Lista de tarefas em texto puro (txt)

Se preferir, veja no YouTube.

No vídeo de hoje, falo da minha busca por um aplicativo de listas de tarefas alternativo ao Lembretes, da Apple. Após testar alguns — e não gostar de nenhum deles —, acabei recorrendo ao Bloco de notas, com as devidas adaptações, para gerenciar minha lista de tarefas. Parece maluco, talvez seja, mas tem funcionado bem para mim.

Aplicativos citados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

36 comentários

  1. Oi Ghedin!
    Já passei por vários apps de organização, mas agora resolvi transferir tudo para o Notion, pela diversidade de layout que ele apresenta. Ora ou outra uso o keep do google que me atende muito bem também. Já usei arquivos de txt para conversas e ações com colaboradores, tipo inclui-a o arquivo em uma pasta compartilhada no dropbox e ia editando ela lá, assim sempre sincronizava nos dispositivos.

    1. Não tem receio do fato do Notion ser totalmente online/sem cópia local?

      Fora isso, eu prefiro ambientes mais controlados. A flexibilidade dos layouts no Notion me deixa um pouco atordoado — nunca saberia dizer se estou usando pouco os recursos que ele oferece ou tornando as coisas mais complexas do que poderiam ser. Para um perfil como o meu, as “limitações” do txt são uma dádiva :)

  2. Hoje uso Keep e mesmo com algumas falhas no compartilhamento com outras pessoas, tem funcionado bem no meu processo. Mas um serviço/app que já usei por bastante tempo e gostei demais é o Workflowy.

    É ultra simples, é praticamente um arquivo de texto, super organizado, permite criar hashtags para filtrar depois, com atalhos rápidos de teclado para criar itens e subitens e marcar tarefas realizadas. Tem como usar gratuito, e funciona mega bem.

  3. Meu método padrão de TODO é um texto ainda mais simples e menos estruturado no celular/PC. Mas para pessoas que apreciam uma metodologia de texto puro estruturado uma opção é o orgmode (https://orgmode.org/) do editor de texto para programadores GNU Emacs. Pense em markdown com esteroides (inclui coisas como TODO, agenda, tabelas, etc.). Existem aplicativos de celular baseados nesse modo como o Orgzly.

  4. Apple Notas para… notas e Todoist para tarefas. O primeiro, uso em substituição ao Evernote e o segundo, desde 2017, tanto para tarefas e listas quanto rotinas.

      1. Dois motivos: um pelo financeiro, visto que sempre paguei iCloud e Evernote, e senti redundância; mas principalmente a estagnação do Evernote, visto que tinha virado um aplicativo pesado e bem chato de fazer qualquer anotação rápida (parece-me que hj correram atrás e está melhor).

        1. entendi.

          eu assino o rss do evernote então sempre recebo novidades deles e hoje em dia me parece muito bom, tanto é que eles refizeram todo o aplicativo e agora tem tarefas, estou até pensando em voltar a usar, pois apesar de usar o joplin (por ser de código aberto e poder usar sua própria nuvem) eles tem algumas coisas chatinhas e o evernote é melhor e tem mais funções.

          1. Eu tbm assinava o rss haha. Adorava o Evernote e quando vi a nova versão do app deu até vontade de experimentar, mas não queria fazer a migração de volta, e o Notas, embora não seja tão versátil quanto o app do elefante, acabou me atendendo melhor do que eu imaginava. O Joplin eu não conheço, mas me sinto cada vez mais convenientemente utilizando os serviços da Apple. O Todoist é um dos poucos que escapa pq é bom demais.

  5. Tentei vários apps, so o todoist conseguiu me manter regrado. Por enquanto estou usando a versão grátis, mas já penso em assinar. A integração com o GCalendar (estou preso no ecossistema do Google) me ajuda bastante e consigo ter as notificações no celular.

  6. Já usei simplenote, que achava bom, mas um erro de sync fez eu perder umas notas, então abandonei por falta de confiança. Mudei pro notas da apple. Como pretendo abandonar o “ecosistema”, to me acostumando a usar txt tb. Ainda tenho macbook/iphone, mas pretendo mudar para linux/android assim que os preços possibilitarem.

  7. eu uso o joplin para esse fim, ele é de código aberto e usa sua própria nuvem

    ele se assemelha ao evernote mas sem tanta função quanto o mesmo, para meu uso tem suprido as necessidades

    1. Joplin é excelente. Tenho usado também e não sinto nenhuma falta do To Do, Evernote ou OneNote.

  8. Já usei esse Pretext, mas larguei de mão pq estava há mais de 1 ano sem atualizações.

    1. A última atualização foi em janeiro de 2020. Deparou-se com alguma falha ou recurso ausente? Essa escassez de atualizações me preocupa porque se o app quebrar em algum momento, talvez não seja consertado, mas fora aquele lance de salvar arquivos não alterados, que comentei no vídeo, de resto ele tem me atendido muito bem.

  9. Eu usei por muito tempo o Google Keep, hoje uso o Samsung Notes/Cv no whatsapp.
    As vezes utilizo o email 😂

  10. Já tentei usar um txt pras minhas tarefas, mas não deu muito certo. Senti falta de uma notificação pra me lembrar de algo importante, ainda mais quando era uma tarefa com horário específico pra acontecer.
    Já tentei caderno, mas dava uma trabalheira. Principalmente quando alguma tarefa ficava pra trás. Aí tinha que escrever ela novamente nas páginas a frente, pra não ter que ficar folheando muito.
    Aí, cheguei até o Google Tarefas que, pra mim, funciona muito bem. Mas, nos últimos dias, tô usando o sistema de tarefas do Outlook. Tá funcionando muito bem e sincroniza no celular.

    1. Eventos com dia e/ou horário marcados eu costumo registrar na agenda/calendário. Para mim, listas de tarefas são para… tarefas. Ok, não explica muito. O principal critério que eu uso para distribuir as minhas atribuições é se o evento começa com um verbo. “Enviar”, “Responder”, “Pegar” etc. vai para a lista de tarefas. “Consulta no dentista”, “Entrevista com Fulano”, “Reunião com Ciclano”, para a agenda. Para essas, notificações ajudam muito e não dá para abrir mão delas.

      1. Show! Eu tenho um critério um pouco diferente: se é uma ação, reunião, compromisso que envolva outra pessoa além de mim, vai pra agenda. Se é algo que eu realizarei sozinho, vai pra lista de tarefas.

  11. Falando em txt, pensei em uma alternativa, talvez mais conveniente em questões de sincronização mas, que mantém a simplicidade e multiplataforma, que seria, o StandardNotes (versão free mesmo sem extensões).

    Agora, o que eu uso, é TodoIst já fazem uns 6 anos e, apesar do que vc comentou, em ser muitos clicks, eu acho que isso depende muito de como vc usa a plataforma pois, na minha visão, o TodoIst consegue ser simples e e completo ao mesmo tempo.

    1. O que me mata no StandardNotes é o aplicativo desktop. Não sei se melhorou, mas a última vez que testei era muito pesado. Evito ao máximo aplicativos “nativos” feitos com Electron.

      1. Olha, eu posso dizer que eles tem melhorado muito a plataforma, não só em questões estéticas como questões de desempenho do aplicativo e sincronização, eu daria uma segunda chance a ele.

        Apesar de ter a assinatura (renovei essa semana para 5 anos), eu não uso plugins, gosto da simplicidade dele (assino mais por conta do Listed que é sincronizado com ele).

  12. Eu tô nessa vibe txt uber alles já faz um tempo, e tenho uma lista de tarefas parecida com a sua, Ghedin.

    A principal diferença é que uso o Simplenote como hub para as minhas anotações, incluindo a lista de tarefas.

    Embora não seja, tecnicamente, um arquivo .txt, gosto do SN porque com poucos cliques é possível exportar todas as minhas notas em formato .txt (e também em .json), então é fácil manter backups locais e mesmo migrar para outros serviços/apps, se um dia for esse o caso.

    1. Eu testei o Simplenote, ele realmente exporta para txt e é bem leve. Quando estava migrando minhas notas do Notas da Apple para lá, reparei que não eram muitas, e por isso não fazia tanto sentido um app dedicado a isso. Aí fui para os arquivos txt.

      Cheguei a testar um app para o macOS que achei ótimo, porém caro, o The Archive. Já viu? Se fosse mais barato, até cogitaria comprá-lo.

      1. É aquele pra fazer Zettelkasten, né?

        Vi sim, e achei bacana, mas pro meu uso, não seria necessário.

        Aliás, eles tem um fórum onde surgem umas dicas interessantes.

    2. Eita! “Igual eu aqui”! =D

      Sou fã do Simplenote. Sei dos defeitos dele, que não tem criptografia ponta-a-ponta e tal, mas mesmo assim eu o uso para coisas básicas, como afazeres do dia, lista de supermercado, anotar algo rápido, etc…

      Sem contar que tem um cliente “nativo” para Linux, mas que mesmo sendo Electron funciona bem, é rápido e leve.

      1. Haha, tmj!

        Eu usei o cliente pra Linux um tempo, mas no fim das contas, acabo ficando no webapp e no app do Android mesmo.

        O critério definitivo para que eu escolhesse o SN foi a facilidade de tirar meus dados de lá, em formato legível e universal.

  13. Essa dica do .txt é realmente muito boa. Eu usava bastante pois demorei fazer a mudança dos celulares comuns para os smartphones. Eu era viciado no meu Alcatel com teclado qwerty.
    Também vejo vantagem para quem está saindo agora do “papel e caneta” e indo para o virtual, mas não deseja embarcar em vários apps.

    1. Estou usando o Notion para um projeto, com certeza existem demandas e casos de uso em que ele se mostra muito útil! Mas (sempre tem um “mas” 😄) acho meio exagerado para uma mera lista de tarefas. E, nesse caso, eu também fico com um pé atrás em não ter esses dados comigo, salvos no meu computador/celular, já que o Notion é 100% online.

  14. Minha lista de tarefas é uma mensagem na aba “Mensagens Salvas” do Telegram. Conforme vou completando as coisas, edito a mensagem e coloco um emoji de check ao lado da tarefa. A sincronia entre dispositivos é ótima, em tempo real mesmo. A desvantagem seria não ter notificações te lembrando, mas (além de odiar notificações) já criei o hábito de olhar frequentemente e ir atualizando a lista durante o dia. Para ajudar, fixei a aba para ela ficar sempre no topo da lista de mensagens.

    1. Acrescento a essa dica a opção de “mensagens agendadas” . Basta escrever uma mensagem e pressionar o botão enviar e segurar ou clicar com o botão direito do mouse.
      Ao agendar uma mensagem, uma notificação será gerada no horário especificado. Além disso, um novo botão de calendário surgirá para indicar quais mensagens (ou tarefas) estão agendadas.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário