Links do dia — os últimos de 2025
De segunda a quinta-feira, reúno os links mais legais da web em listas como esta. Quer mais? Tem no arquivo.
Pop!_OS 24.04 LTS lançado: Uma carta do nosso fundador (em inglês). O mais importante aqui é que o Cosmic, ambiente gráfico da System76, finalmente ganhou o status de estável. Alguém aí vai experimentar?
Bug no Instagram esconde da busca perfis de políticos e jornais, Núcleo. “Nunca atribua à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela burrice.”
Operation Bluebird quer relançar o “Twitter”, diz que Musk abandonou o nome e o logo (em inglês), Ars Technica. Só teria o meu apoio se esse novo Twitter adotasse um protocolo aberto, como o ActivityPub.
Matcha. Uma interface que organiza feeds RSS como se fosse uma curadoria diária (tipo os links do dia!) e a exporta para um arquivo Markdown ou no terminal. “Leia os posts do RSS quando quiser e no seu ritmo, evitando assim o FOMO durante o dia.”
Picnic. App para iOS que te ajuda a apagar fotos ruins numa interface semelhante à do Tinder. O plano gratuito tem um limite de 100 “deslizes” diários, mas é possível aumentá-lo mantendo a frequência.
Arrobas Pralamentar. Ontem manifestei nas redes uma ideia para facilitar o voto no legislativo em 2026. E não é que esse site já existe?
Deixe tudo bem para mim. Resolveu todos os meus problemas! (Cuidado com o plano pago; é de verdade.)
Nota do editor: O recesso do Manual começa na próxima segunda (15), o que significa que esta é a última lista de links legais de 2025. Aproveitarei o período de folga para fortalecer o estoque e voltar com tudo no dia 12 de janeiro de 2026.