Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

13 comentários

  1. O Manual ainda é um site slow web?

    Pergunto isso por que tenho sentido, cada vez mais, que o Manual virou um site de notinhas rápidas com um artigo de opinião do Ghedin uma vez por semana.
    Sinto falta daquelas leituras longas e reflexivas, das traduções de artigos gringos, das reportagens criativas sobre tecnologia que não encontrávamos em nenhum outro portal.
    E, principalmente, sinto falta do Post Livre. Daquela sensação de, uma vez na semana, ver e participar de conversas espontâneas sobre os mais variados assuntos sem estar “preso” ao formato de um fórum como o Órbita.

    Não me interprete mal, Ghedin, admiro e gosto muito do seu trabalho, imagino que tenha suas diversas razões para essa fase do Manual. Mas me peguei cada vez mais desinteressado nesse espaço que, para mim, era um dos lugares mais legais da internet.
    Meio que se tornou um lugar “previsível” pra mim: notinhas e dúvidas no Órbita, não muito diferente como é o Tecnoblog e o fórum deles.

    Me desculpe se estiver sendo injusto, não é minha intenção, estou sendo chato porque sinto que o site mudou de uma forma que não sei explicar bem e que me parece tá virando “apenas mais um” a falar de tecnologia.

      1. O comentário do @Chato me levou a uma reflexão que já trouxe alterações no modo de fazer do Manual.

        Nas últimas semanas, deixei de repercutir muita coisa em notinhas. Em vez disso, tenho deixado alguns assuntos “marinarem” para abordar os mais pertinentes no dia seguinte. Em geral, um post por dia.

        A expansão para serviços, com o Órbita e o PC do Manual, tirou um pouco do meu fôlego para reportagens. Tenho me esforçado para equilibrar os “pratos” da operação e, ao mesmo tempo, focar em meus pontos fortes e nos do Manual.

        Estou sempre aberto a feedbacks. Por favor, escrevam — aqui mesmo ou por e-mail.

  2. Esse microfone de lapela apontado pra baixo me da um pouco de agonia hahaha. Ghedin, se você gravar sem ele, direto com o microfone da câmera ou do celular e usar o podcast.adobe.com/enhance vai ficar muito bom. faz o teste!

    1. Testei o enhance esses dias. Parece bem mágico o resultado. Mas ele muda um pouco a voz da pessoa. Há como regular? Ou algum serviço de IA melhor nesse quesito?

      1. Ivan, até eu enviar o comentário acima, o Enhance Speech estava ótimo, mas aconteceu alguma coisa com o algoritmo dele que piorou consideravelmente os audios enviados em PT-BR. Para mim não está usável mais. Eu faço alguns ajustes no Adobe Audition que estão deixando o audio bem melhor. Para audios em inglês ainda está funcionando bem.

  3. Por curiosidade, não relacionado ao post: qual é esta extensão do Safari que tem um contador que está marcando 1 e salta pra 21 em questão de milésimos quando você abre o link externo do G1?