Resumindo (bastante), uma mudança no algoritmo do Google, em setembro de 2023, derrubou o tráfego desse site Retro Dodo e agora eles não estão mais conseguindo manter o negócio. O post é meio prolixo, mas traz mais detalhes.
O que vocês acham da reclamação?
5 comentários
Alguém mencionou recentemente aqui algo sobre o Arc Search. Tanto lá quanto na primeira página do Google (a chamada SERP), vê-se a tendência em “trazer a resposta definitiva”, sem necessariamente orientar o usuário a clicar no resultado.
Provavelmente o modelo de conteúdo baseado em tráfego precisa ser repensado completamente.
Sim! O texto reclama disso — e, acho eu, é a única reclamação legítima. Não é algo novo no Google. Faz tempo que o buscador “pesca” a resposta de um dos resultados e oferece como resposta. Já vi muita gente mostrando esse “snippet” de texto como a “resposta do Google”, ou seja, autoritária/definitiva.
A grande questão é que quando geral parar de publicar na web, porque o grande incentivo (ser visto no Google) deixará de existir, de onde o Google vai pegar informações para alimentar suas respostas diretas.
Faz um tempo que não sei o que é fazer uma pesquisa no Google. Os resultados tem sido tão meh que larguei de mão.
Acho que diretórios de sites e blogs independentes (nem sei a última vez que vi um) deviam voltar, a chance é mais alta de criar leitores fiéis.
Pronto, era o que eu gostaria que existisse: diretório de sites e blogs independentes, preferencialmente organizado por países (*esbarrei num blog coreano dia desses, bem vibe 2000’s, e adorei a experiência). Tenho blog e já choraminguei aqui sobre esse assunto (um choro parecido ao desse texto, aliás), então colo no comentário do João só para enfatizar a ideia que ele trouxe. Agora, um ponto que o texto não aborda: creio que o próprio comportamento do usuário da busca do Google mudou, quero dizer, acho que ninguém mais usa o Google para buscar textão/inho pra ler. Galera quer mesmo é resposta rápida e objetiva para perguntas pontuais, então as coisas só estão acompanhando a demanda? Sei lá.
Eu já havia notado essa predominância do Reddit nos primeiros resultados das pesquisas. É um site quase onipresente: qualquer coisa que você pesquise traz logo acima discussões do Reddit, na maioria das vezes com zero informação útil.