Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

[en] Todo carro novo é um pesadelo para a privacidade. traduzir vice.com

Ainda bem que não tenho dinheiro e vou continuar nos usados um bom tempo :D

9 comentários

9 comentários

  1. Acho que ter um carro por si só já é um pesadelo. O último que tive eu vendi em 2016. Como moro em Brasília, ouvia as pessoas dizendo que eu não duraria 6 meses sem carro. Melhor coisa que fiz. Só de me imaginar sentado em posto de gasolina perdendo meu tempo do fim de semana enquanto um OBJETO é lavado… me arrepia.
    Sem falar a sensação de que vc trabalha pra manter um troço que só leva seu dinheiro pra qualquer coisa (seguro, manutenção, abastecimento, limpeza, estacionamento…)

  2. Cada vez a coisa fica pior.

    Soma-se a isso a moda dos carros que possuem serviços que são pagos, mesmo que já possuam o hardware instalado, só são liberados para o uso com o pagamento extra.
    Quer aquecimento no banco? Paga uma mensalidade que a funcionalidade é liberada. Quer condicionador de ar? Paga uma mensalidade que a funcionalidade é liberada. Lembrando: o hardware já vem instalado no carro, tu paga pelo acesso a ele. É bizarro.

  3. Isso é sobre carros conectados.
    Aqui no Brasil os mais recentes modelos ainda necessitam que vc pague uma assinatura para que eles fiquem de fato conectados.
    Mas não entendo todo esse medo, se no fim das contas todo mundo tem um smartphone no bolso com vários apps que violam nossas privacidades. Fora os apps de mapas.
    Sem sentido todo esse medo.

    1. Esse tipo de comentário sempre aparece nesse tipo de post. Dois pontos, caro colega: quais são os dados coletados e transparência sobre os mesmos. Um smartphone coleta uma determinada quantidade de informações, e hoje em dia já existem diversas regulações a esse respeito, para limitar a coleta de determinados dados e aumentar a transparência sobre os dados que são coletados. Não é uma dicotomia “privacidade / sem privacidade”, é uma escala.

      E sobre ser “um medo sem sentido”, apenas um quote da matéria sobre a política de privacidade de carros da Nissan:

      But Mozilla Foundation holds special antipathy for Nissan, whose privacy policy it calls “probably the most mind boggling creepy, scary, sad, messed up privacy policy we have ever read” because “They come right out and say they can collect and share your sexual activity, health diagnosis data, and genetic information and other sensitive personal information for targeted marketing purposes.”

      1. Hoje existem diversas regulações sim, mas toda semana um pesquisador descobre um app/serviço que está fazendo algo que não deveria.
        Fora os lotes de apps que são retirados de tempos em tempos das lojas por não serem o que dizem.
        E por fim, não vou nem mencionar a própria matéria que fala do quanto os termos de uso podem ser confusos.

        1. @Carlim
          E você pode ir num supermercado e comprar comida com prazo de validade vencida que foi re-etiquetada (i.e. Não é o que dizia ser), nem por isso dizemos que os órgãos regulatórios e leis sanitárias são inúteis e desnecessários, certo ?
          Pelo contrário, queremos que tenham dentes, e acabem com esses abusos.
          Indo mais longe, você pode ver que existe gente defendendo software livre (ou ao menos de código aberto) também por isso, para as pessoas saberem exatamente o que os programas fazem nos computadores.
          Se TUDO fosse software livre, e os computadores fossem desbloqueados para modificações do consumidor. não teríamos quase nenhum problema. E as pessoas poderiam simplesmente reinstalar outros programas que não coletam nenhum dado se quisessem.

      2. Outra coisa que esqueci de comentar: o seu primeiro parágrafo está em completa contradição com o seu segundo parágrafo.

  4. Por esse motivo que não tenho carro. E sou ainda mais pré-ativo: certifico-me de ganhar uma merda de salario para nunca fraquejar e acabar me colocando nesse problema! \o/