Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

E se os status do WhatsApp forem o que os Stories deveriam ser?

Os status do WhatsApp são pouco utilizados em comparação aos Stories do Instagram, porém, aqueles que de fato são meus amigos ou conhecidos mais próximos possuem meu número de telefone.

Estou passando por um período de suspensão do Instagram mas ainda sinto falta de algumas atualizações de amigos, igreja e outros ambientes na qual os stories eram úteis.

Os status por lá serviriam esse propósito, não?

13 comentários

13 comentários

  1. O problema dos stories do ZAP, é que além da família tem o Roberto, manutenção de ar condicionado e mais 100 prestadores de serviço. Além de pessoas do trabalho…

  2. Passei por uma situação sem graça nos stories do Instagram recentemente, graças uma falta de boa etiqueta por parte minha e também da própria pessoa.
    Para apresentar um pouco de background na minha “cosmovisão”, sou adepto do humor negro como tentativa, nominalmente, de trabalhar com as ideias sombrias do nosso cotidiano de maneira jocosa. É muito melhor trabalhar com essas ideias com um sorriso, ainda que seja um aquele de não ter outra reação.
    O caso é que, pelas onze da noite, resolvi dar uma olhada no meu feed do Instagram. Não sou usuário assíduo da rede, mas tinha chegado em casa tarde e consumir uma dose de informação (confesso que sou viciado) antes de dormir. Fui olhando alguns stories e acabei encontrando um de uma colega do curso livre que faço diaramente. Essa colega gosta de conversar e soltar assunto com os outros ao ponto de ser boca aberta, e já tinha conversado e brincado com ela ao ponto de assumir que já tinha um costume ou até uma pequena intimidade.
    Era um story daqueles bregas de academia: foto da reflexão no espelho mostrando roupa colada e com uma legenda mostrando a temperatura acima da média do inverno local. Minha reação foi, claro, “que cafona!” e resolvi mandar uma mensagem que posso parafrasear bem em “cuidado, pare de dar conteúdo para fofoqueiro e assediador”. A mensagem, porém, estava em tom de paródia de cantada. Minha intenção era de falar uma coisa boba para puxar conversa curta e deixar pairar a ideia que ela deveria tomar uma postura mais consciente em relação a própria exposição. Acontece é que ela interpretou tudo isso como assédio (?!) e ainda deu sermão pois, segundo ela, a tratei como “pedaço de carne”. Ah…
    Claro que não acredito que segui padrões adequados de educação e realmente a devia desculpas, como bem fiz, sem graça. Mas bem me aborreceu como é que esses tipos de comportamentos (dizendo, no exemplo, a exposição íntima desnecessária e a atenção desagradável que ela traz) são ativamente promovidas na plataforma, de uma maneira que não deixa suspeita que existe malícia consciente por trás.
    A minha conclusão a partir dessa situação é simples: silenciar todos os usuários que não tem grande consequência no meu cotidiano ou no meu mundo íntimo e refletir atento ao conteúdo que compartilho ou observo. Na questão da colega envolvida em si, não é uma pessoa particularmente consequente por mais que tenha certa simpatia. Deixa morrer e ‘tá resolvido.
    Sejam sempre bem acompanhados com a cautela.

    1. Nos últimos meses, desenvolvi uma postura de que as pessoas, no geral, usam redes sociais para ventilar/desabafar, ou seja, que elas *não* postam esperando comentários ou opiniões não solicitadas — ou se sim, de pessoas específicas, detalhe que a gente consegue sacar na maioria das vezes, ou platitudes, como “legal!” e “👏👏👏”.

      Isso, claro, para esses relacionamentos frágeis, gente com quem não temos intimidade.

      Vale para as selfies biscoiteiras, mas, principalmente, para arroubos de raiva, manifestações políticas apaixonadas e conteúdos similares. Entender tais posts como isso (só para ventilar/desabafar) me facilitou muito apenas ignorá-los.

      Tem sido bom para mim e bom para quem posta — todo mundo menos aborrecido com tretas vazias mediadas por plataformas que faturam com “engajamento” artificial.

      1. Sensato.
        Sou familiar com a ideia de que ninguém quer conselho que não é solicitado e quando pede é para validar algo que já era considerado na maioria das vezes.
        Como disse antes, soltar uma dessas foi desnecessário mesmo. Vou limitar a soltar os elogios vagos quando tenho alguma intimidade e participar da listinha de curtidas. Não é como usasse lá muito, mas…

  3. Eu ainda prefiro aquele método mais antigo para saber o que meus amigos estão fazendo que é tomar uma cerveja com eles.

  4. Eu tenho um problema com o status do WhatsApp.

    Como o aplicativo se tornou o meio de contato oficial com empresas e prestadores de serviço, se por algum motivo eles te colocarem na agenda, automaticamente terão acesso a um conteúdo que você não controla quem vê.

    Em redes-sociais você pode ter seu perfil fechado e controlar quem vê ou tendo ele aberto fazer uma limpeza com alguma frequencia, no WhatsApp isso não é possível.

    1. Essa parte é bem pensada, na real. Da documentação do WhatsApp:

      Suas atualizações de status serão exibidas somente para contatos que:
      * Estão salvos na agenda do seu celular.
      * Têm seu número de telefone salvo na agenda do celular.

      Além disso, é possível excluir contatos que atendam a esses critérios de poderem visualizar os seus stories, ou seja, todos que estão na sua agenda e têm seu número nas agendas deles, exceto as pessoas que você selecionar.

    2. Eu tenho o mesmo problema, só que na outra ponta da linha hahahah
      Sou psicólogo, então tenho o contato de vários pacientes e ex-pacientes salvos na minha agenda. Nunca vejo os stories de ninguém porque acho invasivo, é uma informação que a pessoa não compartilhou comigo intencionalmente, dentro do setting terapêutico. E, ao mesmo tempo, não me sinto confortável em postar nada lá porque imagino que os pacientes também terão meu número salvo. Só faria sentido se eu tivesse outro número, coisa que não pretendo fazer nesse momento 🤷‍♂️

      1. Você pode colocar os pacientes como exceções. É tipo um “mute” ao contrário: você marca quem, da sua agenda de contatos, deseja que *não* veja seus stories no Status.

        Não resolve a bronca de topar com stories deles, mas pelo menos os seus os pacientes não verão.

        1. Embora pouco prático, há a opção de silenciar manualmente cada atualização dos pacientes. Aí vão rolar dois grupos: silenciados x não silenciados. Nesse último, estarão seus contatos pessoais

    3. por isso eu nunca salvo esses contatos para conversar (além de nunca postar também)

  5. Sim! Teve uma época, quando estava fora do Instagram, que pensei: “podia ter um app de stories só com quem você tem na agenda de contatos do celular.” Dois minutos depois lembrei que o Status do WhatsApp é… isso. A Meta não dá uma brecha.

    O uso, nos meus círculos, é bastante inferior ao do Instagram. E diferente também: vejo mais memes e conteúdo de terceiros rodando no WhatsApp do que no Instagram.

    Ah, o Signal tem stories. Só mencionando. Vai que…

  6. Eu gosto de usar o “status” do Whatsapp justamente para ou mandar uma foto do que gostei de ver no momento (um visual diferente ou comer algo) ou mandar alguma mensagem boba (tenho mandado mensagens para a pessoa pensar sobre as eleições, por exemplo: “quem compra e vende voto comete crime”).