Eis um debate (e uma teoria) que me pegou de surpresa.
Baldur Bjarnason diz que a qualidade geral na argumentação dos ~700 feeds que ele acompanha caiu muito nos últimos anos, e suspeita que isso tenha relação com a “neblina cerebral” (“brain fog”) que acomete algumas pessoas que pegaram covid-19. (Ele próprio se diz uma dessas vítimas.)
Sua outra hipótese, talvez concomitante, é a ascensão da IA generativa.
Achei curiosa a hipótese dos efeitos de longo prazo da covid-19. Também senti falta de uma amostragem e metodologia mais precisas, mesmo para uma mera opinião que não se pretende científica.
O declínio na qualidade do debate online já vinha de antes da covid-19. E acho que faz sentido à medida que a internet cresceu (o que invariavelmente reduz a “qualidade média”) e os formatos populares foram expulsando o argumento bem estruturado (tuítes, vídeos curtos). Jamais faria essa associação à “neblina cerebral”, porém, e tenho dúvidas se dá para extrapolar tanto assim o problema.
E vocês, o que acham?
5 comentários
Acho que diminuíram o tempo e o esforço para escrever. Nesse ambiente extremamente cheio de distrações, é algo bem provável.
Fico nisso. Associar com brain fog de Covid é muito fraco pra mim em face a tantos outros buracos da nossa infeliz vida moderna.
https://www.roughtype.com/?p=8724
Que título BOM! Ansioso pra ler mas agora não consigo, então tive que comentar. kkk
Hahaha…na verdade foi pra reforçar seu ponto. Uma análise do Nicholas Carr de 2020. O declínio dos feeds tem outras variáveis da vida moderna como você disse (inclusive a própria arquitetura de um feed?!), não tendo nada a ver com o absurdo dessa associação com brain fog de Covid. Foi mal ter deixado o link, assim, aleatoriamente, sem comentar nada kkk…esse declínio, como bem colocou o Ghedin, já antecedia a pandemia.