Lidando com um noticiário amargo

Neste podcast eu falo de como esta edição do site saiu meio amarga e indico uma série animada e um filme brasileiro.

Continue lendo “Lidando com um noticiário amargo”

Eu falando sozinho por 20 minutos

Neste programa eu explico por que estou falando sozinho, comento a edição 20#3 do Manual e indico dois filmes que vi no fim de semana.

Continue lendo “Eu falando sozinho por 20 minutos”

Sobre podcasts, jornalismo de tecnologia e o ano de 2019

No último Guia Prático do ano, um especial. Nesta edição, Rodrigo Ghedin, Guilherme Felitti do Tecnocracia e os amigos do Gizmodo Brasil, Guilherme Tagiaroli e Giovanni Santa Rosa, se reunem para conversar sobre podcasts (um “meta-podcast”!), jornalismo de tecnologia, o que aconteceu em 2019 e o que esperamos de 2020. Bônus: participações especiais de amigos que ajudaram a fazer o Manual do Usuário este ano.

Links citados no programa

O fator nostalgia do Motorola Razr; as “soluções” de Google e redes sociais para anúncios políticos mentirosos

Neste Guia Prático, Rodrigo Ghedin, Giovanni Santa Rosa e Alessandro Feitosa Jr. falam do fator nostalgia que a indústria com frequência usa para chamar a atenção e vender mais. O novo Razr da Motorola é o último e dos melhores exemplos: adapta o visual do passado com tecnologia de ponta e, apesar dos problemas e preço elevado, tem chamado muito a atenção.

No segundo bloco, falamos de anúncios políticos em redes sociais e no Google. Começou pelo Facebook, que em outubro anunciou que deixaria de checar a veracidade de anúncios de políticos. A medida foi duramente criticada e acabou servindo de tabela para que empresas rivais se posicionassem: o Twitter baniu anúncios políticos, a Snap afirmou que verifica todos os da sua plataforma Snapchat e, por último, o Google anunciou que limitará a segmentação demográfica, ou seja, por características do usuário, em anúncios políticos, começando já nas eleições de meio termo do Reino Unido na semana que vem. Qual é a melhor abordagem? Existe alguma melhor?

Continue lendo “O fator nostalgia do Motorola Razr; as “soluções” de Google e redes sociais para anúncios políticos mentirosos”

Startups e fundos se comprometem com a Arábia Saudita; Mastodon e WT:Social: as redes alternativas da vez

No Guia Prático de hoje, Rodrigo Ghedin e os amigos do Gizmodo, Guilherme Tagiaroli e Giovanni Santa Rosa, falam do papel cada vez maior da Arábia Saudita no financiamento das startups e fundos de tecnologia, uma tentativa de diversificar a enorme riqueza extraída das suas reservas de petróleo. A relação é controversa; enquanto startups e empresas de tecnologia prometem salvar o mundo, são financiadas por um regime que manda esquartejar jornalistas, decapita pessoas em praça pública e restringe direitos às mulheres.

No segundo bloco, falamos de Mastodon e WT:Social, novas redes sociais que despontam como alternativas às comerciais, em especial ao Facebook. Parece que todo ano pelo menos uma nova surge com a mesma promessa. Desta vez será diferente? E por que é tão difícil estabelecer uma alternativa às redes comerciais?

Continue lendo “Startups e fundos se comprometem com a Arábia Saudita; Mastodon e WT:Social: as redes alternativas da vez”

Facebook promete salvar o jornalismo (de novo); A aceleração dos celulares com o Moto G8

No programa de hoje, Rodrigo Ghedin e os amigos do Gizmodo Brasil, Guilherme Tagiaroli e Giovanni Santa Rosa, falam da nova aba de notícias do Facebook, o Facebook News. É mais uma tentativa da rede social de Mark Zuckerberg de “ajudar” os jornais e dissipar a fumaça de desinformação que paira sobre a plataforma. Vai funcionar?

No segundo bloco, voltamos a nossa atenção ao mercado de celulares e à Motorola, que recentemente lançou o Moto G8, a segunda grande atualização em 2019 da sua principal linha de celulares — algo inédito. A aceleração nos lançamentos de novos aparelhos, comum na China, é o novo normal do setor? Não temos todas as respostas a essas perguntas, mas algumas boas teorias. Ouça aí!

Mande o seu recado para o podcast! Pode ser pelo e-mail podcast@manualdousuario.net ou enviando um áudio no Telegram para @ghedin.

Continue lendo “Facebook promete salvar o jornalismo (de novo); A aceleração dos celulares com o Moto G8”

A ameaça do super banco de dados do governo federal; as empresas do Ocidente que cedem à censura da China

No podcast de hoje, Rodrigo Ghedin, Guilherme Tagiaroli e Alessandro Feitosa Jr. conversam com Yasodara Córdova, especialista em governo digital e participação cidadã, sobre o Cadastro Base do Cidadão, um super banco de dados criado via decreto pelo presidente Jair Bolsonaro. No segundo bloco, o assunto é a China e as concessões indigestas que empresas ocidentais com negócios lá, como Apple e Blizzard, fizeram nas últimas semanas para não irritar o governo chinês.

Mande o seu recado para o podcast! Pode ser pelo e-mail podcast@manualdousuario.net ou enviando um áudio no Telegram para @ghedin.

Continue lendo “A ameaça do super banco de dados do governo federal; as empresas do Ocidente que cedem à censura da China”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!