Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Fim de ano, época da faxina digital

Virada de ano chegando, geralmente início de Janeiro é o período onde faço uma “faxina digital anual”. Vou compartilhar algumas coisas que eu faço e seria legal ver dicas e coisas que possam ser acrescentadas:

  • revisão dos meus planos contratados, como fibra ótica, celular, etc. Geralmente operadoras e empresas lançam planos novos, mais baratos, e não migram a base de consumidor. Última vez que fiz isso com a Vivo consegui baixar meu gasto mensal em uns R$50
  • revisão dos serviços de streaming contratados. Tem muita coisa que eu assino e quando vou ver não estou nem usando.
  • Descarte de NFs digitalizadas há mais de 1 ano. Não guardo praticamente nada impresso, mas também ficar armazenando um PDF de nota fiscal de um eletrônico comprado há 3 anos muitas vezes não faz sentido.
  • Digitalização de novos documentos
  • Cancelamento de serviços que estão perto do fim de período de bônus (exemplo minha assinatura virtual do Valor, que mês passado saiu do preço promocional de renovação e voltou a ser cobrado preço cheio)

É meio chato mas sempre pego 1 dia do ano pra fazer isso, a economia pode ser muito maior que imaginamos. Vocês fazem algo assim?

9 comentários

9 comentários

  1. Sugiro guardar as notas fiscais por um período maior. Um ano é meio que o prazo padrão que as fabricantes dão, mas se o produto der defeito logo depois, ainda é possível ganhar uma indenização na Justiça se o defeito for inesperado — por exemplo, uma TV que pifa com dois anos de uso.

    A exemplo de alguns amigos aqui, tenho o hábito de fazer backups e faxinas digitais com alguma regularidade. Só tem duas coisas que ainda estão pendentes e, por serem demandas enormes, seria ótimo separar um tempo para avançá-las:

    1. Reduzir ainda mais a quantidade de fotos. A gente tem muita foto, acho que consigo reduzir pela metade sendo mais criterioso sem afetar a memória afetiva e/ou as lembranças desses eventos.
    2. Comecei a usar um aplicativo de diário em texto puro criptografado, aí queria passar os registros que tenho no Day One e no Daylio para ele.
  2. Esse ano vou incluir a parte de revisar as minhas assinaturas. Pretendo eliminar pelo menos 3 serviços.

    Uma coisa que ñ fazia e achei interessante em ler aqui nos comentários está relacionado ao gerenciamento de senhas. Esse ano vou incluir na minha lista de atividades.

    Ah! Também aproveito para criar a planilha de custos do ano. Sempre adiciono alguma nova info para acompanhar durante todo o período.

  3. Eu aproveito e faxino as redes sociais (pessoas que pararam de me seguir, pessoas ou empresas que não faz mais sentido seguir) e desativo as redes por algum tempo até meados de janeiro

    É uma época em que todo mundo faz coisas parecidas (reúne família, festas, viagens, retrospectivas) e é impossível não ficar comparando….então fujo do ambiente

  4. Backup das fotos tiradas do ano da memória interna do celular.

    Seleciono todas com o padrão de nome de câmera do ano atual.

    Libera uns gb de espaço que poderá ser utilizado pelas fotos do novo ano.

    Também salvar o histórico de pdfs de contas por ano também junto com seus comprovantes. Ajuda bastante em caso de contestação ou quando o banco demora pra exportar comprovantes mais antigos.

  5. Eu não costumo organizar meus arquivos no final do ano, o que acontece é que ao decorrer do ano eu acabo parando para organizar algumas coisas coisa estou disposto, mas é algo sem prazo.

    Esse final de ano vamos formatar um computador daqui que está meio lerdo, vai ser essa a organização.

  6. Surpreendentemente, ando bem organizado esse ano, mas normalmente a faxina digital passa por:
    1. Arquivar os e-mails do ano anterior;
    2. Fazer uma limpa geral dos PDFs e arquivos de texto do ano/semestre anterior;
    3. Seguir o Bitwarden para deletar algumas contas inutilizadas;
    4. Conferir se a organização dos meus arquivos funcionou ao longo do ano, ou se dá pra melhorar;
    5. Limpar a agenda para o próximo fluxo de trabalho (comigo isso também é semestral).

  7. Sim, eu faço revisão rápida da galeria de fotos mês a mês (apagando fotos repetidas, por ex)… também conecto uns HDs e SSDs mais antigos pra revisar o que tenho pra quem sabe deletar ou mover algo de um lugar pra outro.

    Passo uma geral no Bitwarden pra revisar as senhas e sair atualizando as de alguns serviços.

    Tem muito mais coisa nessa revisão mas tento fazer com uma frequência maior, tipo a cada 6 meses ou algo do tipo.

  8. Eu geralmente tento já me manter organizado no dia-a-dia, então poucas vezes tiro pra fazer uma faxina digital geral. A única faxina obrigatória anual que faço é para mudar grande parte das minhas senhas, onde tiro um dia para revisar e mudar todas.

  9. Adiciona isso verificação de nuvem (organizar pastas e arquivos entre-serviços, pois tenho 3) e claro refazer o cansativo “backup anual offline” em HDDs antigos, que ficam… completamente offline e livres de explosões na maquina principal.