Bloco de notas #18

Quando relancei a newsletter do site com o nome Bloco de notas, o objetivo era fugir do noticiário e fazer dela uma espécie de bloco de notas mesmo, ou seja, um caderninho com anotações de curiosidades e coisas que chamaram a minha atenção. Em algum momento dos últimos dois meses, perdi isso de perspectiva e, quando me dei conta, estava fazendo aquilo que jamais foi o objetivo: uma curadoria de notícias. Esta edição marca um retorno à essência do Bloco de notas, com menos notícias, mais curiosidades, com a republicação aqui no blog após o envio da newsletter. Espero que você goste.

Campeões da Black Friday

Burger King e McDonald’s conseguiram uma façanha nesta Black Friday: superar lojas virtuais no ranking de reclamações do ReclameAqui. Foram 1.036 reclamações, ou 11,7% do total, motivadas por uma instabilidade no Mercado Pago (5º no ranking) na hora de processar o pagamento das promoções de dois lanches por ~R$ 5. Parabéns? [ReclameAqui, em português]

Continue lendo “Bloco de notas #18”

Post colaborativo para aproveitar as ofertas da Black Friday 2019

Apesar da fama, a Black Friday brasileira se consolidou como um evento importante no calendário do varejo nacional. Assim, com alguma pesquisa e um pouco de sorte, dá para encontrar bons descontos.

Este post é uma tentativa de organizar e facilitar a busca por essas ofertas que valem a pena. Toda a ação está nos comentários; você pode pedir por descontos de determinado produto ou, se encontrou uma oferta incrível, compartilhá-la.

Para facilitar a organização e o Ctrl + F da galera, sinalize cada comentário escrevendo [PEDIDO] ou [OFERTA] logo no início, ok? Já tem dois exemplos ali nos comentários.

Outro pedido: “limpe” os links. Antes de postá-lo, apague tudo o que aparecer após o ?, salvo se os parâmetros forem imprescindíveis para a obtenção do desconto. Exemplo:

https://www.site-de-compras.com.br/celular-barato?chave=pm_hm_bt_sub_celular_barato_281119

Vira…

https://www.site-de-compras.com.br/celular-barato

E lembre-se: se não comprar nada, o desconto é de 100%. Black Friday é uma ótima oportunidade para conseguir descontos em produtos que já estavam no meu radar. Comprar algo apenas porque está barato não é economia, é consumismo puro e desperdício de recursos.

Boas compras!

Foto do topo: Powhusku/Flickr. Eu amo essa foto!

Bloco de notas #10

Aviso: A partir de segunda-feira (7), a newsletter do Manual passará a ser diária. Você receberá o post do dia junto com as duas ou três notícias mais importantes do momento. O Bloco de notas segue firme às sextas, mais focado em curiosidades, notícias leves e leituras aprofundadas para o fim de semana. Cadastre-se gratuitamente aqui.

***

Notas curtas e curiosidades do mundo da tecnologia que publicaria no Twitter se o Twitter fosse uma rede legal. (Não é.)

***

No dia 26 de outubro, estarei no SH*FT FESTIVAL, em Joinville (SC), falando sobre privacidade digital. Contarei como tem sido tentar viver e trabalhar de maneiras menos dependentes das grandes empresas de tecnologia e com mais consciência das barganhas a que somos sujeitos, mesmo sem perceber, ao lidar com elas.

→ Leitor do Manual ganha 20% de desconto na inscrição. Basta usar o cupom MANUALDOUSUARIO. Garanta o seu lugar neste link. Se você for, deixe-me saber!

Continue lendo “Bloco de notas #10”

Bloco de notas #9

Notas curtas e curiosidades do mundo da tecnologia que publicaria no Twitter se o Twitter fosse uma rede legal. (Não é.)

***

“O ImageNet Roulette é uma provocação criada para nos ajudar a ver como seres humanos são classificados em sistemas de aprendizagem de máquina”, explica o site do projeto de arte. “Ele usa uma rede neural treinada nas categorias de ‘Pessoas’ do conjunto de dados ImageNet, composto por mais de 2.500 rótulos usados para classificar imagens de pessoas”.

Basta enviar uma foto e ver como a inteligência artificial, que está embarcada em inúmeros sistemas, apps e plataformas comerciais, as classifica. Alguns resultados são engraçados; outros, extremamente perigosos. O projeto demonstra de maneira muito efetiva como a inteligência artificial, em geral fundada em conjuntos de dados rotulados por pessoas mal pagas, é sempre enviesada [New York Times, em inglês] (e ainda seria mesmo que as pessoas fossem bem pagas).

Continue lendo “Bloco de notas #9”

Bloco de notas #8

Notas curtas e curiosidades do mundo da tecnologia que publicaria no Twitter se o Twitter fosse uma rede legal. (Não é.)

***

É difícil encontrar alguém que morra de amores por impressoras, e mesmo assim a HP não se ajuda. O engenheiro de software Robert Heaton foi “convocado” pelos sogros para instalar uma impressora da marca. Enquanto cumpria parte da sua pena por existir, descobriu que a HP coleta muitos dados de uso do equipamento [em inglês], como detalhes dos dispositivos que imprimem nela, a partir de quais apps as impressões são feitas e até o número de páginas impressas, e os repassa a parceiros comerciais para segmentar anúncios.

Continue lendo “Bloco de notas #8”

Bloco de notas #7

Notas curtas e curiosidades do mundo da tecnologia que publicaria no Twitter se o Twitter fosse uma rede legal. (Não é.)

***

Foram mais de 90 minutos com adjetivos exaustivos e uma infinidade de vídeos, tudo isso para enfim conhecer os novos iPhones. Não é de hoje que o formato dessas apresentações, das quais a Apple foi pioneira, cansou. Desta vez, somou-se ao coro dos críticos o New York Times [em inglês]. Apesar que, acho eu, para o mundo real isto aqui é um não-problema, no sentido de que as pessoas não assistem mesmo e leem/veem depois o que foi anunciado; é um problema para jornalistas e afins.

→ Na véspera do evento, o New York Times soltou uma reportagem (com layout maravilhoso) [em inglês] sobre a estranha preferência que os algoritmos da App Store têm por apps da própria Apple. A empresa nega interferência e diz ter corrigindo os resultados mais estranhos.

Escrevi sobre os novos iPhone 11 [Manual do Usuário]. Sobrou um parágrafo para abordar o posicionamento de vida ou morte — literalmente — do Apple Watch Series 5.

Continue lendo “Bloco de notas #7”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!