Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Estão satisfeitos com apps de calendário?

Pode ter sido uma coincidência os lançamentos do Hey Calendar e Notion Calendar tão próximos um do outro, mas é certo que ambas as empresas argumentam que as soluções existentes são antiquadas ou ruins mesmo.

Do anúncio do Notion Calendar:

A maioria dos apps de calendários é desconectada, criando uma lacuna entre o gerenciamento do nosso tempo e a maneira como o usamos. As reuniões acontecem separadas dos cronogramas do projeto, e os nossos calendários de trabalho não sabem nada sobre os nossos planos pessoais. Assim, perdemos prazos ou marcamos dois eventos no mesmo horário.

Na página principal do site do Hey:

Gmail, Outlook e Apple tornaram-se complacentes e marcaram touca*. Então veio o Hey.

Eu sou meio fora da curva — tenho poucos compromissos, agenda quase sempre vazia —, por isso talvez esteja bem satisfeito com as soluções de calendário que já existem.

Daí que surgiu a curiosidade de perguntar a vocês se essa demanda por inovação em calendários existe mesmo ou se é só uma coincidência. O que acham?

PS: Uma coisa que me incomoda é o fato desses serviços não trabalharem com padrões abertos. O Notion Calendar só funciona com contas Google/Gmail. Do Hey, não sei, mas considerando que o e-mail não suporta IMAP/POP, provavelmente o calendário não suporta CalDAV. (Não que faça diferença; o grande diferencial deles é usar e-mail e calendário no navegador.)

* Tomei a ~liberdade de traduzir assim o “ took their eye off the ball” do original.

32 comentários

32 comentários

  1. Eu uso o ticktick, não é exatamente um calendário, mas pra mim funciona melhor que o google agenda.
    Não tenho muitas reuniões e compromissos de trabalho e sim tarefas, então a opção de ir dando um check nas coisas que eu vou criando já com tempo pré definido me ajuda a ir controlando melhor essas demandas, e os tipos de visualização dele eu gosto bastante.

    Fora que aí dentro dele já tem monitoramento de hábitos, que eu deixo pra lembrar de tomar remédios e outras coisas, e já coloco minhas tarefas pessoais nele (contas a pagar, dias de tirar o lixo, essas coisas).

    Eu sei que daria para fazer tudo no Google, mas eu gosto mais da interface e do jeito que as coisas funcionam no TickTick.

  2. Eu uso o Google Calendar e estou experimentando a integração do calendário do Nextcloud com o do Google.

    Uso o básico, então me atendem com sobras.

  3. – No celular eu acabo usando o calendário nativo do Android mesmo, mas já cogitei trocar pelo Simple Calendar, só não troquei porque o nativo tem me atendido bem;
    – No iPad eu uso o calendário nativo também da Apple, me atende bem;
    – No computador (Linux) eu usei por muitos anos o calendário do Thunderbird, mas acho ele meio esquisitão, agora estou experimentando o Merkuro Calendar, tem me atendido bem. Eu apenas sinto falta de ter mais comandos de teclado, acaba que muita coisa eu preciso fazer no mouse. Mas a interface é agradável, tem me atendido bem.

  4. Eu testei por alguns dias o Sunsama há um tempo atrás. Gostei muito da organização guiada que eles tem, uma pena que custa $20/mês.

  5. Uso o calendário do Google há muitos anos e me atende super bem, tanto no celular quanto no computador (web). Realmente não tenho do que reclamar. Não há muitas funções que eu queira de um app de calendário, apenas que faça o básico bem feito.

  6. O365 corporativo com app do Outlook no iPhone e laptop Windows 11 da empresa. Para vida pessoal e familiar (esposa, 2 crianças, pais idosos….uma bagunça de compromissos) fico no Outlook.com com app no Android pessoal, conta adicionada no iPhone tb, além de acessar via web mesmo. Não é perfeito, a UI do Google Calendar da de 10×0 em simplicidade mas funciona.

  7. Calendário de trabalho vai via Outlook, empresa usa 365.
    Eu tenho muito poucos assuntos pessoais que preciso me lembrar, então uso uma solução que não é orgulho pra ninguém, mas no meu caso específico vem atendendo, faço uma nota no Google Keep com lembrete e só.

  8. Calendário do iCloud para uso pessoal e Outlook (Exchange) pela empresa como parte do O365.

    Ambos funcionam perfeitamente para o que se propõem. Calendário tem que ter um design limpo – quanto mais firula pior.

  9. Me sinto previsivelmente desapontado com o Notion Calendar.

    A expectativa que criaram com esse lançamento era como se fossem anunciar novos recursos realmente incríveis para o próprio Notion e, por fim, é “só” um rebranding do Cron com melhorias na integração com o Notion (totalmente esperado e básico desde que eles compraram o Cron).

    Aliás, por melhor que seja a integração do Cron com o Notion, continuarei a utilizar o calendário menos do que poderia simplesmente porque os arrombad* ainda não fizeram integração com a Apple (mesmo o anúncio sendo feito num mac)

  10. Uso o Cron (agora Notion Calendar) desde o início de 2022 e sempre apreciei a usabilidade e atenção aos detalhes depositados ali pelo fundador, Raphael Schaad. No entanto, com o rebranding, receio que um pouco disso possa se perder, o que já acontecendo em alguns pontos do aplicativo para desktop e no novo ícone, que agora segue os padrões do Notion. Pessoalmente, achava o ícone anterior mais distinto e com mais personalidade. Aliás, não entendo por que, mas no MacOS o Notion parece não aderir totalmente ao padrão de ícones proposto pela Apple.
    Apesar do impacto inicial com a mudança, vejo isso como uma transição natural para esta fase do produto.
    Para quem tem interesse no processo de design por trás do Cron, compartilho um vídeo sobre o assunto com o Raphael: https://www.youtube.com/watch?v=2MrNSjJFBBI

    1. Aliás, não entendo por que, mas no MacOS o Notion parece não aderir totalmente ao padrão de ícones proposto pela Apple.

      Porque o Notion é feito em Electron, ou seja, é um site empacotado junto com uma cópia do Chromium em algo que se assemelha a um app nativo.

  11. Profissionalmente acabo tendo que utilizar bastante o calendário para compromissos da empresa/com o time.

    Nas três empresas que trabalhei fazíamos uso do Google Workspace. O único “addon” que precisei usar nesse tempo todo foi o Calendly, para permitir o agendamento de eventos por pessoas de fora da empresa. E sei que isso já é algo que está na mira da Google para virar uma funcionalidade nativa do produto.

    Acho extremamente difícil essas empresas (Notion e Hey) conseguirem bater de frente com a Google ou Microsoft nesse âmbito “corporativo”, principalmente por questão de preço. Essa é uma razão pela qual muitas empresas estão migrando do Slack para o (terrível) Microsoft Teams ou do Zoom para o Google Meet/Microsoft Teams: elas já pagam uma grana boa na suíte da Microsoft/Google e conseguem ver no cancelamento desses serviços uma boa forma de economizar.

    Talvez estejam mirando num nicho de empresas early stage e entusiastas em tecnologia.

    Digo isso como um grande fã do Notion como produto. Usei por anos em uma das empresas que trabalhei e considero uma ferramenta muito robusta para montar Wikis e organizar ideias em times, mas defintivamente não consigo ver uma empresa largando o Google Calendar pra usar o calendário dele, por melhor que seja a UX. No fim das contas, as pessoas só precisam ver a agenda uma das outras e marcar eventos 🤷‍♂️

    PS: Até hoje não consigo entender como as pessoas pagam 100 USD/ano em um email (Hey). Minha percepção é que a 37Signals fez um trabalho muito bom em criar uma legião de fãs que pagam por qualquer coisa deles.

  12. Olha, posso dizer que sou um usuário assíduo de apps de calendário. Além de ter uma vida cheia de reuniões, eventos, atendimentos, aulas, compromissos pessoais (um caos!), ainda fui presenteado com uma memória que só funciona para o que quer.

    Dito isso, faz vários anos que migrei, e me acomodei, no Google Calendar. Ele funciona muito bem: consigo criar eventos recorrentes com grande precisão (se quero todo dia 18, ou toda terceira quinta do mês, por exemplo), anexar arquivos nesses eventos, ver todos os eventos da semana em uma única tela, escrever longas descrições, classificar tudo por cor, criar tarefas, compartilhar minha agenda… Quero dizer: funciona!

    Por muito tempo, usei o calendário do Tutanota, que era o meu e-mail principal, até a pandemia, quando os serviços Google se tornaram o centro da universidade. Admito que ele já me servia, ainda que tivesse muitas limitações de visualização e poucas opções ao definir a recorrência. Acontece que, ao menos pra mim, o Google Calendar (e até o Google Tasks, em alguma medida) são apps bem rápidos, leves, limpos e compatíveis com serviços de terceiros. Me satisfazem muito bem.

    Até imagino que o Notion consiga fazer um calendário melhor. E estou dizendo isso sem olhar, mas consigo vê-lo, como tudo no Notion, tendo um delay de alguns segundos pra carregar. Na hora de agendar um evento, esses segundos são preciosos. Se não é rapidinho pra abrir e registrar, as pessoas já estão marcando o próximo compromisso enquanto você ainda está abrindo, e isso vira uma bagunça bem grande. Com o Tutanota, me pegava às vezes anotando no papel e repassando depois pro celular. Pois bem… Eu, pelo menos, não largaria o Google Calendar pelo Notion ou pelo Hey, principalmente se o padrão não é aberto.

  13. Utilizo o calendário do Nextcloud, e como tem suporte ao formato CalDav integro-o no Thunderbird e no Android.

    Não ter suporte ao CalDav é um problema crítico. Não poder operar com os diversos apps de calendários existentes e não conseguir conversar com os calendários de terceiros (mandar um convite para alguém e essa pessoa apenas importar para o calendário dela) é uma regressão considerável para esse tipo de aplicação.

  14. O Notion Calendar (falecido Cron) resolveu uma lacuna enorme no meu workflow que eu só tinha visto antes no Apple calendar do MacOS: mostrar os eventos em outro fuso horário.

    Trabalho com uma galera em outros fusos horários, volta e meia preciso compartilhar tela de calendário no fuso da pessoa para agendar reunião. O “jeito” que eu fazia era trocar o fuso horário do Google calendar, tirar screenshot, voltar para meu fuso horário. Com o notion calendar, é tipo um botão que aperto e boa.

    1. No Google Agenda da pra usar 2 fusos ao mesmo tempo. Basta ir nas configurações daquela agenda específica.

  15. O Todoist está implementando um calendário também, muito embora não seja a mesma coisa.

    Desde que a Microsoft comprou e matou o Sunrise (2015), não surgiu nenhum app de calendário espetacular. Uso e aceito as features básicas dos calendários nativos do iOS, do macOS e do Gnome.

  16. Não sabia desse lançamento. Estou testando aqui. Curti a integração com o Notion em si e o lance de Disponibilidade.

  17. Assisti o vídeo de apresentação do Hey quando ele recebeu autorização para entrar na App Store. Tirando as firulas visuais (que gostei), ao longo do vídeo ficava dizendo a mim mesmo: precisa disso?

  18. Eu utilizo os serviços da Proton e, para meu uso simples, funciona muito bem! A interface é bonita e coesa entre os apps (apesar de alguns serem um pouco simples demais as vezes kk). Quem sabe um dia tenho necessidades maiores e vejo o plano pago ou outro serviço.

    1. Eu usei por muito tempo o do Proton também, pra quem tem um uso mais simples realmente funciona bem. Só parei de usar porque ele não permite abrir o calendário em outros aplicativos, mas se usar só a interface dele no site ou no aplicativo realmente é ótimo e funcional.

  19. Eu também utilizo o Google Agenda e pra mim funciona perfeitamente.

  20. Uso o próprio Calendário no iOS e macOS, com isso consigo integrar o Google Calendar numa boa.

    Estava testando o Cron, que virou o Notion Calendar e até gostei, mas toda a funcionalidade que possui foi muito para meu uso.

  21. Tenho me dado bem com o Google Calendar para tudo (trabalho e vida pessoal).

    Depois que aprendi que dá pra configurar para ele encaminhar um e-mail diário com as atividades do dia, resolveu meu maior problema que era não ter o hábito de olhar a agenda no início do dia

    1. Mas o e-mail você olha? Kkk
      Acabei de me dar conta que simplesmente não uso mais e-mail. Eu literalmente do só e-mail para confirmação de cadastro ou recuperação de senha.

      1. É parte essencial do meu trabalho.

        Inclusive, respondendo esse comentário pq acabei de ser notificado por email :D

  22. Bom, se os dois trabalham de maneira fechada sem conversar com soluções terceiras o problema é o mesmo.

    Fico com meu Google Agenda que tem funcionado bem.

    E eu uso até que bastante. Gerencio eventos sociais, pagamentos de contas, consultas, exames e tenho calendários compartilhados que funcionam bem.

    Tenho a sorte de não precisar sobrepor a vida pessoal e profissional e quando preciso, como é raro, tem como resolver mais fácil.