O que tem na sua mochila, Henrique Martin?

O que tem na mochila do Henrique Martin.
Foto do Henrique Martin.

Henrique Martin é jornalista de tecnologia desde antes do bug do milênio. Passou por revistas (PC World, PC Mag) e jornais (Folha de S.Paulo) e desde 2007 tem o Ztop para escrever sobre coisas tecnológicas que ele gosta — a maioria smartphones e gadgets. Também é sócio da consultoria GamePlan, onde cuida da parte de comunicação e aprende sobre o mundo dos negócios. Encontre-o no Twitter (@henriquemartin) e no Instagram (@ztop).

  1. MacBook Air (2011). Companheiro de coletivas e reuniões — leve e rápido até hoje.
  2. Bloco estilo Moleskine. Nunca se sabe quando vai precisar tomar notas.
  3. Baterias portáteis. Uma da Samsung (7900 mAh) e uma Asus ZenPower (9600 mAh), para nunca ficar sem carga no smartphone.
  4. Câmera Panasonic Lumix LX5.
  5. Balas Altoids.
  6. Adaptador de tomadas.
  7. Zenfone 2. Um dos smartphones em testes.
  8. Sacola genérica. Caso seja preciso passar no supermercado.
  9. Chaveiro. Com pen drive, token do banco e leitor de cartões.
  10. Asus Lolliflash. Para testar junto com o smartphone.
  11. Lanterna Chewbacca. Para o caso de emergências no escuro.
  12. Moto G (2015). Também em testes.
  13. Cartões de visitas. Muitos, da GamePlan e do Ztop.
  14. EarPods.
  15. Carregador do tipo Quick Charger. Meu smartphone oficial é um Moto Maxx, compatível com o padrão de carga rápida. (O cabo não aparece na foto.)
  16. Mochila Herschel. Tenho uma compulsão com mochilas, malas e bolsas de viagem em geral. No armário guardo umas outras cinco mochilas distintas (fora as que estão escondidas dentro de outras malas de viagem).
O que tem na mochila do Henrique Martin.
Clique para ampliar.

Nota do editor I: Eu também fiquei curioso com a compulsão por mochilas do Henrique. Comentei isso, e ele gentilmente se ofereceu para fotografar e comentar sua coleção (!) de bolsas e mochilas. Prepare-se que a fila é longa!

Mochila da Herschel.Em uso atual, da Herschel (sim, é mochila de marca hipster e está bastante suja). Gosto dela porque cabe muita coisa dentro sem parecer — já trouxe uns oito discos de vinil dentro dela (mais hipster ainda) sem estragar.


Mochila da The North Face.A da The North Face uso para viagens mais longas. É um grande saco para coisas: cabe notebook, câmera, tralhas afins e umas três mudas de roupa. Uma vez na CES, em Las Vegas, me chamaram de entregador de pizza.


Mochilas da CES e MWC.Jabás. Tenho apego por mochila de evento – as duas são da CES e do MWC 2015. A da CES é pequena-porém-espaçosa; a do MWC é pequena mesmo.


Bolsas da Boeing e Zara.Nem sempre a mochila é necessária. Tenho duas bolsas de mensageiro menores. Cabe a câmera e algumas coisas pequenas. A marrom é da Boeing, estilo aviador-dos-anos-30 (comprei num aeroporto nos EUA). A outra é um modelo de couro da Zara, presente da patroa :)


Mochila da Ferrari.A mochila da Ferrari é uma das mais antigas que tenho e guardo por questões emocionais. Ganhei da AMD trocentos anos atrás, já recebi oferta na rua de gente querendo comprar. Quase nunca uso, e é ótima.


Sacola dobrável.

Essa foi uma compra de impulso maluca em Taiwan, em junho. É uma sacola dobrável, boa pra levar em viagem. Ultimamente, serve pra carregar meu tripé da câmera quando preciso gravar vídeos para um projeto.


Mochila da Crumpler.A bolsa azul estilo mensageiro é uma das minhas favoritas. Ganhei em um evento da Nokia para blogueiros (!) em 2007, em Las Vegas. (A Bia Kunze deve ter uma igual.) É ótima para cobrir eventos e feiras grandes de tecnologia. Cabe o notebook, a câmera, baterias, carregadores, álcool em gel e um monte de coisas (muitas vezes, vou a uma CES ou MWC com a mochila grande da North Face e despacho esta na mala). Como ela está um pouco gasta, fui procurar o fabricante: é da australiana Crumpler e uma nova custa bastante caro em tempos de dólar alto. E não entregam no Brasil. Argh.


Bolsa da Zara.É uma tentativa da minha mulher de me deixar na moda. É uma bolsa grande de couro cinza da Zara, cabe um universo lá dentro tambem. Usei umas duas vezes ;)


Nota do editor II: O Na mochila é uma seção semanal do Manual do Usuário que apresenta o que gente que admiro carrega em suas bolsas e mochilas. Acesse este link para espiar as demais.

A newsletter do Manual. Gratuita. Cancele quando quiser:

Quais edições extras deseja receber?


Siga no Bluesky, Mastodon e Telegram. Inscreva-se nas notificações push e no Feed RSS.

26 comentários

  1. Gosto de bolsa tipo mensageiro, mas o mal delas é que concentra demais o peso. Como costumo carregar muita tralha pesada, uma mochila acaba sendo mais confortável.

  2. @henrique_martin:disqus , sabe dizer o modelo das mochilas da Herschel e da North Face? Estou a procura de uma mochila nova e essas me pareceram bacanas.

    1. da North Face eu vi na loja (em Berlim, 4 anos atrás) e não deve existir mais. a da Herschel se chama Heritage Backpack (a coleção já mudou, mas é o espírito da coisa)

  3. pequeno update: a mochila da CES é de 2014. a de 2015 tava guardada dentro de uma mala! :)

  4. Já experimentou as mochilas Victorinox? Também tenho compulsão e uma das melhores que já usei.

    1. dei uma olhada lá, mas não vi um específico. estou atrás de um adaptador bom faz tempo e ainda não encontrei um q seja eficiente sem custar muito. tem alguma dica?

        1. grande patrick, obrigado. vc se refere a viagens nacionais ou internacionais!?

  5. Gostei do visual da bolsa Zara, mas tenho pé atrás com a marca.
    E acho engraçado pessoas que andam com sacola de mercado no mochila. Passa um ar de ser urbano, contemporâneo, habitante da rua. Simpatizo.

    1. a bolsa da zara são aquelas bolsas masculinas? não curto… não acho prático e foi uma ideia terrível da indústria da moda.

  6. Não sei o que é mais brega: se é a mochila Ferrari ou a lanterna Chewbacca, mas, enfim, cada um com seu cada um.
    Em tempo: Ghedin, abri um novo blog há uns dias, mas só lembrei de te avisar agora,pq postei lá uma zoeira que vc vai gostar. Endereço aqui no meu perfil.
    Abraço, e desculpe a bagunça!

    1. não se esqueça do valor sentimental q as coisas podem ter!

  7. Muito boa essa mochila Herschel.
    Anotei aqui na fila para as próximas compras.

    1. sim, mas não compre uma que é dobrável (é uma porcaria)

  8. Fiquei com inveja da coleção de mochilas/bolsas. E essa sacola dobrável deve ser uma mão na roda!
    Edit: engraçado que hoje estava justamente ouvindo a entrevista do Henrique para o Guia Prático!

  9. Henrique, linda essa bolsa da Boeing!!! É a tipica coisa que compraria e não sei se iria usar por dó de gastar! risos

    E esse Lolliflash… faz sentido? ok, ok, aguardo review no zumo. hehehe

    1. sobre o lolliflash, achei interessante..
      fiz video pro meu canal e os filtros de cor dao um ar legal pras fotos hipsters!
      USAhUASuHSA

  10. Como falei no “episódio” anterior é minha seção favorita no Manual e desta vez não vou pedir para fazer com os leitores também!! =D hahahaha

    Sobre a bola da vez, eu também adoro bolsas e mochilas, assim como fones de ouvido. Esses itens, sim acho que vale a pena ter vários, por conta da ocasião e necessidade do momento! Abraços!!!

    1. Sobre fazer com a mochila dos leitores, a comunidade poderia criar um “Usuários do Manual” e fazer isso por fora…