Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Como é o seu café da manhã preferido/ideal?

Acabamos de tomar o café da manhã tradição de domingo aqui (cuscuz com ovos mexidos acompanhado de café), o que me levou à ideia de perguntar como é o café da manhã de vocês — não o do dia a dia, mas aquele de quando se tem tempo e disposição para o preparo.

Só vale os de casa; comer fora é outra história. E aí, como é?

46 comentários

46 comentários

  1. O padrão é pão ou torradas
    Requeijão ou outra coisa que substitua a margarina
    E café coado na hora
    .
    O que mais gosto é 1 pão com dois ovos mexidos
    E café
    Aí consigo manter a saciedade por mais tempo.

  2. no fim de semana, com tempo, em casa, seria algo assim:

    • frutas “carnudas” (manga, melão, mamão, melancia)
    • algum sanduíche como um misto quente ou suas variações (gosto com bisnaga, brioche ou pão de leite)
    • ovos mexidos
    • pão de queijo
    • iogurte
    • algum docinho de padaria (mini-sonhos, pães recheados, etc)
    • suco de laranja

    detesto café ou bebidas quentes em geral, mas se está muito frio (coisa cada vez mais rara) até gosto de chocolate quente

  3. café da manhã de hotel. Adoro a variedade.

  4. Aqui no RS,onde eu moro,meu costume é café preto ,ovos mexidos e torrada com requeijão,quando tenho mais tempo faço uma espécie de mini salada de banana ,laranja e maçã com granola,normalmente no sábado e domingo ,as vezes busco cuca ou pão doce na padaria da esquina de casa a menos de 20m .

  5. Tenho variações do café da manhã “especial”, depende do que tenho disponível, sempre com algum café puro de maior qualidade que o habitual (ultimamente L’ór ou Delta Vietnam).
    – Pão doce, do tipo que tem creme de confeiteiro e coco, adiciono fatias finas de goibada. Isso é encontrado em qualquer buraco em Pernambuco, mas aqui em São Paulo é raro ou caro e precisa dessa modificação da goiabada. Dividido no meio e vai pro forno pra ficar mais tostadinho, a parte que fica sem o doce vai com um queijinho (coalho ou minas padrão) ou manteiga
    – Pão de queijo recheado com salame, lombinho, queijo ou o que tiver
    – Cuscuz com variedade de “mistura” (requeijão, manteiga, carninhas, salame, lombinho, queijo, etc. depende do que tiver em oferta no período hahaha)
    – Tapioca “invertida” com o queijo embaixo, pra ficar uma crosta, e mais algum recheio que tiver em casa

  6. Cuscuz com ovo, torrada e suco de laranja. Há dias que bebo vitamina de banana.

  7. Pão de queijo, ovos mexidos com queijo e peito de peru, suco de laranja e um cafézinho

  8. Mamão, banana, mexerica e café expresso.

    Quando esqueço de comprar frutas é omelete ou pão.

  9. Eu sou o próprio “todo dia ele faz tudo sempre igual” kkkkkkkk
    Seja numa quarta ou num domingo, com tempo ou sem tempo, meu café da manhã é sempre um misto quente e um copo de suco de laranja.

  10. Café da manhã simples, sem muita frescura. Duas fatias de pão, com manteiga ou requeijão e um suco acompanhando. Eu treino academia às 11h, e sinto que o carboidrato logo de manhã me ajuda a aguentar o treino. Não tomo café preto de manhã porque costumo acordar com disposição, deixo ele pra depois do almoço, que é quando me dá mais sono e preguiça.

  11. Cafezinho durante toda a manhã acompanhado de um cuscuz doce com manteiga, para fazer aquele aquele doce com salgado maravilha + ovo mexido com Abacate em um pão de forma!
    Antes disso tem que rolar uma fruta, de preferência melancia e mamão.
    Aí fica bonito!

  12. Gosto de pegar o pão francês q foi jantar 1 ou 2 dias antes e usar para fazer rabanadas.
    1 ovo, um splash médio de leite, açucar, mergulho as fatias e coloco na frigideira com manteiga. aí depois jogo canela e maple/mel.
    no dia a dia, iogurte com geléia e granola.
    na emergencia, pão de forma com ovo mexido.
    café sempre

  13. Com tempo e disposição: cuscuz, ovo frito, queijo coalho, calabresa frita, café.

    Dia-a-dia: cuscuz, ovo frito e café.

    <3

  14. Um café da manhã que me deixaria ansiosa na noite anterior: tempo para ler os jornais do dia + cuscuz + queijo fresco + ovos mexidos + café + suco de melancia + carolina.

    Aliás, todo mundo sabe o que é carolina? Vivi sem por 25 anos em Goiás e só conheci quando me mudei para São Paulo. Agora levo para a família quando viajo. É tipo um profiterole, docinho francês, e a minha preferida é de doce de leite.

  15. … torrada de pão caseiro com guacamole e ovo frito. No dia a dia vamos sempre pão de caseiro (comprei uma daquelas máquinas e não parei de usar), manteiga, café e alguma coisa doce pra acompanhar (banana da terra, batata doce ou as frutas mais tradicionais).

  16. Mesmo morando em Portugal, onde o acesso ao cuscuz é difícil, continuo mantendo minha rotina de café com leite + cuscuz de milho ou arroz com ovo e alguma fruta. Ultimamente, uvas. No nordeste a gente dizia que café sem cuscuz e ovo não dá “sustância”. 😂

    1. O café da manhã tradicional dos nordestinos me impressionou. Muita fartura e alimentos que, aqui no Sul, a gente considera como almoço, tipo carne de sol. Amei!

      1. Eu fiquei chocado da mesma forma quando namorei um baiano. Me apaixonei por cuscuz desde a primeira vez que comi, e quando viajava ao nordeste, ficava embasbacado em como eles almoçam já no café da manhã kkkk sou catarinense e hoje mesmo não estando mais juntos, mantenho a minha cuscuzeira e preparo cuscuz de vez em quando. Mas agora consumo como janta kkkkkk

  17. Durante anos foi uma xícara de café descafeinado e duas fatias de pão integral com ghee, levemente aquecido na torradeira. E só.

    Nas últimas semanas atualizei pra um overnight de iogurte desnatado com muesli, e o descafeinado agora é só ocasionalmente.

    Não ligo muito pro café da manhã, só como pelo comprometimento com a minha saúde.

  18. Pão na chapa com manteiga, passo requeijão e recheio com ovos mexidos (temperado com sal e pimenta-do-reino) e uma fatia de presunto (frito com os ovos). E um café com leite (na proporção 50/50).

    No dia-a-dia, acaba sendo apenas o pão torrado (sem manteiga), requeijão e ovo frito, para evitar consumir a manteiga e o presunto todo dia. Além do café, é claro.

    Gosto do cuscuz, principalmente com ovo ou com salsicha e molho, mas é algo que acabo consumindo com menos frequência.

    Aliás, @ghedin, fiquei curioso em você ter citado o cuscuz como seu café da manhã ideal. Não é uma comida muito comum por aí no sul (pelo menos na minha concepção, posso estar errado), ao contrário de aqui no nordeste. Como é sua relação com o cuscuz?

  19. Que tempo bom, quando no Brasil ainda tinha esse privilégio de comer cuscuz com ovo no café ou mesmo um Beju (tapioca) com ovo. Haha

    Hoje é Muesli (aveia com grãos e nozes), leite, banana, berries e mel.
    Mais tarde I’m cafézinho pra começar o trabalho.

  20. Nossa, o pessoal é chique, tô até com vergonha de falar como é meu café da manhã, mas bora: leite vegetal (arroz ou aveia) ou sem lactose, duas fatias de pão de forma e café (chá às vezes). Frutas são para o lanche das 10h no lanche no fim do dia, com cereal, já que não janto. Já fui do presunto e queijo, hoje não mais.

  21. Bananas da terra flambadas e caramelizadas, e uma colher do melhor iogurte natural/grego que tiver. Algumas frutas secas são adicionadas em cima da calda pós flambar (com presidente ou alguma cachaça) pra hidratarem, geralmente passas brancas e tâmaras.

    Um pouco de granola em cima da colher de iogurte à gosto.

  22. O café da manhã ideal é fora de casa, se só pode ser o de casa então o melhor, já que eu ou a minha mulher teremos que fazer, é um nespresso. E só!
    Aí a gente sai e vai na padaria.

  23. A tradição da minha avó era fazer focaccia no domingo de manhã. Então, pela memória afetiva, sempre que a minha mãe faz isso eu considero como o ideal.

    Focaccia com café expresso (daqueles passado em ~cafeteira italiana~) e algum queijo é o ideal.

  24. Muito boa a ideia de manter Cuscuz já hidratado na geladeira para diminuir o tempo de preparo. Vou experimentar, valeu

    1. Dura cerca de 5 dias na geladeira. Mais se for massa de milho, menos se for massa de arroz. Geralmente faço uma quantidade maior, espero uns 20minutos pra hidratar, mexo para soltar a farinha e vai pra geladeira.

  25. Pão de queijo ou dadinho de tapioca. Algum bolo. Suco e café. Acompanha alguma geleia.

    Alternativamente uma granola com leite vai muito bem.

  26. Cuscuz + 3 ovos + banana da terra frita + café a aeropress + Globo Rural no domingo de manhã.

  27. Pão de forma integral com queijo minas, mortadela ou presunto (o q tiver na geladeira), margarina ou manteiga (novamente, o q tiver na geladeira) e eventualmente uma fatia de outro queijo. Eu tb como uma ameixa por dia (questão terapêutica).

    E pra beber, uma caneca de leite com achocolatado (sou um nerd que abomina café desde o princípio da a sua existência).

    Esse é o café da manhã de todo dia. O ideal… Pode ser esse mesmo, eu não tenho a menor paciência pra preparar comida. Mas adoro uma tapioca.

  28. Poxa, eu gosto mesmo de um pão com manteiga um misto quente qualquer um acompanhado de um cafezinho.

  29. Cuscuz ser o café da manhã especial pra mim pega kkk Como quase todo dia e para mim é justamente o café que se faz quando não se precisa de “tempo e disposição”. É o café da manhã prático e rápido antes de ir pro trabalho. Sempre tenho a massa hidratada na geladeira e uso uma cuscuzeira individual. Pega da geladeira, põe na cuscuzeira em 2minutos o cuscuz ta pronto. Frita um ovo e é isso haha.

    Quando tô com mais tempo gosto de fazer um omelete no estilo francês (que suja uma vasilha a mais para homogeneizar os ovos antes) com bastante manteiga e alguma ervinha fresca (manjericão, tomilho) e algum queijo curado ou presunto cru no recheio, fatiar um abacate e colocar mel e granola por cima e passar um café no coador (Clever o meu preferido) com grãos moídos na hora, sem pressa. Não digo que é o meu “preferido”, mas é meio “especial”.

    Preferido mesmo é cuscuz (estando a tapioca – ou beiju, como chamamos no sudoeste do Piauí – em segundo lugar apertadíssimo), seja com ovo, carne de sol desfiada ou em cubinhos, queijo de coalho e por aí vai.

    1. Hahaha! O meu do dia a dia é um pouco mais rápido (e, a exemplo do seu, meu preferido também): um pão/fatia de pão com manteiga e um ovo frito, outro(a) com pasta de amendoim e alguma geleia, e café. Quando o pão não está novinho, tosto as fatias ou “ressuscito” (no caso do francês) na air fryer. Tenho me esforçado para incluir uma fruta na rotina, mas está um pouco difícil (prefiro comer frutas entre as refeições ou depois do almoço).

      O cafezinho preto é a única constante.

  30. Geralmente fazemos um avocado toast, ou um sanduíche com ovos mexidos acompanhados de um copo de suco de laranja.

    Recentemente adquiri uma Hario V60 (valeu, Prime Day), e agora inclui um cafezinho especial coado nela nesses rituais de fim de semana.

    Geralmente tomamos nosso café da manhã no sofá assistindo algum filme na TV.

  31. Torrada com fatias de abacate, azeite, ovo mexido e tomate cereja. Pera beber suco de melancia.

  32. Um cuscuzinho caprichado coberto com manteiga e acompanhado de ovo frito com gema mole e bordas queimadinhas e banana em rodelas.

    Mais um cafezinho com leite 🤌

  33. Depende. Não sou muito fã de cuscuz, minha companheira adora, eventualmente como também, igual à sua receita aí.

    O máximo de trabalho que costumo me dispor a enfrentar é pra fazer panqueca de banana.

    No geral, fico no simples. Pãozinho com manteiga, ou sanduíche de queijo branco, ou castanhas.