Mais um post sobre indicações de compra de notebook, mas já estou relativamente decidido neste caso.
Chegou a hora de trocar meu notebook e estou pensando em comprar o modelo básico do Macbook Air M2 (8 GB de RAM e 256 de SSD) por ser o que julgo o melhor custo benefício.
Queria opiniões de quem tem este modelo em relação ao desempenho geral, porque procurando um pouco sobre ele vi que a memória do SSD é consideravelmente mais lenta que a do M1, o que pode comprometer o desempenho geral e longevidade do equipamento.
Meu uso é básico (internet, office) e minha prioridade é um equipamento confiável e que dure muito tempo.
Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS
Recentemente comprei um MacBook Air M3 16GB, tela 13″, para a minha esposa, que me saiu por 1099 euros aqui em Portugal. Não mexi muito nele, mas me pareceu excelente para tarefas usuais, além da integração com o iPhone ser impecável. Menos de um mês depois e já lançaram o M4… Mas, acho que para o M3 não é tanta diferença assim. Por isso recomendo tentar pegar no mínimo essa configuração, se estiver ao seu alcance. Se não, pelo menos 16GB de RAM seria um bom investimento para evitar lentidão nas próximas atualizações do OS.
Tenho este modelo. A única coisa que eu sinto um pouco travada nele o aplicativo Fotos.app, pois deixo a fototeca num HD externo e o sistema não parece lidar bem com isso. De resto, é bastante OK. Antes dele, tive um MacBook Pro Retina mid2014 (o modelo básico, apesar do título “Pro”) que mantive até o fim de 2023 (foi quase uma década com este modelo). Curiosamente, não achei que a mudança tenha sido revolucionária, a não ser pelas tarefas que já engasgavam no modelo anterior.
Aliás, falei dessas várias transições entre PCs aqui: https://arquiteturaemnotas.com/2024/02/18/memoria-digital-e-o-papel-do-computador-na-minha-geracao/
Eu iria na versão 16Gb de memória. Inclusive, o valor do M4 ñ seria compensável?
É uma possibilidade que estava pensando também, já que ele foi lançado por um preço mais baixo lá fora.
Estou vendo como vão ficar os preços aqui para decidir. Ou se com a disponibilidade dele aqui o valor dos modelos anteriores vai baixar.
Eu tenho um MacBook Air 2022 16GB (RAM) 256GB (Armaz.).
O processador M2 é uma powerhouse para o meu uso como desenvolvedor web. Sinto que vou trocar esse computador lá pra 2032.
Se você puder pegar a versão com 16GB, acho que vale a pena, pensando nesse “future-proofing” a longo prazo. O MacOS é um devorador de RAM.
Eu tenho um MacBook Air m2 e adoro ele, me atende muito bem para tudo que preciso dele, desde edição de imagens até programação. O disco de 256gb é realmente mais lento do que a mesma capacidade no M1, porém você só sentirá isso se tentar escrever um arquivo muito grande ou vários arquivos de uma única vez, dois casos de uso que serão raríssimos no uso que você descreveu.
Ótima máquina para seu uso. Aqui em casa trocamos o Air M1 básico da esposa pelo Air M2, é um 8gb/512gb que ela usa para faculdade e navegação online, troquei somente pela oportunidade de comprar fora na época.
Como comentado, qualquer chip da linha M irá te atender. Eu tenho um M1 Pro e zero vontade de trocar.
Qualquer MacBook com os chips M1 pra cima vão ter desempenho de sobra por muito tempo. Os gargalos seriam apenas a RAM e a placa de vídeo (que, pelo seu uso, não deve importar)
Se conseguir achar qualquer um com 16GB vale a pena o upgrade; de resto, sinceramente não se sente a diferença a não ser que você use programas bem pesados