Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS

Campos de busca x menu com itens

Vejo uma tendência cada vez maior dos sites terem apenas um campo de busca ao invés de ter um menu ou lista de links com as seções, categorias, etc. do site.

Eu acho que o campo de busca parte de um pressuposto que a gente sempre sabe o quer do site e isso não é uma verdade. Muitas vezes quando visito um site pela primeira vez, as vezes to ali só pela curiosidade, não tenho nada pra buscar e um menu de categorias ou conteúdos é uma dica do que posso encontrar por ali.

E ainda tem o agravante quando essa busca é ruim, então essa interface se torna uma barreira pois não retorna o que estávamos procurando.

Hoje eu tive essa experiência aqui no site do manual. Entrei direto no site e queria acessar a lista dos Tecnocracias. No menu principal não encontrei nada, somente os links para sessões maiores.

Rolei o site inteiro até o rodapé onde geralmente poderia encontrar links para outras seções do site, e encontrei apenas o campo de busca.

Busco “Tecnocracia” e encontro nos resultados uma mistura de tecnocracia com outras postagens que citam o texto, não são muitas, mas é diferente de ver um compilado de todos os episódios.

Até arrisquei um “https://manualdousuario.net/tecnocracia” que me levou a um post aleatório.

Só agora enquanto escrevia esse texto e revia a minha navegação encontrei no meio do texto do sobre um link para essa seção.

Peguei só de exemplo o manual, não sei quais são escolhas editorais por trás de ter o campo de busca como interface principal para navegar no conteúdo, pra mostrar o quanto pode ser ruim buscar um conteúdo mesmo quando você sabe o que quer.

A sensação que fica é que é uma escolha que prioriza visitantes únicos já que eles provavelmente só vão ver uma página e um site “minimalista” já que elimina uma série de links do menu ou rodapé. Uma escolha que pra mim afasta algumas pessoas de ter a curiosidade de conhecer outros conteúdos do site ou de encontrar o que estava procurando.

9 comentários

9 comentários

  1. Não sabia dessa tendência, mas o que custa ter ambos? É como tu disse, na primeira vez que chegamos em algo, temos que ter um “mapa” para sabermos onde ir, que opções temos, etc. Sem isso não sabemos nem por onde começar, muitas coisas podem passar desapercebidas, etc.

    Confesso que também acho bem chato achar coisas aqui no Manual. Dia desses tive exatamente este mesmo problema, procurar conteúdos do Tecnocracia.

    Desviando um pouco do assunto do tópico e focando no MdU, não entendo o motivo de ter sido retirado a opção de editar o texto após publicado e nem da remoção das fotos ao lado dos nomes dos usuários.

    1. No caso aqui, é espaço em tela e usabilidade. São +10 anos de conteúdo e uma estrutura vasta de organização (categorias, tipos de posts, etiquetas/assuntos etc.). Isso é legal porque ajuda a manipular o conteúdo com um nível fino de detalhamento, mas acho que não seria vantajoso expor tudo isso o tempo todo aos leitores — seria muita coisa raramente usada, dificultaria a navegação e, novamente, falta espaço.

      A criação do mapa foi uma tentativa de chegar a um meio termo. Na próxima revisão do leiaute (até o final de abril), o link do mapa estará de volta no cabeçalho. Por ali será fácil encontrar o arquivo do Tecnocracia e outros locais comentados aqui :)

  2. O grande problema disso tudo se chama “celular”, ou melhor, as telas pequenas de celulares. Tento ao máximo evitar o menu de hambúrguer, daí priorizo links que julgo mais relevantes no cabeçalho.

    Um ponto adicional nesse debate é que as pessoas, regra geral, não acessam muito essas páginas. Antigamente, todo post do Manual tinha links para a categoria e etiquetas/tags embaixo. Tirei quando percebi, pelo analytics, que literalmente ninguém clicava naqueles links.

    O João lembro, ali embaixo, do mapa do site. Vou tentar espremê-lo naquele menu do topo.

    1. Qual o problema do menu hambúrguer? Antes ele do que não tem opção nenhuma…

      1. É, é melhor que nada, embora seja uma solução ruim/preguiçosa. No nosso caso, já temos um menu de hambúrguer na interface — o menu do usuário. Acredito que a gente possa resolver os problemas levantados aqui sem recorrer ao famigerado hambúrguer.

  3. Concordo com suas colocações. Não sei se fiquei “louco”, mas em algum momento havia uma pesquisa apenas de conteúdo interno do Órbita, mas hoje ele busca em todo o site. As vezes preciso usar algumas pesquisas com strings no Google para encontrar algumas coisas aqui no Órbita com mais facilidade.

  4. Nunca tinha percebido essas questões no Manual porque prefiro acessar oa conteúdos diretamente pelos links na newsletter ou pelo telegram.

    Mas de fato seria bom ter pelo menos um link pro mapa (https://manualdousuario.net/arquivo/) no rodapé