Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Curitiba é uma cidade diferenciada

Há uns dias eu fiz um tópico aqui no órbita pedido dicas de lugares para se visitar em Curitiba. O tópico foi de grande ajuda. Somei as dicas dadas ali mais algumas sugestões que peguei com o Gemini. Foi muito proveitosa a estadia na cidade e confesso que fiquei encantado com o lugar.

Não quero parecer vira-lata, mas já visitei várias cidades e estados no Brasil inteiro e foram raros os lugares com os espaços públicos tão bem cuidados como em Curitiba, isso me chamou muito a atenção. Eu passei 9 dias na cidade, e com exceção da ópera de arame, TODOS os passeios que eu fiz foram em espaços públicos e gratuitos. Não só isso, TODOS estavam limpos, muito bem cuidados, sem nada quebrado. A cidade é muito arborizada e cheia de praças, parques, bosques. Isso não é algo comum para uma capital. Sem falar as opções de restaurantes, lanchonetes e afins, que foram basicamente os únicos gastos que tive além de transporte e hospedagem.

Algumas boas experiências que tive:
– Parque Barigui: pelo espaço e caminhada
– Feira do largo da ordem: variedade de coisas
– Passeio público: lindo, preservado, rendeu fotos maravilhosas
– Baviera: melhor massa que comi na minha vida
– Bosque Alemão: muito bonito e bem preservado, boa caminhada
– Distrito 1340: entrada gratuita, vários ambientes que unem rock + motoclubismo, fantástico
– Sorveteria Crema: absurdo de bom
– Parque Tingui: belíssimo, ótimo pra caminhar
– Straccio: sanduíche muito diferenciado de bom
– Show do Linkin Park no Couto Pereira

Mais alguém aqui foi ao show do Linkin Park em Curitiba? Comentem aqui o que acharam. Eu curti demais!

5 comentários

5 comentários

  1. Longe de perfeita, Curitiba é a melhor capital do Brasil

  2. Também estou viajando no momento, estou atualmente em Brasília (por sinal, para o show de LP de hoje, aliás), e vim de Foz do Iguaçu. Tive a mesma impressão com as duas cidades, de serem organizadas e bem estruturadas. Brasília não precisa nem comentar, por ser uma cidade planejada. Já Foz do Iguaçu, ainda tem alguns pontos de atenção, não tem muitos espaços públicos como você falou, mas para compensar tem muitas atrações, desde Itaipu, Cataratas (com múltiplas opções de trilhas e passeios) e Marco das 3 Fronteiras, até mini-parques de diversões e shows, e opções religiosas diversas (mesquita e templo budista). A cidade atualmente está com muitas obras em estradas para dar suporte a uma segunda ponte que promete desafogar a Ponte da Amizade.

  3. Acho bem legal que Curitiba é muito arborizada mesmo.
    E com relação a segurança, achou de boa?

    1. Olha, a maioria dos trechos eu fiz a pé ou de uber, então foi bem tranquilo. No centro, no feriado de 02/11 nas proximidades da Catedral ali tinha bastante pedintes, mas tomei o mesmo cuidado que tomo em todo lugar, passo rápido, não dou atenção e sigo meu caminho. Tirando esse momento, foi super tranquilo.