PC do Manual, servidores web e c√≥digo aberto com Jonatas ‚ÄúJojo‚ÄĚ Baldin

Mande o seu recado ou pergunta, em texto ou √°udio, no Telegram ou por e-mail.

***

Neste podcast, recebo Jonatas ‚ÄúJojo‚ÄĚ Baldin (e-mail, Telegram), o respons√°vel por levantar e cuidar do nosso PC do Manual, o servidor de aplica√ß√Ķes web de c√≥digo aberto do Manual do Usu√°rio. (O c√≥digo do servidor tamb√©m √© aberto.)

O PC do Manual oferece aplica√ß√Ķes do Nitter, Libreddit e Miniflux, essa √ļltima um agregador de feeds RSS (entenda) exclusivo para quem assina o Manual.

Desde o √ļltimo epis√≥dio, dois leitores/ouvintes tornaram-se assinantes: Nando Pires e Yuri Rafael. Obrigado!

Quer assinar também? Nesta página tem os planos, benefícios e valores.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Tr√™s edi√ß√Ķes por semana ‚ÄĒ ter√ßa, sexta e s√°bado. Gr√°tis. Cancele quando quiser.

Deixe um coment√°rio

√Č poss√≠vel formatar o texto do coment√°rio com HTML ou Markdown. Seu e-mail n√£o ser√° exposto. Antes de comentar, leia isto.

2 coment√°rios

  1. Além do fato do Manual lembrar a época dos blogs antes de 2010, tem também o extra do foco em privacidade. Duas coisas que gosto bastante.

    Parab√©ns pelo trabalho que voc√™s tem feito. √Č excelente!

  2. Muito legal conhecer mais do Jojo e do trabalho que ele vêm fazendo com o Pc do Manual. Torço para que o projeto cresça pois precisamos de ferramentas que respeitam nossa privacidade.
    Esta id√©ia de ter ferramentas que s√£o apoiadas pela comunidade √© uma excelente alternativa para ferramentas equivalentes das big techs. Iniciativas como esta, s√£o como cooperativas, onde volunt√°rios ajudam na manuten√ß√£o do servi√ßo para que outros possam usar e custos s√£o cobertos pelo apoio dos usu√°rios que podem, e os que n√£o podem, tamb√©m podem usufruir, vemos nas inst√Ęncias do Mastodon, muitos casos assim.
    Dê uns anos para cá comecei a instalar estas ferramentas no meu próprio servidor, primeiramente em um Odroid e mais recentemente uso uma VPS.
    Algo dentro de mim, me diz que que é assim que a internet deveria ser. Comunidades de código aberto e comunidades de serviços, ferramentas abertas, cada pessoal com seu espaço na web do qual exercem controle absoluto.
    Parabéns ao Manual do Usuário e ao Jojo por ser esta força por trás do projeto.