Logo da Insider à esquerda e a frase à direita: “Use o cupom MANUALDOUSUARIO12 e garanta peças básicas de qualidade com desconto”.

Sobre os vídeos do Manual do Usuário

Em outubro de 2016, publiquei aqui um vídeo do tipo “vlog”: minha cabeça falando em frente à câmera sobre assuntos relacionados à tecnologia e ao próprio Manual do Usuário, ou seja, temas que poderiam ser trazidos ao site em texto escrito, mas que, por um motivo especial, produzi no formato audiovisual.

Ele e os subsequentes foram parte de um projeto que propus e desenvolvi dentro da disciplina de “Planejamento e Produção em Multimeios” no curso de Comunicação e Multimeios, na Universidade Estadual de Maringá. O objetivo era migrar o suporte sem perder as características do Manual e, ao mesmo tempo, adequando o material às boas práticas do novo meio.

Foi um negócio bem maluco, diferente de tudo que já tinha feito. Houve empecilhos de ordem técnica e pessoal (é difícil falar para uma lente!) e tive alguma dificuldade em formular o referencial teórico, mas, no fim, acredito que cheguei a um resultado satisfatório. Abaixo, o último dos quatro vídeos da série, onde falo sobre ela mesma:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLmrqTWtWUlFUcUuopyHkLtPAysCVS1JfN

Agradeço bastante à Prof.ª Dr.ª Cristiane Lima, que me orientou nesse projeto, ao Emanuel Lima, que editou os três primeiros vídeos (esse último, claramente pior, é obra minha) e a você, leitor que se dispôs a virar espectador. Aproveito a oportunidade, ainda, para lhe fazer um último pedido: se possível, responda esta pesquisa. Os resultados ajudarão bastante a dar forma às conclusões do artigo que estou escrevendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário