A morte do Pocket, para mim, foi uma surpresa. Sou assinante e dependente do serviço.
Há mais ou menos 8 anos, eu uso uma automação através do P2K que, todos os dias às 6h, envia as últimas publicações salvas no meu Pocket para o meu Kindle. É algo simples, mas que mudou meus hábitos de leitura e não gostaria de ter que mudar esse hábito.
Queria ajuda dos colegas do MdU para encontrar uma solução que faça o mesmo, mas usando outro serviço. Pode ser o Wallabag, o Instapaper, qualquer um, desde que não seja tão caro (uns 100 reais por ano, no máximo).
Há um bot do Telegram que envia os artigos para o Kindle, mas ele faz isso um a um e cada link enviado precisa ser validado no e-mail. Com o P2K, eu não precisava ficar validando e, se eu salvasse 10 publicações no Pocket naquele dia, no dia seguinte as 10 iriam em um único “livro”, como se cada publicação fosse um capítulo. Era muito bom! Então se conhecerem algo do tipo, ficaria feliz em saber.
19 comentários
E tem uma extensão do Chrome chamada “Send to Kindle” que funciona mto bem tbm:
https://www.amazon.com/sendtokindle/chrome
Já havia migrado do Pocket pro Raindrop há tempos, recomendo:
https://raindrop.io/
Há mais de 10 anos (quando ainda existia Orkut e IA era uma fantasia), eu escrevi esse texto pra ajudar uns amigos que tavam comprando o primeiro Kindle
Sempre sugiro pra todos usuários quatro ferramentas:
SendToKindle – App do Chrome pra enviar textões da internet que não tem como ler na hora pro kindle, em dois cliques. Quase tudo ele converte bem, mas não é 100% confiável. Pro Android, tem um aplicativo de acho que um dólar que faz mais ou menos a mesma coisa, mas não lembro o nome agora.
https://chromewebstore.google.com/detail/send-to-kindle-para-googl/cgdjpilhipecahhcilnafpblkieebhea
Kindle Mate – Programinha pra gerenciar as marcações e anotações do Kindle (que são uma bosta de importar pro PC). Importou perfeitamente meus esquemas, permite busca, permite edição das seleções e notas, permite exportação, em um arquivo só ou separando por autor/livro, e ainda permite sincronização de volta com o kindle, depois das edições.
https://sourceforge.net/projects/kmate/
email @kindle – Esse é o mais basicão, mas nem todo mundo sabe. A Amazon oferece pra todos os usuários do kindle um e-mail @kindle, que tu pode enviar arquivos, e ele sincroniza com o dispositivo. Se o assunto do e-mail for “convert”, ele converte .pdf e .doc pro formato Kindle
E por fim essa sequência de programinhas pra transformar aquele livro escaneado em um pdf um pouco mais legível pro Kindle (ou mesmo pra qualquer que seja o leitor)
A fonte é o bom e velho Orkut: https://web.archive.org/web/20160823083106/https://orkut.google.com/c95565705-tfd7c70858ecda7de.html
“Envolve três programinhas gratuitos, a serem usados em ordem
1) A-PDF Cut (http://www.a-pdf.com/page-cut/index.htm): divide as páginas ao meio e salva num único novo pdf, na ordem correta. Não confie na divisão automática, é necessário percorrer o documento e ir deslocando a linha média para ficar perfeito. (É a versão trial mesmo, a única limitação parece ser que ele põe uma marca d’água na primeira página)
2) BRISS (http://sourceforge.net/projects/briss/): tira as margens inúteis em branco (ou preto, como no caso de muitos scans). Também não confie totalmente no default, dê uma refinada manual nos enquadramentos (muito rápido, não se preocupe);
3) A-PDF Scan Optimizer (http://www.a-pdf.com/scan-optimizer/index.htm). Esse finaliza o serviço, girando as páginas tortas! Aqui não precisei fazer nada manualmente, as configurações padrão deram conta do recado. (Não sei qual a limitação da versão trial.. parece q coloca outra marca d’água, mas novamente só na primeira página). “
O RSS Qireader faz isso. Gera um epub que pode ser enviado para o seu e-mail ou para o Kindle.
https://www.qireader.com/
https://epub.press/ faz isso, de agrupar artigos num único ebook e enviar para o Kindle.
Usei por um tempo curto, depois que destravei o Kindle, passei a usar o Wallabag, já que o KoReader (o leitor do Kindle liberado) é integrado a ele.
No celular eu salvo a página como pdf e mando pro email do kindle com o assunto convert.
No pc, baixo a página com o plugin “dotepub” e mando o epub resultante para o email do kindle.
Altas gambiarraras.
Aline, acabei de comentar abaixo que dá pra enviar direto para o app de celular sem a necessidade de converter, e usar uma extensão no computador que faz o mesmo, fica mais prático. Só descobri isso agora.
Eu mando tudo pro kindle pelo app do iOS, não funciona para você?
Acabei de pesquisar e dá pra compartilhar direto do navegador do celular para o app do Kindle. Já no computador tem uma extensão pra Chrome/Chromium que faz o mesmo. Não sabia disso e, por hora, vai me salvar. A única desvantagem é que 1 artigo = 1 livro. Eu queria que um conjunto de artigos virassem um único livro, como o P2K fazia. Mas por hora, resolve.
Uso o Instapaper para salvar e ler depois e o Calibre para enviar do Instapaper para o Kindle via e-mail, ele salva no Kindle como um único livro em .epub e separados por capítulos similar ao Instapaper Preminum porem no 0800
E como você faz o envio pelo Calibre? Pode detalhar mais o processo?
No Calibre, a opção [Obter Noticias], pesquise por Instapaper, adicione seu usuário e senha do Instapaper e em seguida [Descarregar agora] para estar disponível como um livro .epub no Calibre. Em [Ligar/Partilhar] você pode adicionar seu e-mail do Kindle. ou enviar para o Kindle via cabo
Mas o Instapaper Free não faz isso? O meu faz, acabei de testar aqui
Como você faz? Na página de recursos do premium, o item “‘Send to Kindle’ using a bookmarklet or our mobile apps” é listado como exclusivo da versão paga.
Se não me engano ele envia 2 ou 3 vezes depois ele trava e fala que somente com o premium mesmo
Ah, faz sentido. É tipo as anotações, limitadas a cinco (!) por mês (!!) no plano gratuito.
Está nos ajustes entrando pelo navegador. No aplicativo não tem.
Dá pra agendar entrega automática ou enviar manualmente:
https://imgur.com/a/YeDUGEa
Eu uso eventualmente e nunca tive nenhum limite.
Minha conta no instapaper é de 2008, será que contas novas não tem o recurso gratuitamente?
Minha conta é antiga também (e gratuita), e configurei o envio do Instapaper para o Kindle faz um tempão. Ele manda um arquivo com os artigos toda semana.
Veja se o serviço do fivefilters resolve pra você