Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Conteúdos para pais de primeira viagem

Oi pessoal! Tudo bem? Em muito breve minha primeira filha vai nascer (previsão 8 de janeiro)

Que conteúdos vocês recomedam para pais de primeira viagem?

Eu dou preferência a livros.

O que já li e gostei foi
– Nasceu, e agora? Stephanie Sapin-Lignieres
– Criar filhos no século XXI, Vera Iaconelli

Abraços!

11 comentários

11 comentários

  1. Primeiramente, parabéns! Meu bebê nasceu em fevereiro e eu não podia ser mais feliz desde então.

    Recomendo:
    O Livro que você gostaria que seus pais tivessem lido, de Philippa Perry.

    Evitar Instagram, YouTube e redes sociais em geral para se informar. De preferência ao que a/o pediatra diz.

    Ouvir e acolher sua companheira e dar todo apoio possível, sem esperar nada em troca. Você vai estar em segundo plano a partir de agora. O puerpério é desafiador, seja paciente. Acolha, acolha, acolha. Escute, escute, escute. Mesmo que você já faça isso, faça mais. Nunca vai ser suficiente, mas vai ajudar bastante.

  2. Vitor, parabéns pra vocês e felicidades! Meus filhos já passaram por essa etapa da infância, por isso não sou capaz de lembrar do que li na época. Mas posso te dizer: ande sempre com lenço umedecido, monte uma rede de apoio de confiança, segure as pontas da sua companheira e aproveite muito esse tempo. Passa depressa demais.

  3. Eu recomendo os livros:
    Cribsheet da Emily Oster
    O Ano de ouro da Ana Bárbara Jannuzzi

  4. Recomendo demais o livro Educação não Violenta, da Elisama Santos. Essa leitura cita exemplos de vivências e comportamentos das crianças e dos pais, achei muito bom quando li e ao longo destes dois anos em que tenho um filho, já retornei algumas vezes para ler novamente.

    Também recomendo que leia um pouco sobre rotina fisiológica, sobre regulação de sono. Tem um perfil com conteúdo bacana sobre isso no IG que é @dradunniabaldissera.

    Um perfil recomendadíssimo também é o @homempaterno.

    De resto, ter atenção e paciência tanto com a criança quanto com a mãe, tentar não comparar a sua família/rotina com as outras e lembrar que quando se tem filho, principalmente no início, é viver um dia de cada vez.

    Boa sorte!

  5. Antes de minha primeira filhs nascer, escutei boas dicas no podcast Tricô de Pais. O podcast não tem mais episódios inéditos desde 2022, mas os episódios seguem no ar.
    E siga o pediatra Daniel Becker no instagram.

  6. A gente via mta coisa no Baby Center, só que na real, leitura não adiantou de muita coisa. Criação de filho acho que é a coisa mais empírica que existe…kkk

    1. Foi um livro que ajudou muito a mim e a minha esposa. especialmente no que fala sobre criar rotinas estruturadas.