Vale um pouco de contexto para entender essa treta.
Matt Mullenweg, co-fundador do WordPress e fundador e CEO da Automattic, dona do WordPress[.]com, fez duras críticas ao WP Engine, uma hospedagem especializada em WordPress, no encerramento do WordCamp EUA, nessa semana. Ele disse à audiência para que abandonem o WP Engine, caso usem o serviço. Detalhe: o WP Engine era um patrocinador do evento.
No sábado (21), ele publicou no blog do WordPress[.]org, ou seja, no site do projeto FOSS, uma versão sintetizada e mais raivosa do pití contra o WP Engine, chamando a empresa de “câncer do WordPress” e dizendo que o que eles oferecem não é WordPress porque eles desativam as revisões de posts por padrão. Isso seria prejudicial à imagem do WordPress porque as modificações do WP Engine causam confusão. O primeiro parágrafo do texto:
Tem que ser dito e repetido: o WP Engine não é o WordPress. Minha própria mãe estava confusa e achava que o WP Engine era algo oficial. A marca, o marketing, a publicidade e toda a promessa aos clientes é que eles estão lhe dando o WordPress, mas não estão. E eles estão lucrando com a confusão.
O WP Engine foi comprado por uma empresa de private equity, a Silver Lake. Dizem por aí que a rusga do Matt com eles é porque estão faturando muito mais que a Automattic.
O que acho irônico nessa história é ele acusar o WP Engine de “confundir a própria mãe” sendo o dono da Automattic, que tem uma hospedagem literalmente chamada WordPress[.]com, que é diferente do projeto FOSS WordPress[.]org, uma confusão óbvia e que todo mundo que entra em contato com o WordPress tem dificuldade de entender. Ano passado a confusão aumentou quando a Automattic replicou no WordPress[.]com o diretório de plugins do [.]org. Um resumo.
Além disso, também é irônico (hipócrita, eu diria) ele reclamar da ausência de revisão de posts como algo que descarateriza o WordPress ao mesmo tempo em que a Automattic oferece o WordPress sem acesso a plugins e todos os temas nos dois planos básicos de hospedagem.
Gosto muito do WordPress, como já declarei diversas vezes, mas Matt tornou-se um veneno para o projeto. Ele precisa deixar a liderança do [.]org urgentemente, sob o risco de corroer a popularidade do WordPress e afugentar a comunidade.
3 comentários
Lembro do b2, que foi onde isso tudo começou.
O Matt sempre posou de nobre, mas não foi com nobreza que ele pisou no pescoço do Movable Type.
WordPress é o Chrome dos CMS’es. Entendam como quiserem.
E o jQuery dos devs backend que ñ aprendem PHP, mas sim “Wordpress”.