Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Customer Experience: Só funciona quando convém ou só foi mal planejado? linkedin.com

Bom, queria repercutir esse texto que fiz no LinkedIsney por aqui…

Há uma miríade de novos cargos na esteira de Customer Experience, mas parece-me que a coisa só piora do ponto de vista de atendimento: cada vez mais robôs, cada vez menos opções ou alternativas para resolver os problemas que surgem e menos “vontade” de fazer algo funcional quando o interesse do usuário/cliente é contrário ao lucro das empresas (como cancelar um cartão, downgrade de planos, etc).

O quê pensam? É algo planejado ser tão ruim e difícil ou simplesmente mal planejado?

Abs

6 comentários

6 comentários

  1. Olha, quando se junta tech com atendimento ao cliente vira uma mistureba difícil de lidar. Já estive implementando chatbot quanto a própria plataforma pra permitir atendimento, e posso dizer que é uma grande desorganização.

    Por examplo, era comum um time X lançar alguma coisa que vai gerar atendimento e não criar ferramentas necessárias pro atendente lidar com a demanda, tendo que abrir um ticket de volta pra engenharia resolver.

    O chatbot ficava burro com frequência, pq ninguém envolvia o time pra colocar seus casos de suporte lá.

    Aí vc pergunta: mas não é intencional? Não é, ou não deveria ser, pq o executivo coloca meta de NPS e cobra por isso – e cliente insatisfeito derruba NPS.

  2. Existe aquele velho ditado que diz para nunca atribuir à malícia o que pode ser explicado pela incompetência, mas como toda regra tem exceções, arrisco dizer que o atendimento ao cliente é uma delas: uma mistura de má-fé com incompetência. Isso, claro, para serviços de massa. (O atendimento que bancos e operadoras de cartões dispensam a clientes abastados, por exemplo, é surpreendente. É outro mundo.)

    O link está dando artigo não encontrado, Erhard. Ou então as permissões de visualizações estão incorretas (não público). Se for erro, me passa o correto que eu atualizo por aqui.

  3. o objetivo de cada empresa é espremer todo centavo possivel para o bolso dos acionistas e para isso vão buscar sempre as alternativas mais baratas.

    além disso, é importante cansar o cliente a ponto dele acabar suportando mais alguns dias pagando o serviço.

  4. Falo com tranquilidade: incompetência.

    Distorcem tanto a própria realidade que não veem um palmo à frente do nariz.