Links do dia
De segunda a quinta-feira, reúno os links mais legais da web em listas como esta. Quer mais? Tem no arquivo.
Pesquisadores desenvolvem LLM sem o uso de material protegido por direitos autorais (em inglês), Washington Post. Com algumas ressalvas: é um LLM pequeno (7 bilhões de parâmetros) e foi necessário muito trabalho manual. Apesar disso, o trabalho contrapõe a narrativa das empresas de IA de que a tecnologia é inviável sem infringir direitos autorais.
Comitê de Supervisão anula decisão da Meta que manteve deepfake de Ronaldo Nazário no ar. Disse, ainda, que a Meta é permissiva com anúncios falsos de golpes. Não que seja novidade, mas… né… taí.
Alta demanda faz Nintendo Switch 2 esgotar no Brasil no primeiro dia de vendas, Folha de S.Paulo. O video game custa a partir de R$ 4,5 mil.
Samsung começará a excluir contas inativas em 31 de julho (em inglês), SamMobile. Por “inativa”, a empresa considera uma não acessada há 24 meses.
Kdenlive 25.04, @nuxttux/YouTube. Muitas coisas legais nesta atualização do editor de vídeos do KDE, como legendas automáticas e máscaras e rastreamento de objetos automáticos (“com IA”).
Zotero para Android (em inglês). Gostei que a imagem em destaque é de um tablet Android. Conversa no Órbita.
Bonfire Social 1.0 RC (em inglês). Software novo no fediverso/ActivityPub, com uma abordagem modular. Para ficar de olho.
Tiny Awards 2025 (em inglês). Inscrições abertas! Se você fez alguma coisa muito legal e/ou diferente na web nos últimos 12 meses, candidate-se.
Acompanhando o barco Madleen. Greta Thunberg está a caminhou da Faixa de Gaza. O barco tem um rastreador em tempo real, exibido neste site. Como alguém disse por aí, “quanto mais olhos [no barco], mais segura a tripulação estará”.
Cientistas criam o “menor violino do mundo” (em inglês), BBC. Ok, é a imagem de um violino usando um sistema de nanolitografia. Não deixa de ser interessante!
Stream of a stream. Uma coleta de sons de riachos transmitidos via internet. (O nome em inglês faz uma brincadeira com o duplo sentido de “stream”.)