Bloco de notas #23

Notinhas, impressões pessoais e curiosidades do mundo da tecnologia.


O segredo das cartinhas do Nubank

Bruno Gâmbaro recebeu uma carta do Nubank, escrita à mão, convidando-o a abrir uma conta. Ele foi ao Twitter e perguntou ao perfil da fintech, conhecido pelo bom humor, memes e emojis, como eles tinham conseguido seu endereço. Em um lapso de sinceridade, o social media do Nubank respondeu:

Uhu! Só vem, estamos te esperando. Existem bancos de dados que a gente consegue ter acesso, chama na DM que iremos explicar tudo. 💜😱

Continue lendo “Bloco de notas #23”

Bloco de notas #22

Notinhas, impressões pessoais e curiosidades do mundo da tecnologia.


É difícil ser criança nesta época de vigilância total

A Positivo oferece uma pulseira para estudantes de escolas [Estadão]. (Em vídeo.) Chamada Schood, ela monitora em tempo real todos os passos da criança ou adolescente no perímetro escolar, automatiza a chamada em aula, faz pagamentos contactless na cantina e serve até de interface para testes-surpresa enviados pelos professores.

Continue lendo “Bloco de notas #22”

Bloco de notas #21

Notinhas, impressões pessoais e curiosidades do mundo da tecnologia.


O intrigante “kit de atualização física” para iPhone

Sempre achei meio boba aquela história de que as pessoas compram iPhone apenas pelo status. Histórias como esta, porém, reforçam o estigma.

Uma loja que atua no Mercado Livre está vendendo “kits de atualização física” para modelos de 2018 do iPhone (XS e XR) que os “transformam” em iPhone 11 e iPhone 11 Pro. O kit é composto por uma chapa de metal que deve ser colada no conjunto de câmeras, deixando os modelos de 2018 visualmente parecido com os de 2019. Não há qualquer vantagem funcional na “atualização física”, é uma alteração meramente estética. Na data da publicação desta coluna, 67 kits já tinham sido vendidos. Cada um custa R$ 49 [Mercado Livre] e acompanha uma capinha transparente que, segundo a descrição do vendedor Pedro, da loja Vem Barato,

Continue lendo “Bloco de notas #21”

Modo avião, com Larissa Manoela, dá uma bugada ao abordar vício em celulares e redes sociais

O grande filósofo da nossa geração, Alexandre Magno Abrão, o Chorão, já alertava no final dos anos 1990 que o jovem no Brasil nunca é levado a sério. Então, quando a atriz e fenômeno teen Larissa Manoela resolveu tocar em temas como a cultura dos influenciadores digitais e o vício em celulares em seu novo longa metragem, Modo Avião, o mínimo que alguém interessado nesses assuntos poderia fazer era prestar atenção. Assim o fiz.

Continue lendo Modo avião, com Larissa Manoela, dá uma bugada ao abordar vício em celulares e redes sociais”

Bloco de notas #20

Notinhas, impressões pessoais e curiosidades do mundo da tecnologia. Receba por e-mail gratuitamente.


Fila de embarque high-tech (e organizada)

A Azul e a Infraero estão testando uma solução high-tech para organizar as filas de embarque em aviões no Afonso Pena, aeroporto na região metropolitana de Curitiba (foto acima). Nos portões em testes, foram colocadas duas telas e 12 (!) projetores que iluminam o chão com quadrados coloridos e com os números dos assentos. O passageiro acompanha pelas telas a progressão da fila e só se dirige a ela quando o número do seu assento é projetado.

→ Procurei as assessorias da Azul e da Infraero para saber mais do projeto. Ambas negaram entrevistas. A Azul disse, por e-mail, que não poderia dar mais detalhes porque está “em fase de negociação”. Já a assessoria da Infraero afirmou que o sistema será anunciado oficialmente em um evento ainda sem data, mas que deve ocorrer antes de abril.

Continue lendo “Bloco de notas #20”

Bloco de notas #19

Olá,

Esta é a última newsletter e o último conteúdo do Manual do Usuárioem 2019. Como acontece todo ano, tirarei algumas semanas para descansar e planejar o ano que vem. Em 2020, teremos algumas novidades no modo de fazer o site, incluindo testes com um espaço de debates mais organizado que o post livre e mudanças na distribuição do conteúdo. Semana que vem, a capa do site será levemente repaginada para destacar tudo de bom que foi produzido ao longo do ano. No comecinho de janeiro, os assinantes receberão o relatório de dezembro. Ufa!

Continuarei por aqui, caso queira ou precise falar comigo — basta responder este e-mail. E o grupo dos assinantes seguirá ativo também — se ainda não é assinante, considere tornar-se.

Este ano, de retorno à independência e o primeiro em que me dediquei integralmente ao Manual, foi sensacional. Obrigado por me acompanhar e que 2020 seja ainda melhor. Até lá!

Continue lendo “Bloco de notas #19”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!