Se preferir, veja no YouTube.
Bloqueadores de anúncios são bem comuns — mesmo que você não use um, já ouviu falar. Em casa, uso o Pi-Hole, uma solução que abrange toda a rede e bloqueia anúncios e códigos de rastreamento, automaticamente, em todos os dispositivos conectados. Neste vídeo, explico o funcionamento básico do Pi-Hole e dou algumas dicas de configuração e usos.
Links citados:
- Site oficial do Pi-Hole.
- Configuração do DHCP no Pi-Hole.
- Raspberry Pi: O que aprendi e criei com um computador que cabe na palma da mão.
- Como bloquear anúncios de sites para ter mais privacidade, bateria e dados no celular, e paz de espírito.
Motions e efeitos: Causo Digital.
Rodrigo Ghedin veste Insider. Use o cupom MANUALDOUSUARIO12 e ganhe 12% de desconto em toda a loja.
Essa abertura do manual ficou bem bonita, não tinha reparado nos vídeos anteriores.
Gostei por ser clean e rápida, tem um canal que sigo de história que a abertura leva uns 20 segundos, chatão.
Muito bom. Vou mudar de casa e essa é uma das prioridades no novo apto.
Já deixei salvo aqui os links para referência de como configurar tudo.
Valeu!
Ai sim Ghedin!!!
Tava esperando esse dia chegar!!!!
VIVA O BURACO DE 𝝅 !!!
Não da pra ficar mais sem o Pi-hole. Aqui em casa ele reina absoluto. Rssss
Da pra deixar instalado o Pi-Hole no computador comum e ele funcionar somente quando o computador estiver em uso? Quando não estiver em uso a rede voltar a funcionar normalmente?
Digo isso porque não tenho outro computador que possa ficar ligado sempre par isso. Mas acho a ideia do pi-hole muito bacana.
Hmmm, acho que não? Você não usa celulares, TV conectada, outros dispositivos? O barato do Pi-Hole é ele ser integrado à rede, ou seja, configura uma vez, ganha o benefício continuado em todos os dispositivos conectados.
Para o seu caso, talvez seja melhor a dica do amigo ali embaixo, de usar o NextDNS ou outra solução mais “pronta” (tem o AdGuard também).
Entendi. Ainda não conhecia isso de usar pelo DNS. Mas vou dar uma olhada. Vlw!
Pra simplificar, recomendo o nextdns.io
Até onde sei, o duro do NextDNS (e outros bloqueadores baseados em DNS) é que não há como personalizar as listas de bloqueio e, para quem quer mais privacidade, não dá para usar algo como o Unbound.
Dá uma olhada, tem bastante opções.
O NextDNS tem a opção de whitelist que, a meu ver, se encaixaria à crítica de personalização das listas de bloqueio. Já tive problemas com alguns bancos, como o digio – principalmente com listas mais agressivas como ‘Energized’ –, mas só precisei acompanhar os logs e liberar cada domínio manualmente.
Há, também, a possibilidade de criar múltiplos perfis, conforme a necessidade e dispositivo, além de uma porrada de listas voltadas à privacidade (como a ‘notracking’).
Por R$ 7,90/mês (um pouquinho mais, considerando o IOF), para mim, é uma solução bem mais prática que o Pi-Hole, que terá um investimento inicial muitíssimo maior.
(A caráter de curiosidade, o meu perfil configurado para o iOS [menos punitivo que o perfil que uso no PC] já bloqueou 21,12% dos 154,801 queries totais nos últimos 30 dias. Os domínios mais bloqueados estão vinculados à Google e Facebook. No PC, 7,75% bloqueados dos 246,719 queries totais nos últimos 3 meses – Microsoft domina os domínios bloqueados, mesmo usando o Windows LTSC.)
Legal! Não sabia que ele permite tanta personalização.
to testando aqui, pode dar mais dicas de como configurar bonitinho?
Como você usa/configurou o NextDNS: no roteador ou por dispositivo (via aplicativos)?