Virada de ano chegando, geralmente início de Janeiro é o período onde faço uma “faxina digital anual”. Vou compartilhar algumas coisas que eu faço e seria legal ver dicas e coisas que possam ser acrescentadas:
- revisão dos meus planos contratados, como fibra ótica, celular, etc. Geralmente operadoras e empresas lançam planos novos, mais baratos, e não migram a base de consumidor. Última vez que fiz isso com a Vivo consegui baixar meu gasto mensal em uns R$50
- revisão dos serviços de streaming contratados. Tem muita coisa que eu assino e quando vou ver não estou nem usando.
- Descarte de NFs digitalizadas há mais de 1 ano. Não guardo praticamente nada impresso, mas também ficar armazenando um PDF de nota fiscal de um eletrônico comprado há 3 anos muitas vezes não faz sentido.
- Digitalização de novos documentos
- Cancelamento de serviços que estão perto do fim de período de bônus (exemplo minha assinatura virtual do Valor, que mês passado saiu do preço promocional de renovação e voltou a ser cobrado preço cheio)
É meio chato mas sempre pego 1 dia do ano pra fazer isso, a economia pode ser muito maior que imaginamos. Vocês fazem algo assim?
9 comentários
Sugiro guardar as notas fiscais por um período maior. Um ano é meio que o prazo padrão que as fabricantes dão, mas se o produto der defeito logo depois, ainda é possível ganhar uma indenização na Justiça se o defeito for inesperado — por exemplo, uma TV que pifa com dois anos de uso.
A exemplo de alguns amigos aqui, tenho o hábito de fazer backups e faxinas digitais com alguma regularidade. Só tem duas coisas que ainda estão pendentes e, por serem demandas enormes, seria ótimo separar um tempo para avançá-las:
Esse ano vou incluir a parte de revisar as minhas assinaturas. Pretendo eliminar pelo menos 3 serviços.
Uma coisa que ñ fazia e achei interessante em ler aqui nos comentários está relacionado ao gerenciamento de senhas. Esse ano vou incluir na minha lista de atividades.
Ah! Também aproveito para criar a planilha de custos do ano. Sempre adiciono alguma nova info para acompanhar durante todo o período.
Eu aproveito e faxino as redes sociais (pessoas que pararam de me seguir, pessoas ou empresas que não faz mais sentido seguir) e desativo as redes por algum tempo até meados de janeiro
É uma época em que todo mundo faz coisas parecidas (reúne família, festas, viagens, retrospectivas) e é impossível não ficar comparando….então fujo do ambiente
Backup das fotos tiradas do ano da memória interna do celular.
Seleciono todas com o padrão de nome de câmera do ano atual.
Libera uns gb de espaço que poderá ser utilizado pelas fotos do novo ano.
Também salvar o histórico de pdfs de contas por ano também junto com seus comprovantes. Ajuda bastante em caso de contestação ou quando o banco demora pra exportar comprovantes mais antigos.
Eu não costumo organizar meus arquivos no final do ano, o que acontece é que ao decorrer do ano eu acabo parando para organizar algumas coisas coisa estou disposto, mas é algo sem prazo.
Esse final de ano vamos formatar um computador daqui que está meio lerdo, vai ser essa a organização.
Surpreendentemente, ando bem organizado esse ano, mas normalmente a faxina digital passa por:
1. Arquivar os e-mails do ano anterior;
2. Fazer uma limpa geral dos PDFs e arquivos de texto do ano/semestre anterior;
3. Seguir o Bitwarden para deletar algumas contas inutilizadas;
4. Conferir se a organização dos meus arquivos funcionou ao longo do ano, ou se dá pra melhorar;
5. Limpar a agenda para o próximo fluxo de trabalho (comigo isso também é semestral).
Sim, eu faço revisão rápida da galeria de fotos mês a mês (apagando fotos repetidas, por ex)… também conecto uns HDs e SSDs mais antigos pra revisar o que tenho pra quem sabe deletar ou mover algo de um lugar pra outro.
Passo uma geral no Bitwarden pra revisar as senhas e sair atualizando as de alguns serviços.
Tem muito mais coisa nessa revisão mas tento fazer com uma frequência maior, tipo a cada 6 meses ou algo do tipo.
Eu geralmente tento já me manter organizado no dia-a-dia, então poucas vezes tiro pra fazer uma faxina digital geral. A única faxina obrigatória anual que faço é para mudar grande parte das minhas senhas, onde tiro um dia para revisar e mudar todas.
Adiciona isso verificação de nuvem (organizar pastas e arquivos entre-serviços, pois tenho 3) e claro refazer o cansativo “backup anual offline” em HDDs antigos, que ficam… completamente offline e livres de explosões na maquina principal.