comportamento. Tenho um Galaxy S10+ e uso custom ROM nele. Em outra resposta vi que você indicou um link do Reddit em que exemplifica o comportamento estranho, porém observei que a pessoa que publicou o vídeo usa o Firefox Nightly, que é a versão de testes do Firefox. Por se tratar de uma versão de testes é normal, diria que até esperado, que ocorram alguns problemas. O estranho é que aparentemente é um problema antigo e que até o momento não foi corrigido ainda. Você também usa essa versão ou detectou esse mesmo comportamento na versão estável do Firefox?

          1. Na verdade eu testei todas as versões possíveis no Android, para não me desfazer do firefox. dia desses instalei o iceraven, me disseram que ele resolveria o problema, mas nada .

            to bem desconfiado da ROM da xiaomi, que é realmente muito bugada e radical no controle de memória, mas vejo comentários reclamando tb de outros fabricantes.

            posso estar com apenas uma aba aberta, se eu navego entre apps diferentes, apenas 2, quando retorno ao firefox ele dá reload na página. se eu estou num lugar em que a internet está com sinal fraco isso torna a usabilidade horrível

    2. Cara, não tenho esse problema, mas meu celular tem 12GB de RAM. E não sei qual o teu uso , mas nunca tenho mais que 5 ou 6 abas abertas. Pode ser que isso me ajude também.

    3. Thiago, esse suposto bug do reload no Firefox é claramente uma limitação da ROM usada. Talvez, muito talvez, os browsers da família Chromium consigam contornar isso de alguma forma (cache/compressão/seilá).

      Mas te asseguro que numa ROM custom/decente isso não acontece. E falo porque acabei de testar com exatamente os 2 sites que aparecem no vídeo que você linkou (gsmarena.com e anandtech.com), rodando no Firefox 120.1.1 num Moto G52 com meros 4GB de RAM. Ainda fui além e abri uma terceira aba com outro site pesado, e ao oscilar entre essas abas jamais houve reload de qualquer uma delas.

      A ROM que uso é a GSI daqui: https://github.com/TrebleDroid/treble_experimentations/releases

      Um amigo meu tinha um Asus phone desses metidos a besta, e me disse que ao oscilar entre qualquer app havia reload, a ponto de ele não conseguir copiar o número de uma conta e colar no app do banco, pois quando ele voltava pro app do banco recarregava e deslogava. Uma loucura! Sem falar no bloatware surrealista dessas ROMs originais, né? Não consigo usar e fico aliviado que no Android pelo menos tenha como ter controle do sistema.

      1. Obrigado pela resposta detalhada, fulalas!

        Eu desconfio profundamente. A xiaomi é terrível em algumas situações. Até o bluetooth é avacalhado. Mesmo o aparelho em si ser uma máquina muito potente.

        Sem querer abusar, já abusando, você conseguiria me indicar alguma ROM para o poco f3?

        o que eu deveria observar?

  9. “[…] será que a Mozilla vai se tornar diferente daqui pra frente?”

    Sim amigão, a Mozilla vai fazer mudança só porque você acha que sabe como a gestão da fundação funciona. O vídeo parece se tratar mais de um problema (leia-se possível birra) com a Mozilla do que com o Firefox em si.

    1. Não sei João. Ele deve saber que parte do público dele deve gostar do Firefox. Ele parece que ponderou e trouxe uns argumentos bacanas.

      1. Cara, o Dio me pareceu muito mais incomodado com o posicionamento político da Mozilla do que com as questões mais diretas de gestão kk

        Pra mim, isso aparece em dois pontos de um jeito nítido:
        1. Dar mais destaque à questão das doações do que aos efeitos da tentativa de desenvolver um OS que não vingou, e de reescrever o Firefox do zero em Rust, que também não deu certo, e tudo isso gerou muitos custos;

        2. Comparar sem a nitidez necessária as questões de privacidade com serviços da Mozilla como o Pocket com aquilo que a big tech faz.

        Sem essas duas coisas, o vídeo acaba ganhando um tom de fundo de birra mesmo, ainda que eu não discorde do que ele traz no âmbito de dados, a Mozilla tem sérios problemas em andamento.

    2. Dio é Google Frendly(usa tudo keep+drive etc e tal)
      Eu parei de ver faz um tempo.
      Tem muito canal bom de Linux na gringa (como sempre) com outras abordagens e até no Brasil.
      As vezes eu não quero saber qual kernel ou benchmark eu só quero saber como foi a usabilidade de um app ou distro pelo Youtuber

  10. Uso FF desde sempre e até então me atende muito bem. Estou usando o Chromium de vez em quando e tem sido uma ótima alternativa, mas ainda sigo firme com o FF e não pretendo deixá-lo de lado tão cedo. Também não acho que o FF está “ladeira abaixo”. Ao menos para meu uso ele atende maravilhosamente bem. Na verdade não curto muito essas análises do Diolinux. Acho as vezes meio tendenciosas e vagas. Isso é meu ponto de vista!

    Por fim, creio que a Mozilla dormiu no ponto quando ela quis fazer um pouco de tudo e esqueceu do essencial, ou seja, alavancar o uso do FF e não se preocupar por exemplo com sistema operacional mobile e outras coisas que não deram em nada. Acho que falta é foco no produto.

    1. Se eu te falar que eu também não sou muito fã desse design, mas amo o fato do Firefox ser extremamente customizável. Tem o Firefox Colors e também tem o WaveFox que é muito legal.

  11. Logo que vi esse vídeo ontem ia trazer aqui pro Orbita – não trouxe, como dá pra ver, heheh.

    Acompanho o Diolinux e ele tem influência direta em hoje eu usar (e indicar) Linux onde posso. Mas esse vídeo é no mínimo ingênuo, pra ser leve. Como muitos trouxeram aqui, mostra uma miopia liberal de achar tudo que é alheio “extremismo” e “ideologia”, mas não ter noção das próprias posições.

    O trecho do “concorrência é sempre bom” resumiu a ‘neutralidade’ que, ingenuamente, o Dio acha ser sua posição analisando tecnologia.

    Falta Humanas pro pessoal de Exatas – e vice-versa, admito.

  12. Senti forte o velho posicionamento tecnocrático de que a tecnologia deve ser neutra/é só o que importa, ou que tudo deve ser investido em “melhorar o Firefox”, como se fosse uma questão puramente… técnica. Se fosse assim, a Alphabet/Google não gastaria uma nota com lobby e outros investimentos não técnicos para se blindar e atar as mãos de parceiros e rivais.

    A comparação entre Chromium e Linux é péssima. O Chromium é aberto, mas quem dá a palavra final é o Google. Outras empresas podem mexer no que o Google determina que entre no código, mas navegador é um negócio complexo, não dá para desfazer tão fácil coisas de baixo nível.

    Esse truque é típico do Google. Eles fazem o mesmo com o Android, que tem o código aberto, sim, porém sabotado pelo próprio Google e sua camada de software proprietário quando fecha acordos com as OEM impondo que elas não usem Android sem ser o do Google (novamente, nada “técnico”).

    A Mozilla poderia ser muito melhor, mas do jeito que é, é muito melhor do que se não existisse. Sei lá, críticas são sempre válidas, mas achei essa rasa, um ataque meio gratuito. O Firefox é um bom navegador e a Mozilla é ativista e nunca escondeu isso (e acho necessário que ela tenha essa postura).

    1. Acho que valeria propor um papo com o pessoal do Diolinux no teu podcast, Ghedin, falando sobre o “mercado” dois navegadores hoje e como a situação chegou a tal ponto.

    2. O problema que eu acho que ele quis dizer é pedir doação e meio que fazer doação com a doação.

      1. A missão da Mozilla é “garantir que a internet continue sendo uma força para o bem”. Não acho que seja um disparate ou algo que vá contra essa missão investir em ideias, projetos e pessoas que ajudem a avançá-la.

        Além disso, não é segredo e, portanto, não deveria ser surpresa. Está bem destacado no site da Fundação Mozilla.

        1. Se a gente pensar que a tal ideologia californiana é a crença na resolução técnica de problemas sociais e políticos, tá aí o ponto em que a Mozilla (a fundação, não a corporação) se distancia dessa coisa. Não vejo com maus olhos.

    3. Bem, por mais que eu continue usando o Firefox tanto no desktop quanto no celular, é inegável que a engine do Chromium tenha alcançado outro patamar em termos de performance e inovação. E não é pouca diferença não.

      Podemos discutir as razões para isso ter acontecido, claro, mas não podemos negar o estágio atual meio decadente do Firefox. A coisa é tão esquisita que se o Google parar de pagar a Mozilla para manter a engine de busca deles como padrão, é capaz de a Mozilla fechar as portas. E eu não sei se um browser hoje conseguiria ser mantido por uma comunidade open source solta, sem uma gerência mais firme por trás.

      A melhor solução, no meu ponto de vista, seria parar com essa afliceta sem fim de querer mudar tudo o tempo todo; esse tique nervoso que dominou a web. A web se tornou uma aberração. Um browser hoje demora mais pra compilar do que o kernel do Linux junto com um ambiente gráfico inteiro — não estou brincando! Se isso não é sinal de que algo está errado, então não sei o que mais seria preciso pra provar o ponto. Galera faz até jogos usando CSS puro, sem JavaScript… https://www.youtube.com/watch?v=TL41NpYnhWo

    1. Poderia citar pra gente quais fatores seriam esses? Estou sinceramente interessado em saber!

      1. Bem, vamos supor que tem duas empresas, duas empresas bem fortes em Tecnologia. Uma delas, tem participação forte em market share num sistema operacional Desktop. Outra, por acordos, coloca o seu navegador em todos celular com um sistema Android.

        Bem, o resto já sabe

  13. O vídeo não é ótimo não, só escancara o “murismo” do Dionatan – ainda bem que ele gosta do nome.
    E, vamos combinar, o google e a microsoft tratoraram o firefox, dizer que foi má gestão e esquecer fatores externos é coisa de liberal desinformado.
    A discussão que deve ser feita é o que a mozilla faz com as doações, isto tem que ser transparente, e também questionar os royalties, afinal a origem deles são as mesmas empresas cujas políticas a mozilla questiona.
    Queria que o Dionatan tivesse a mesma dedicação analisando, isso ele faz muito bem, a política do google ou da microsoft, por exemplo. A mozilla não é cachorro morto, mas chuta-la é fácil.

  14. O grande problema que eu vejo, no Firefox, em si, é cagarem pra comunidade.