O aplicativo do gov.br mudou sistema de verificação em duas etapas (2FA). Desde esta terça (20), em vez de uma notificação, passou a ser necessário acessar o aplicativo para obter o código temporário.

Nem todo mundo oculta a visualização de notificações na tela de bloqueio. Para esses casos, o novo sistema oferece mais segurança — à custa de alguma conveniência. Via Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A newsletter do Manual. Gratuita. Cancele quando quiser:

Quais edições extras deseja receber?


Siga no Bluesky, Mastodon e Telegram. Inscreva-se nas notificações push e no Feed RSS.

8 comentários

  1. @feed essa verificação de duas etapas tem um sério problema. Se eu usar o app Celular Seguro, cadastro o meu cel e Imei, e sou furtado ou roubado, como acessar o Gov de um computador para acionar o bloqueio se a autenticação de dois fatores é gerada no app Gov dentro do celular subtraído?

          1. @manualdousuario @joaonaweb @feed Aqui também não deu certo. Aliás, tem um aviso que apps de terceiros não podem gerar o código de acesso. O que vi de novo foi um campo de gerar código de acesso dentro do app Gov para celular para poder entrar no site pelo computador, sem depender de notificação do app com o código. Mas isso não vai resolver o problema de acesso ao site se o ladrão estiver com o cel, porque só gera o código pelo app do Gov, online ou offline.