Pessoa de sexo não identificado, com cabelo roxo e pele azul, segurando uma xícara de café com vários ícones em alusão ao Manual do Usuário na fumaça e um celular na outra mão. Embaixo, o texto: “Apoie o Manual pelo preço de um cafezinho”.

É tipo o e-mail, é como se fossem condomínios: Entendendo o Mastodon

O conselho de administração do Twitter concordou, por unanimidade, em vender a empresa ao bilionário Elon Musk. Esse evento desencadeou uma pequena, mas notável onda migratória de usuários preocupados com o futuro da rede social ao Mastodon, a alternativa descentralizada, federada e de código aberto. Rodrigo Ghedin e Jacqueline Lafloufa, com a ajuda do Dobrado, da bantu.social, uma instância brasileira do Mastodon, explicam o funcionamento, as diferenças e como cair de cabeça nessa rede social parecida, mas bem diferente do Twitter.

Apoie o Manual pelo preço de um cafezinho

Nas últimas duas semanas, o Manual do Usuário ganhou 4 novos apoiadores: Heitor Sammuel, Xandrei Leon, Daniel Aguiar Dedavid e Mauricio Marin Eidelman. Obrigado!

Gosta do podcast? Toque aqui e torne-se um(a) apoiador(a). A partir do plano II (R$ 16/mês), você acompanha as gravações ao vivo e ganha outros mimos.

Indicações culturais

  • Dobrado: O filme Faça a coisa certa [Globoplay], de Spike Lee.
  • Jacque: O podcast Cabo Eleitoral, da Folha de S.Paulo e InternetLab, apresentado por Paula Soprana.
  • Ghedin: O filme A oitava esposa de Barba-Azul [Belas Artes À La Carte], de Billy Wilder.

Links citados na conversa

O Guia Prático é editado pelo estúdio Tumpats.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

1 comentário

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário