Fico pensando quanto do sucesso do TikTok pode ser atribuído ao CapCut. Não acho que seja muuuuito, mas talvez uma partezinha? É um editor de vídeo para celulares muito fácil de usar e com recursos que, em outros, costumam ser pagos. (Embora um dos mais populares, a geração de legendas, tenha se tornado pago.)
Parece que ninguém conseguiu chegar perto, e não foi por falta de tentativas — até a Apple tentou algo similar, com o Clips, que não ficou legal e anda meio esquecido.
10 comentários
Começaram a usar o CapCut na agência onde trabalho. É muito mais rápido e intuitivo que o Première e a geração de legendas é muito boa.
Só não gosto porque não dá pra editar em equipe e não encontrei uma forma de transferir uma edição pra outra máquina.
Só eu que tenho um nariz torcido totalmente contra a ByteDance?
Me lembro que ela tinha uns adwares tão péssimos e chatos de tirar que me dava raiva. Nunca entrei no TikTok (como usuário criado), mesmo até recebendo oferta de dinheiro para entrar.
Uma empresa chinesa com táticas americanas me soa tão perigoso quanto uma empresa americana com as próprias táticas.
(E também não nego que tenho um preconceito com o tipo de conteúdo que o TikTok é.)
Acho o YouTube pior.
Esses tempos teve um post aqui (acho) que falava sobre como os mais novos (GenZ) usam o TikTok para buscar qualquer coisa, como a gente faz com o Google. Eu atualmente uso o DDG e às vezes o buscador do MDU, porque o Google só me entrega propaganda. Idem ao YouTube. O TikTok ainda me entrega vídeos mimamente relevantes e com as coisas que eu quero/preciso. Tenm muito ruído, mas o volume de propaganda é muito menor do que o YouTube.
Às vezes sinto falta das curadorias do inicio da internet. Me lembro da Revista da Web (acho que era da Abril) que era um catalogo de links, basicamente, com alguma introdução. Pelo menos nesse tempo eu não acabava sendo bombardeado com 1001 anúncios.
O que eu não entendo como uma gigante como o Google não faz algo melhor?
Até fizeram um chamado YouTube Create
Mas não achei os atrativos do Capcut
Edições em camadas
Duplicar imagens entre outros …
O Google é uma gigantesca “páginas amarelas” da internet. E só ganha dinheiro com propaganda a priore. (E com serviços de nuvem em segundo).
O histórico de produtos descontinuados da Google mostrou que ela só quer saber de algo que gere um bom lucro. E ela só não descontiunua o YouTube porque virou marca que pode ser revendida e provavelmente o mundo inteiro daria uma renegada na empresa por causa disso.
(Ela não descontinua o YouTube, mas em compensação pelo que tenho visto, parte dos YouTubers (infelizmente) já migraram para o TikTok.
“…até a Apple tentou algo similar, com o Clips, que não ficou legal e anda meio esquecido.” Só os sites de tecnologia que lembram desse aplicativo, mas obrigado por me lembrar de deletar do meu iPhone.
O CapCut não é perfeito, mas vejo com uma ferramente que fornece aquela chacoalhada que o mercado precisa ter de tempos em tempos para inovar. Temos outros exemplos bem recentes: Affinity, DaVinci Resolve, processadores ARM em desktops/laptops, etc.
Gerar legendas agora é pago??? Meu deus que sacanagem! Era um dos poucos motivos que eu gostava de usar o capcut (e eu usaria mais se fosse ativa nas redes). Lamentável
“Parece que ninguém conseguiu chegar perto, e não foi por falta de tentativas” — Penso que a existência do TikTok é que aumentou a demanda por edição de vídeos, o que faz com que o resultado que vemos e essas outras tentativas não sejam exatamente compatíveis entre si. Exceto que, claro, com o sucesso do CapCut ele se torna uma ameaça para também além do TikTok que o criou.
Por mim, tudo bem.
Sobre quem ajudou no sucesso de quem, aí rolou uma retroalimentação, né? CapCut ganhando escala por conta do TikTok e TikTok conseguindo mais conteúdo por causa do CapCut etc.
Minha preocupação continua sendo a mesma que sempre tive com as bigtechs euaricanas: abuso no uso de dados e na privacidade, bloatware, uso do conteúdo pra alimentar modelos de IA etc.
Mas normal. No fim, se tiver que preferir, prefiro uma solução chinesa que chegou agora e ultrapassou qualquer companhia euaricana.
Depois a gente se acerta com os chineses…
Com certeza é mais fácil se acertar com os chineses do que receber uma dose de democracia via fedex.